Envio hoje uma foto do lançamento da pedra fundamental do Restaurante Mocambo. A foto não tem data, mas é provavelmente de meados dos anos 50.
O Restaurante Mocambo ficava na av. Princesa do Sul, colado ao Posto Transul, onde atualmente funciona uma loja de extintores de incêndio. Foi um empreendimento ousado porque existiam pouquíssimos restaurantes na cidade e era muito afastado do centro. O termo mocambo ou mucambo significa cabana, moradia construída artesanalmente e muitas vezes de frágil constituição.
Observem os senhores elegantemente trajados e o padre devidamente paramentado para a ocasião.
O restaurante funcionou até o final da década de 60. Naquele tempo o local era
longínquo e pouco habitado. Ônibus urbano inexistiam. O Sr. João Baroni, que morava na rua Joaquim Paraguai, nas proximidades do Mocambo, possuía várias cabeças de gado e nenhuma terra. Todo o gado era criado livremente nos terrenos do Jardim Andere. Você consegue imaginar atualmente um monte de bois pastando e caminhando tranquilamente pela av. Princesa do Sul?
(Professor Afonso Paione)
O posto atualmente Transul, era do Sr. Moacir ate outro dia. o restaurante do Oswaldão se chamava Galo Frito, ficava onde hoje e o Coelho Lanches,ate na Dismar. o Restaurante Mocambo era do Sr. Pica, que era um espanhol, e ficava onde hoje e o hotel e onde tambem foi A RN tintas. O Sr Pica depois de vender mudou seu restaurante para onde hoje e a loja Gondola, que fica naquela esquina de descida para o Jardim Andere, e la sozinho faleceu e ficou dias morto, ate que meu pai e seus amigos, pelo mau cheiro que exalava, resolveram arrombar a porta e deram de cara com ele em decomposicao.
Na foto dá pra identificar o J.Braga Jordão e o Adroaldo Simóes, meu tio (era coletor federal). O Mocambo pertenceu também ao José Reis. O cozinheiro Pica trabalhou também na COMA e sempre acompanhava os pescadores de fins de semana. Era sensacional.
O que não faltava era mato para bater um barro de frango e peixe. kkkk…
A especialidade do Mestre Pica era frango no barro e peixe. O Oswaldão foi o primeiro proprietário e depois sucedeu-lhe o Mestre Pica.
(informações Waldir -Didi)
Se não me engano o dono do Bar /Retaurante Mocambo era o Oswaldão, pai do Marco. Alguém confirma?
Quando eu estava levantando os dados para a foto meu primo Didi jurou que o nome do cozinheiro do Mocambo era Mestre Pica. Eu não quis publicar porque achei que era muito estranho mesmo. Agora o Antonio Adilson está confirmando a história…
Impossível é pensar em gados criados livremente, em terras de ninguém, sem que sejam furtados…
Hoje tudo tem dono e, mesmo assim, corre-se o risco de vê-los furtados.
Muita coisa mudou, para melhor na maioria dos casos, mas a tranquilidade …. essa faz uma falta!
Ouvi dizer que o cozinheiro de lá chamava-se Mestre Pica. Apesar do nome estranho, dizem que era um excelente chef.