Os motoristas de táxi encontraram uma forma de conseguir um troco a mais no final do mês. Além das viagens partilhadas, em que cobram R$ 7 para uma viagem a determinados bairros, eles colocaram propaganda no vidro traseiro. A propaganda custa R$ 180 para a empresa. Um rapaz intermedeia a negociação e repassa 50 reais por mês aos motoristas.
E tome poluição visual na cidade.
Chamem o Gilberto Kassab.
Brilhante Madeira, o texto e sua “aclaraçao” posterior. Fausto, nao me venha falar em “aclaramento” nao, ok ? rssssss. Sou apenas leitor do blog, quem escreve é o Madeira mesmo, rssss
O bacana de um blog é que, assim que você posta um texto, recebe comentário de alguém que mora do outro lado do mundo, ou do vizinho que você nem conhece. Ontem recebi dois comentários de um leitor que assina como Fausto e que sempre visita meu blog. Primeiro ele questionou a conjugação do verbo “intermediar” (suba um pouco a página pra ler o comentário). Ele acha que não existe “intermedeia”.
Fausto, “intermediar” é um verbo irregular que acompanha a conjugação de outros cinco verbos (mediar, ansiar, remediar, incendiar e odiar).
Uma dica, para ficar mais fácil entender: no presente do indicativo, esses verbos têm as mesmas terminações: ele anseia, remedeia, incendeia. Portanto, ele “intermedeia”, e não “intermedia”.
Há alguns anos, um estudante de Jornalismo cometeu o mesmo deslize do leitor que assina como Fausto. Tentou me corrigir equivocadamente em sala de aula. O estudante também desconhecia a conjugação correta do verbo.
Em outro comentário, Fausto acredita que este blogueiro criou uma nova palavra. Fausto acha que não existe “afiliado político”, somente “filiado político”.
Existe sim, Fausto. Dê uma olhada em um dicionário. É rápido e a gente sempre aprende alguma coisa nova.
Muitas vezes escrevo de forma aparentemente estranha. “Sítio”, em vez de “site”. “Afiliado”, em vez de “filiado”. É que, na tentativa de informar os leitores, procuro seguir o padrão culto da língua. Mas nem todos entendem.
O lance aí é só pra taxistas? Tenho um carro e quero ganhar cinquentão por mês também. Quem faz a intermediação?
Fausto, o texto seria assim:
Paulo de Torres, em que dicionário você leu isso, intermedeia? Você não tem um revisor?( O Paulo escreve direto no blog, portanto…) É uma ofensa um órgão de informação como este, desinformar seus leitores. O correto é
intermedia, seu pseudo jornalista! E não venha com a desculpa de que foi erro de digitação, pois conheço muito bem o seu fraco português.
Portanto o texto foi como se o Madeira é que estivesse escrito. Se perceber, deve ter erro de português no que escrevi, mas antes de corrigir os outros devemos ser perfeitos.
Fausto, pega leve……….rsssssss. Seu texto também é impreciso, e neste caso, nao é erro de digitaçao nao, rsssssss.
Madeira, o que é isso? Intermedeia? Em qual dicionário você leu isso? Este jornal onde você escreve não tem revisor? É uma ofensa um órgão de informação , ao invés disso , desinformar seus leitores. O correto é INTERMEDIA seu pseudo jornalista. E não me venha com a desculpa de que foi erro de digitação , pois conheço muito bem o seu fraquíssimo português.