O universitário varginhense Daniel Reis (camiseta vermelha), aluno da UFMG, participa do Festival “Ver e Fazer Filmes”, competição entre jovens cineastas que acontece até 13 de dezembro, na cidade mineira de Cataguases. O festival conta com a participação de diretores de três países: Nelson Pereira dos Santos (Brasil), Fernando Vendrell (Portugal) e Zezé Gamboa (Angola). Em homenagem ao centenário de morte do escritor Machado de Assis, os filmes produzidos serão baseados em três de seus contos (A Cartomante, Chinelas Turcas e o Diplomata), sendo depois submetidos a júri especializado e popular, com premiação em 15 categorias ao final do festival. O evento ainda terá diversos workshops e atividades abertas ao público, além da pré-estréia do filme “A Festa da Menina Morta”, de Matheus Nachtergaele.
A Cartomante – Daniel Reis é diretor da equipe da UFMG que filmou “A Cartomante”, sob a supervisão do diretor angolano Zezé Gamboa. A equipe é formada por estudantes do Laboratório de Mídia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais. Eles filmaram, editaram e vão apresentar, o curta-metragem, contando com estrutura profissional, grande elenco (Chico Diaz, Eriberto Leão, Daniela Escobar, Anderson Muller, Simone Soares), e suporte de nomes respeitados do cinema brasileiro (José Joaquim Salles, Dib Lufti e Guilherme Fiúza). “A equipe selecionada é caracterizada pela diversidade de perfis, trabalhando com base na complementaridade de pontos de vista. Entre os membros, é compartilhada a paixão pelo cinema e o entusiasmo perante o desafio da realização de um curta-metragem, bem como a integração com outros estudantes e a oportunidade de aprendizado com profissionais gabaritados do cinema brasileiro.”, comenta Daniel Reis. O filme será exibido neste final de semana. O resultado do festival sai no dia 13, próximo sábado.
O festival “Ver e Fazer Filmes”, desde setembro, envolve mais de 200 pessoas da cidade que cursam oficinas de gestão cultural, preparação de atores, figurino, maquiagem, produção executiva para cinema, direção de arte, maquinaria e elétrica, captação de áudio e produção executiva. Esta equipe atende aos mais de 30 jovens cineastas que participam da gincana internacional de cinema. O festival é uma co-produção da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, do Instituto Cidade de Cataguases, e do CINEPORT- Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa. A iniciativa tem o patrocínio da ENERGISA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Pensei a mesma coisa que Andorinha. rsssssss
Gostou Marcelo Nascimento?Esse é do ramo.