Brazucada em frente ao Santiago Barnabéu
Te escrevo apenas para comentar algo que nos faz bem: futebol.Inicia hoje (16/9) a Liga dos Campeões, a “Champions League” segundo aqui, o “maior torneio de clubes do mundo”. Aí no Brasil qualquer clube sonha em se tornar “campeão mundial interclubes”. (clique no título para ler mais). Por aqui, pelo menos em Espanha (mas que na verdade se repete nos demais países ligados à UEFA), o ápice de um clube, sua maior conquista a que se refere sua história, sua “galeria de troféus” é sem dúvida a “Champions League”.O Real Madrid, por exemplo, esse ano está na campanha “da 10”, como dizem aqui, “de la diez” ou seja, sua décima Champions, e nada se refere a seus dois “títulos mundiais”, onde estes estão, apaixonadamente, em segundo plano (lembro que um deles em cima do Vasco, rssss). Não pense que a “Espanha acordou de luto” quando o Barcelona perdeu para o Inter (ultima final envolvendo espanhóis). Tal “proeza” dos pampas apenas foi manchete de canto de página nos principais jornais daqui. Claro que numa conquista seria diferente, mas o que enfatizo é a “paixão da torcida”.Bem, creio que já falei demais para pelo menos tentar chegar aonde quero. Lendo um jornal esportivo hoje cedo tomando um café, www.as.com pude perceber, numericamente falando, a diferença de realidades dos clubes europeus para os demais.Somente por participarem da “Champions” cada uma das 32 equipes já embolsa 5,4 milhões de euros. Por exemplo, se uma equipe não ganha nenhuma das seis partidas da primeira fase e “racha fora”, não tem problema, sua participação já lhe rendeu tal quantia.
Para as demais fases a vitória vale 600.000 e o empate, claro, a metade, 300.000 euros. Mas tem um detalhe: além do valor por partida, classificar-se na primeira fase e entrar nas oitavas, o clube recebe como premio + 2,2 milhõesPara as quartas + 2,5 milhõesPara a semi + 3 milhõesPara a final + 4 milhões Sagrando-se campeão, + 5 milhões.Isso sem contar o “fundo de mercado” que consiste numa quantia estimada para essa temporada de aproximadamente 280 milhões de euros divididos entre os clubes segundo critérios de valorização do mercado televisivo de cada país.Resumindo, ano passado o campeão Manchester embolsou 38 milhões de euros apenas de premiação oriundos da entidade organizadora, a UEFA. E isso claro, multiplica-se por 3 ou 4 contando com valorização de jogadores, “merchan” e demais “valores agregados”.Agora perguntar não ofende: “E preocupar-se em ganhar um modelinho Toyota na final em Tóquio ?” rsssssssssssssss.Explica-se.Abração Madeira, sucesso pra ti aí amigo. Paulo de Torres
Paulo Torres e a filha, Troféu Santiago Bernabéu, Real 5 x 3 Sporting de Lisboa
É com muita alegría que vejo a reportagem de meu amigo e advogado Paulo Torres direto de Madrí e saber que ele e a filha estão muito bem. Paulo agora abandonou seu Curintinha aquí no Brasil para torcer pelo Real? Saudações PALMEIRENSES a você!!! abraços…. Betinho.