Corre corre no cartório eleitoral. Segunda foi o último dia para os partidos políticos entregarem a lista atualizada dos afiliados. Para quem não apresentou a documentação, fica valendo a lista entregue em outubro do ano passado. Por causa disso, muita gente ficou os últimos dias por conta de fechar as listas com os novos afiliados.
Aposto que este fausto é o pastor fausto, eheuheuihoeiuoehs 😀
É uma Pena que eu não possa vera cara desse Fausto agora…
Puxa Madeira,obrigado pela aula. O Fausto é um falso mesmo!
O bacana de um blog é que, assim que você posta um texto, recebe comentário de alguém que mora do outro lado do mundo, ou do vizinho que você nem conhece. Ontem recebi dois comentários de um leitor que assina como Fausto e que sempre visita meu blog. Primeiro ele questionou a conjugação do verbo “intermediar”. Ele acha que não existe “intermedeia”.
Fausto, “intermediar” é um verbo irregular que acompanha a conjugação de outros cinco verbos (mediar, ansiar, remediar, incendiar e odiar).
Uma dica, para ficar mais fácil entender: no presente do indicativo, esses verbos têm as mesmas terminações: ele anseia, remedeia, incendeia. Portanto, ele “intermedeia”, e não “intermedia”.
Há alguns anos, um estudante de Jornalismo cometeu o mesmo deslize do leitor que assina como Fausto. Tentou me corrigir equivocadamente em sala de aula. O estudante também desconhecia a conjugação correta do verbo.
Em outro comentário (suba um pouco a página pra ler o comentário), Fausto acredita que este blogueiro criou uma nova palavra. Fausto acha que não existe “afiliado político”, somente “filiado político”.
Existe sim, Fausto. Dê uma olhada em um dicionário. É rápido e a gente sempre aprende alguma coisa nova.
Muitas vezes escrevo de forma aparentemente estranha. “Sítio”, em vez de “site”. “Afiliado”, em vez de “filiado”. É que, na tentativa de informar os leitores, procuro seguir o padrão culto da língua. Mas nem todos entendem.
Mas o que tem o afiliado com afilhado?
VALEU FAUSTO
Madeira , a sua coluna de hoje está sofrível, também não existe a palavra Afiliado , e , sim FILIADO a um partido político. Você , mais uma vez , se confundiu , existem duas palavras semelhantes mas com sentidos bastante diversos: FILIADO PARTIDÀRIO e AFILHADO DE batismo ou casamento.