A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha e a Cooperativa de Crédito Rural comemoram aniversário. A Minasul completa 50 anos e a Credivar, 20.
Nessa quinta-feira (23) o ex-ministro da Economia Antônio Delfim Netto ministra palestra com o tema “O café no contexto político econômico brasileiro” (clique no título para ler a notícia).
Será às 13h, no Clube Olímpico Rio Verde (Thermas do Sul de Minas), em palestra aberta a convidados.
Será uma oportunidade de ouvir de perto uma das figuras mais inteligentes e polêmicas da política brasileira. Delfim Netto foi ministro da Economia e do Planejamento durante o regime militar, sendo o mais influente . O jornalista Elio Gaspari descreve, no primeiro livro da coleção “As Ilusões Armadas”, o estilo workaholic do político. Diz que era o primeiro a chegar e o último a sair do ministério. Chegava a comandar duas reuniões simultaneamente, em salas separadas, sobre assuntos totalmente diferentes.
Mas Delfim Netto ficou mais conhecido por ser indiciado por peculato (crime em que servidor se apropria de algum valor em função da influência do cargo) no escândalo do grupo Coroa-Brastel. O processo não deu em nada.
Mas o assunto é a palestra e o aniversário da Minasul e Credivar. Outra deferência que as duas instituições recebem é a realização, em Varginha, da reunião do Conselho Nacional do Café (CNC), na manhã dessa sexta-feira. As reuniões normalmente são realizadas em São Paulo ou no Distrito Federal. O CNC é a principal instituição que defende os interesses do setor cafeeiro.