Leitor do blog envia e-mail com uma nota verídica. Pedro Rodrigues (PP), o vereador mais votado na última eleição em Patos de Minas, teve uma idéia que considerou genial: sortear com a população dois cargos de assessor parlamentar. Cada cargo vale um salário de R$ 1.850,00. Apenas um deles exige do seu eventual ocupante o segundo grau completo. A iniciativa de Rodrigues repercutiu tão bem em Patos de Minas que ele decidiu sortear os cargos de suplentes dos dois assessores. O Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar o caso. O jurista João Paulo Cavalcanti Filho garante que Rodrigues pode sortear os cargos, sim. E até deve ser elogiado por isso. O que ele acha errado é que Rodrigues ganhe salário e pague salário a quem o assessora. Dos 181 países que fazem parte da ONU, apenas um paga salário a seus vereadores. O Brasil.
Quem acompanha o blog há mais tempo, já leu sugestões semelhantes (sobre vereador receber salário). Em outros países, ser vereador –ou conselheiro municipal- é motivo de orgulho, ou mesmo posição social e de influência que capacita a pessoa a fazer lobby. Mas nada de salário. Leitores de outros países enviaram comentários contando como funciona o Legislativo em suas cidades. As Câmaras de Vereadores custam 5% para os Municípios. Em Varginha, a conta será de R$
Advém daí uma responsabilidade nas costas dos eleitos, bem como uma dedicação maior ao cargo para os quais foram escolhidos para exercer.
Quem faz da câmara profissão está F*****.
BOA IDÉIA MADEIRA, QUE TAL COLOCAR UM ABAIXO ASSINADO NO BLOG PARA QUE TODOS POSSAM ESCREVER A FAVOR DE CRIAREM UMA LEI QUE VEREADOR NÃO RECEBA SALÁRIO.
POR ESSA BOA PARTE DOS BLOGUEIROS NÃO ESPERAVAM
DOS 181 PAISES DA ONU-ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, SÓ 1(UM) O BRASIL(O RICO BRASIL PAGA SALÁRIO PARA VEREADOR.
E O PIOR OS OTÁRIOS AINDA VOTAM NELES, SÓ PORQUE FAZEM UMA MUSIQUINHA CHAMATIVA.
E CAMBADA DE GENTE TROUXA. OS VEREADORES SÓ PENSAM NAQUILO($$$$)
madeira deixo aqui uma sugestão:como vivemos num país democrático, poderiamos nós humildes cidadãos varginhense lançar uma campanha para que os vereadores do brasil deixem de receber salários.
Meus filhos, aproveito para registrar um ponto polêmico. Esta em pauta uma grande disputa entre o Poder Legislativo de várias cidades e o Ministério Público pelo entendimento do Parquet de que o cargo de vereador não pode receber 13º salário, e que muitas Câmara Municipais ainda estão pagando. Não sei da situação em Varginha. Mas gostaria de saber. E ai, tem jornalista/bloguiero de plantão Marcus Madeira?