As fotos de hoje mostram o desfile de 7 de setembro. Quem escreve sobre as duas primeiras fotos é o professor Afonso Paione. O comentário sobre as outras duas é do autor do blog. Clique nas fotos para ampliá-las.
Clique ao lado para ler mais.
As duas primeiras fotos datam de 1972, ano do sesquicentenário da independência do Brasil. Para comemorar a data em alto estilo o Colégio Marista, sob a coordenação do Irmão Ari Machado, foi até o Rio de Janeiro e alugou dezenas de fantasias em uma loja especializada. As fantasias contavam a história do Brasil desde o descobrimento até aqueles dias e foram ostentadas pelos alunos no desfile, com direito a índios, governadores gerais, escravos, imperadores e presidentes.Nas fotos temos aspectos do desfile: a primeira em frente ao antigo posto de gasolina Atlantic, entre as praças Getulio Vargas e José de Resende Paiva. A segunda no cruzamento das avenidas Rio Branco e São José.O Colégio Marista normalmente era a última escola a desfilar, pois sempre apresentava alguma novidade e era a forma de segurar o público na avenida. (Texto: Afonso Paione)
As duas fotos seguintes são do arquivo do Colégio dos Santos Anjos, que completa 85 anos em 2008. São fotos da “parada” de Sete de Setembro, como me relatou Irmã Noemi. Aos 96 anos de idade, Irmã Noemi lembra com detalhes do desfile e da fanfarra. “As alunas ensaiavam o ano todo para se apresentar”. Não conseguimos identificar onde foi tirada a foto de cima. A de baixo foi na descida da avenida Rio Branco, em frente às casas de Pedro Rosemburg e Paulo Almeida. Dá para ver, do lado direito da foto, a estátua do Dr. Antônio Pinto de Oliveira. A Irmã que aparece na foto é Irmã Celestina. “Aquele hábito tinha a manga e gola da camisa engomadas”, lembra Irmã Noemi. (Texto: Marcus Madeira)
Partipei da banda eu e minha esposa como baliza saudades
GOSTARIA DE VER FOTOS DA BANDA MARCIAL E MUNICIPAL MARISTA. AGRADEÇO DE CORAÇÃO SE ALGUÉM POSTAR.
Penso que estou em uma destas fotos junto comigo o Paione
Quando era ainda pequenino com 6 anos ia ver meu Pai (Djalma) jogar futebol no campo do Flamengo (rua Paraná) era uma grande festa pois naquela época o Flamengo (famoso Tigre do Sul) era um super time, o estádio ficava lotado e para minha alegria meu Pai era centroavante e sempre marcava seu gol, e eu ficava muito feliz.
Tenho umas fotos e gostaria de saber como postar,ok.
Contesto: A irmã que aparece com o habito preto é a inconfundivel IRMÃ MARIA DA APRESENTAÇAO….SEM DUVIDA ALGUMA
Quem não se lembra do Manelão, sapateiro na Rua Santa Cruz, ex-jogador do Flamengo local e do América Mineiro ? Êle contava que após sua aposentadoria retornou a BH a passeio, e foi visitar o time do América que estava concentrado, por volta de meia noite. Após ser reconhecido, o técnico acordou todos os jogadores para fazerem uma exibição para êle. Tem base ? faz parte do folclore Varginhense.Abrs
bom dia, vamos ver e relembrar a banda marcial
dos irmaos maristas dirigida pelo ir. odorico e
bom lembrar tambem que de seus musicos o hoje
famoso nos estados unidos – claudinho roditi –
tal vem um dos melhores trumpetista do mundo
começamos juntos. tais com o gilberto jordao
genesio beltrao jr, regis regina e muitos mais
um abraço
Caro responsável pelas saudosas memórias varginhenses,
Que bom saber que existe gente preocupada com a memória do povo, pois sem isso não temos identidade. Somos aquilo que representa a nossa cultura. Parabéns e obrigada pela oportunidade de rever conhecidas da época em que estudei no Colégio Santos Anjos.
Atenciosamente,
Neide