A Associação Brasileira Comunitária para a Prevenção do Abuso de Drogas (Abraço) está prestes a iniciar a obra de construção de sua sede própria. O terreno fica à rua Sérvulo José Cardoso, no bairro Bela Vista (atrás do Hospital Bom Pastor, perto do armazém de café Branco Peres). O terreno foi doado pela Prefeitura de Varginha. A entidade existe há 13 anos na cidade e realiza trabalho preventivo contra drogas, tratamento de dependentes químicos (álcool, cigarro e outras drogas) e seus familiares. São realizadas campanhas e palestras, além da distribuição de material informativo sobre os males que a droga causa. No tratamento de usuários de drogas, a Abraço oferece tratamento psicológico, oficinas terapêuticas (de reciclagem, artesanato e música), além de suporte para as famílias dos usuários, através de orientações em grupo ou individualmente.
A Associação conta com 12 voluntários e uma equipe contratada para auxiliar na prestação de serviço, realizada sem fins econômicos.
A obra
Está sendo realizada uma campanha para obter recursos. A demanda cresceu significativamente nos últimos meses (passando de 50 para 80 pacientes/mês). A entidade já obteve cerca de 20 % dos materiais doados, como areia, ferro e alguns materiais de acabamento. “Mas falta muito ainda. Estamos buscando doações de entidades públicas e privadas, qualquer ajuda será bem vinda”, disse o vice-presidente da Abraço, Antônio Moura. As empresas que puderem doar materiais de construção podem ligar para (35) 3214-3215.
Conseqüência do uso das drogas
A presidente da Abraço, Marianela Fortunato, explica que a droga, que foi objeto de prazer inicialmente, no uso contínuo torna-se objeto de necessidade do dependente químico, comprometendo gravemente o seu campo familiar (desagregação, violência doméstica), profissional (acidentes de trabalho, baixo rendimento, absenteísmo) e social (violência, acidentes de trânsito, entre outros).
Doações
A Abraço conta com o apoio da comunidade para executar essa obra em benefício da cidade. Doações podem ser feitas através do Banco do Brasil, agência 32-9, conta corrente número 35.703-0. Quem quiser doar materiais de construção deve ligar para (35) 3214-3215, que uma pessoa autorizada irá buscar. Toda ajuda será bem-vinda.
O terreno fica à rua Sérvulo José Cardoso, no bairro Bela Vista (atrás do Hospital Bom Pastor, perto do armazém de café Branco Peres).