Tamboril - Foto: Bruno Magalhães
A partir de hoje, o Blog ganha mais um colaborador, Leonardo Beltrão, que trabalha no Instituto Inhotim, em Brumadinho. Leia a estréia do moço, que dá uma dica bacana, para quem procura turismo cultural de qualidade.
A crise está aí, o “vilão” Newton já foi eliminado do BBB, Cruzeiro e Galo jogam no domingo, o butecão de sempre está no mesmo lugar e não temos notícia de nenhum novo Marcelo-picareta-passando-a-perna-na-Suzana-Vieira! Dia vai, dia vem, mantemos sempre aquela vidinha de sempre, não é mesmo? Então porque não procurarmos o diferente, inovador, contemporâneo? Nunca tempos tempo, mas às vezes vale a pena… Pois bem, pra que falar tudo isso. A partir de hoje vou continuar uma colaboração iniciada há algum tempo, no Jornal Sul de Minas. Para começar, sugiro aqui uma dica muito bacana para quem quer fugir um pouco das praias e praticar um Turismo Cultural durante as férias, feriados e até mesmo no carnaval. Apresento-lhes, portanto, o Instituto Inhotim, local onde trabalho atualmente. Para quem nunca ouviu falar, Inhotim é um lugar em contínua transformação, onde a arte convive em relação única com a natureza. Situado em Brumadinho, a 60Km de Belo Horizonte/MG, Inhotim ocupa uma área de 45 ha. de jardins – parte deles criada em colaboração com o paisagista brasileiro Roberto Burle Marx – com uma extensa coleção botânica de espécies tropicais raras e um acervo artístico de relevância internacional. Todas as atividades desenvolvidas no Inhotim são promovidas pelo Instituto Inhotim – uma entidade privada, sem fins lucrativos e qualificada pelo Governo do Estado de Minas Gerais como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Além disso, foi considerado recentemente o mais belo museu a céu aberto do mundo. Além de mim, que coordeno a Programação Cultural, temos mais sul–mineiros marcando presença! A Diretoria Executiva é conduzida pela tricordiana e ex-reitora da UFMG, Ana Lúcia Gazzola, e o comandante do restaurante é o Bruno Barcellos, que por três anos dirigiu a unidade gastronômica do SENAC em Varginha. Para mais informações sobre o local e agendamento de excursões e visita especial de grupos, acessem www.inhotim.org.br. Caso queiram enviar sua proposta de apresentação artística, oficinas, workshops, etc, favor enviar para [email protected] (A/C Leonardo Beltrão).
Já fui e adorei!
Mesmo para quem não gosta de arte contemporânea o lugar é de encher os olhos. Os jardins são uma atração à parte.
Obrigado pelas colocações Luiz Henrique. Pode me procurar sim, estarei à disposição para quaisquer necessidades.
Um grande abraço, Leonardo.
Adorei todas sugestões: Cultura no Inhotim, Cruzeirão no MIneirão, o botecão de sempre(que é o melhor), e vamos em frente…
Já fui mais de 5 vz no Inhotim. Realmente é o que há de mais atual e moderno no mundo das artes. A beleza, o bom gosto, o contraste entre a natureza, concretos, fauna, e as modernas obras expostas, é de calar qualquer ser humano. Realmente falta sinalização para Brumadinho (saída de BH p/ Fernão Dias) e não ví placas indicando Inhotim. Mas vale e pena conhecer, e sentir orgulho de MInas possuir um dos maiores Centros Culturais em céu aberto do mundo. Excelente colaboração do varginhense Leonardo Beltrão. Na próxima visita vou te procurar. Valeu Madeira pela nova parceria. Enriqueceu muito seu super visitado e comentado Blog.
Prezado Marião Santana,
Obrigado por suas colocações. Realmente a sinalização para Inhotim é ruim. Infelizmente, até gostaríamos que fosse, mas essa responsabilidade não é nossa. Estamos em contato com o setor responsável no Governo do Estado há quase 3 anos, mas a pendência ainda não foi resolvida. O que conseguimos, no último mês, foi o asfaltamento do trajeto de Brumadinho até Inhotim, o que já é uma grande conquista.
De qualquer forma, estamos aqui para consolidar um espaço bacana para fruição da cultura, da arte e do meio ambiente e fazendo de tudo para que, dentre todas as outras dificuldades que encontramos, as opções de acesso (que são sete, ao todo) sejam as mais agradáveis e eficientes. Recentemente, fechamos parceria com a empresa de ônibus Saritur, que também está fazendo trajetos diárias de BH até a portaria de Inhotim.
Estamos cientes das matérias no EM, mesmo jornal que também já divulgou outras matérias muito interessantes sobre Inhotim.
À disposição. Um abraço, Leonardo.
Tiau galinho perdedor!
Domingo estou la no Mineirão… Cruzero x Atlético…
Vai pra cima deles GALOOO
Por enquanto é o melhor das diversões.!
Pois é Leonardo, seria bom você ler o Jornal O Estado de Minas de ontem na pag.11-Coluna do Mário Fontana sobre INHOTIM- diz ele-
No fim de semana, turistas paulistas que visitaram o museu de arte comtemporânea de Inhotim se comunicaram com a coluna para se queixar das difíceis condições de acesso ao magnífico reduto artístico de Brumadinho. A dificuldade começa na saída de Belo Horizonte, pois o grupo acabou se perdendo na Cidade Industrial, e se acentua com o precário estado das estradas que chegam até lá, fato agravado pela quase que completa falta de sinalização indicativa do museu. Aliás, essas queixas são antigas.