O vereador Leonardo Ciacci (PP) solicitou à Prefeitura de Varginha a implantação de um Centro de Reabilitação Auditiva e de Triagem Auditiva Neonatal. Leonardo explica que o primeiro traz benefícios como a inclusão no ensino regular e o encaminhamento pata o mercado de trabalho, além de ser obrigatório no encaminhamento para obter o aparelho de surdez pelo SUS. “É um trabalho imprescindível para a população carente”, disse o vereador.
No Hospital Jonas Ramos, outro da Rede Hospitalar Santos Anjos, o Teste da Orelhinha também é realizado gratuitamente.
O site http://www.gatanu.org indica os municípios brasileiros onde o Teste da Orelhinha é obrigatório.
O Teste da Orelhinha (Triagem Auditiva Neonatal) e o teste do olhinho ainda não constam como obrigatório s na legislação brasileira. Em alguns Estados e em algumas cidades, por força de lei estadual ou de de leis municipais, os testes são aplicados nas maternidades.
Na Câmara Federal, o Dep. Gervásio Silva propôs uma Lei, em 2007, para tornar obrigatório o Teste do Olhinho (para diagnóstico clínico de diagnóstico clínico de retinopatia
da prematuridade, catarata e glaucoma congênitos, infecções,
traumas de parto e cegueira) em todo o Brasil, mas o Projeto de Lei ainda está em tramitação (PL nº 1.625/2007) .
O que é exigência ministerial é o “Teste do Pezinho” que foi instituído como exame obrigatório pela legislação brasileira desde 1990.
Este teste não pode ser feito na maternidade, somente nos postos de saúde ou em laboratórios especializados pelo tempo de liberação de uma substância chamada fenilalanina que se dá após as 48 horas. Testes feito nas maternidades em tempo inferior a este são falsos negativos.
Poucas maternidades no Brasil (apenas 19)oferecem o teste da orelhinha e do olhinho gratuitos, as outras poucas que oferecem, cobram para fazê-lo, atingindo assim um pequeno número de bebês, ou seja os que podem pagar. O custo gira em torno de 30 reais.
O Teste do Olhinho assim como o Teste da Orelhinha são oferecidos à comunidade, sem ônus, pelo Hospital Divino Espírito Santo , da Rede Hospitalar Santos Anjos , em Santa Catarina. Simples e rápidos, testes do Pezinho, Olhinho e Orelhinha têm eficiência comprovada na prevenção de deficiências.
Não fez nada mais do que a sua obrigação.
ESSE TAL DE ALGUEM E UM GRANDE PUXA-SACO DO L.CIACCI ,QUE POR VENTURA SO SABE INDICAR PROJETOS DE CUNHO ELEITOREIRO.
Parabéns Ciacci pela iniciativa
Parabéns Ciacci pela inociativa
É legal sim, tudo que fizermos pra atender as pessoas que precisam de ajuda. Mas que tem um bando de surdo-mudo em Varginha que está precisando é de trabalhar, isso tem.