O varginhense Paulo de Torres assistiu ao último show do cantor Gilberto Gil como ministro da cultura. Gilberto Gil anunciou há pouco que saiu do ministério, com a bênção do presidente Lula. Ele disse que vai cuidar da carreira artística. Foi a terceira vez que o cantor pediu pra sair. Perde a música, ganha a política. Ou o contrário.
sim, mas nesse caso, nada como um emailzinho basico denunciando nao é?
É Maçaneiro, com isso ganha os bons projetos culturais que fazem jús ao apoios recebidos pelas empresas/ leis de incentivos. Fora os organizadores que recebem dinheiro e não mostram nada. Alguns projetos já viraram empregos pra manter muita gente o ano todo.
sr mario…o problema da corrupçao no Minc, nao diz respeito exatamente ao proprio…mas sim às facilidades de se burlar as prestaçoes de contas…e aí, nem com uma total reformulaçao ficaria possivel…o minc aumentou nos ultimos 7 anos a fiscalizaçao, tanto que inumeras figurinhas carimbadas por lá perderam o apoio a seus projetos…
Cassiano, você tem razão ao falar que muitos de nós não procuramos obter informacões no site. Eu nunca entrei. Eu escutei uma serie de reportagens em uma radio a respeito do ministério da cultura no pais. Em que eram relatadas inumeras regularidades envolvendo grandes projetos, com pessoas conhecidas da nacão etc.. Se o sr já considera que há uma melhoria na área cultural do pais, imagine como seria muito melhor, quantas pessoas a mais seriam atendidas se as coisas fossem feitas da maneira correta sem corrupcão.. Eu vi a outra notícia no blog sobre a orquesta, meus parabéns e sucesso na empreitada.
bem, o que posso dizer por experiencia propria é que:
O ministerio da cultura reformulou todo seu sistema de contato com a populaçao, aumentou o numero de reunioes de avaliaçao, aumentou o numero de editais, de programas de fomento cultural, aumentou tambem a fiscalização sobre os projetos culturais aprovados, descentralizou os investimentos (pontos de cultura). O que acho interessante é que geralmente as pessoas que reclamam que nao conseguem apoio dos orgaos publicos sao as mesmas que nao peredm tempo entrando num site do proprio para saber sobre editais e programas de fomento. Nosso projeto foi agraciado com apoio do Minc, simplesmente pq eu o inscrevi em um edital. Quem procura saber consegue… a proposito para os desavisados: http://www.cultura.gov.br ou http://www.cultura.mg.gov.br (estadual)
Pois é Mario, existem muitos diplomados que só tiraram um diploma e não entendem nada. Acredito na experiência e na diplomacia pessoal e isso o Gill teve mais do que os outros que passaram como ministros da cultura. Agora quanto ao gosto musical não há o que se discutir.
Gilberto Gil ministro, como pode isso, puramente política foi essa indicacão. Acho que no minimo, para ser ministro da cultura, a pessoa deveria possuir um diploma de curso em uma area afim. E a farra dos cargos.
Acho que em um pais onde o povo passa fome, não tem onde morar etc.. não deveria ser gasto dinheiro do governo com cultura. Acho que muita gente só foi saber que o gilberto gil era ministro da cultura depois que saiu a notícia de sua saída. O dinheiro do governo destinado a cultura geralmente vai para as mãos de pessoas, artistas sem idoneidade nenhuma, que gastam o dinheiro e não produzem nada. Está cheio de casos assim por ai, inclusive com atores da tv principal do pais.
Cont(ato), como falei o governo não está muito interessado em promover a cultura daí se conclui que fica dificil pra qualquer ministro fazer algo de relevante. Mas que eu acho o Gil um cara verborrágico e chatinho isso eu acho.
Ô Marcão, qual outro ministro da cultura que fez alguma coisa boa no Brasil? E depois, o Gil é um dos ícones da música no país e no mundo.
É isso aí “já saiu tarde”. O Gil além de ser um mala , nada fez de relevante pra cultura. Se bem que o governo como um todo não tá nem aí pra cultura, não é mesmo?
Saiu tarde.