O trem foi durante mais da metade do século XX o principal meio de transporte dos habitantes das cidades que margeavam a ferrovia Cruzeiro-Juréia. Clique na foto para ampliá-la e no título para ler o texto completo.
Nos jornais e revistas da época podemos verificar a importância da ferrovia para a população. Todos os anúncios traziam em seu rodapé: Varginha – Sul de Minas – RMV. O RMV significava Rede Mineira de Viação, o nome da ferrovia durante boa parte da sua existência. As fotos mostram a estação Juriti, situada atualmente na área urbana de Varginha. A caixa d’água era utilizada para abastecer as caldeiras das “Maria-Fumaça”, pois se tratavam de locomotivas movidas a vapor. A estação, que aparece na foto mais antiga, durou até a década de 1970 e foi impiedosamente demolida.
Histórico da linha: A Estrada de Ferro Muzambinho iniciou suas atividades em 1897 entre Três Corações e Muzambinho e a Estrada de Ferro Minas e Rio operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde 1894.A E.F. Minas e Rio incorporou a Muzambinho em 1908, formando a Rede Sul-Mineira que se transformou em Rede Mineira de Viação em 1931. Em 1965 esta formou a Viação Férrea Centro-Oeste e foi finalmente transformada em divisão da Rede Ferroviária Federal SA em 1971. Os trens de passageiro foram suprimidos em 1964 entre Varginha e Juréia (trilhos submersos pelo lago de Furnas), em 1978 entre Varginha e Três Corações e em 1991 de Cruzeiro a Três Corações.
Fonte: site “Estações Ferroviárias do Brasil”
http://www.estacoesferroviarias.com.br
(Professor Afonso Paione)
A Frase da semana é do Deputado Paulista Roberto Massafera sobre ferrovias:
Uma composição de cem vagões carregados de soja para o porto de Santos retira trezentos caminhões das estradas. Além de ser mais barato e eficiente, o trem e a hidrovia fluvial e marítima aliviam a malha rodoviária e tornam as estradas mais seguras” .
Obrigado Varginhense Nato, mas de uma coisa eu garanto, pra gostar mais de Varginha continuo bebendo água da mina. Mas tem gente daqui que já nasceu na curva do rio, não presta mesmo, tanto que esculhamba sua própria cidade. Feliz Natal pra você e familia.
Gostaria de saber se algúem sabe quem são as pessoas da foto da caixa d’água da estação da Juriti,moro perto de lá e minha família sempre teve terras que faziam divisa com a caixa.
Cont(ato), aqui em Varginha é assim mesmo, é igualzinho curva de Rio, tudo que não présta para por aqui. Kakakakakakakaka. Brincadeirinha Cont(ato), você é gente boa e não precisou de beber a agua da fonte das trêis Bicas não, foi só beber a própia agua de Varginha mesmo e se apaixonou por nossa cidade e ja ficou por aqui, parabens. E pelo tempo que você ja esta em Varginha, você ja pertence a nossa família e ja é um Varginhense Nato tambem…
Ué Afonso, eu nunca bebi desta água e a quase 40 anos não deixo Varginha.Rssssss!!!!
Carlos,
Infelizmente não tenho as fotos que você está solicitando, vamos mais uma vez pedir às pessoas que frequentam o blog que tirem suas fotos do fundo do baú e publiquem aqui.
Quanto às antigas fontes das Três Bicas a única coisa que posso dizer é que diz a lenda que quem bebe a água de lá nunca mais deixa Varginha….
É Varginhense Nato você ainda aproveitava uma pequena parada para descer do trem, eu fazia coisa mais idiota, pulava do trem em movimento e chegava em casa com o peito, queixo e braços esfolados. Isso quando não lavava as feridas nadando nas margens do rio Juriti. Bons tempos, as vezes dolorosos, mas bons tempos.
Quantas e quantas vezes eu agarrava no trem pegando uma carona crandestina e ia pescar no rio verde, na famosa boca do ribeirão ou então na juriti, pois la o trem fazia um pequena parada era quando nós aproveitavamos para descer do trem , o tempos bons que não voltam mais.
Sim Professor Afonso, digitei errado, na realidade é a Estação da Juriti, que tirei uma foto mais ou menos nos anos 90,quando tinha próximo um campo de futebol de pelada,que ficava próximo a caixa d ‘ água. Obrigado pela informação,pois é uma pena que o Patrimônio de Varginha não tombou-a.
Como você disse, infelizmente muita gente não conhece essa obra que bravamente resistiu ao tempo.
Esperamos que a o inventário dos bens da antiga RFFSA que estava sendo feito pela Regional do Rio termine, para que muitos outros patrimônios da antiga estatal possam enfim serem revitalizados por ONGs ,iniciativa privada e Poder Público Sério.
abraços.
Obs: Professor que conhece bem nossa história tem alguma foto dos locais abaixo :
-Do antigo viradouro que ficava abaixo da Igreja de São Sebastião, que depois foi enterrada para virar praça.
– Das antigas fontes de água que originaram o Bairrro Três Bicas, onde até 2 anos atrás ainda estava uma que tinha uma torneira de frente para a Rua Cel.João Antonio dos Reis.
(Essa última foi tombada de verdade,ou seja derrubada inteiramente).
Carlos, não sei se você está confundindo a Flora com a Juriti.
Na Flora, município de Três Corações, a estação também foi demolida e a caixa ainda está firme e forte. Segundo me informaram quando estive lá, a caixa d’água da maria-fumaça foi tombada pelo patrimônio histórico. Não sei se procede a informação.
Na Juriti a caixa d’água está bem conservada mas não é tombada pelo patrimônio. Aliás acho que muita gente não conhece o local. Ao lado da ex-estação Juriti a Copasa montou uma moderna estação de tratamento de água, que faz a captação no Rio Verde.
Excelente matéria Madeira e Professor Paione ,há muito tenho uma dúvida será que o que restou da Estação da Flora,mais precisamente a forte e resistente caixa d ´agua da Maria Fumaça foi tombada pelo Patrimônio Histórico do Municipio.
Se não foi ainda,já passou e muito deste tombamento e de usufruir dos incentivos tributários que isso concede.
Portanto transformar a crise em oportunidade .