
O blog está publicando textos de colaboradores de diversos locais. O texto a seguir é da jornalista varginhense Lídia Conde, que está em Annecy, na França. Clique no título para ler a reportagem.

A folia de carnaval é famosa no Brasil, e uma tradicional festa que há tempos deixou de ser parte da cultura religiosa no país como sua proposta original; e se transformou em grande símbolo da liberdade sexual, pelo menos na cabeça dos cidadãos mais jovens e desinformados. É, também, parte da imagem que os franceses fazem do carnaval no Brasil.Na França a brincadeira de carnaval é semelhante à do Rio de Janeiro. O espetáculo é feito com apresentações de temas pré-definidos com fantasias e alegorias em locais fechados e pagos. A beleza e a organização dos blocos de carnaval fazem lembrar a magia da festa no Brasil em perfeita harmonia com a organização europeia.A mais tradicional festa do pais está concentrada em Nice, região de Cote d’Azur, uma das cidades mais belas e ricas da França, banhada pelo mar mediterrâneo. Esse ano, Nice apresenta sua 125ª edição que começou agora, dia 13 de fevereiro e vai ate 1º de março com o tema “A Arte de Dissimular”, ou seja, a graça do erro humano.As alegorias não são embaladas pelo samba, nem axé, nem funk e nem as tradicionais marchinhas de carnaval como no Brasil, o que se ouve por aqui é um ritmo misturado ao tecno, não muito animador.Até o início do século XX, Paris era a capital do Carnaval e as comemorações iam alem dos dias previstos como acontece atualmente em cidades brasileiras como Salvador e Olinda. Por motivos não esclarecidos, a capital francesa passou quarenta anos sem a festa que voltou a ser celebrada em 1993. Muitos parisienses nem sabem da existência do carnaval na cidade mais linda e iluminada da terra, mas Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas. 

Aproveitando que vocês falaram da Rádio Melodia a unica Rádio de Varginha na internet, fico surpreso que outras Rádios principalmente a Vanguarda está fora do mundo a mais ou menos dois anos, eu morei em Varginha dezoito anos, meus filhos nasceram em Varginha tenho orgulho disto, e sempre que ligo para Vanguarda eles alegam que estão com proplemas mas logo entrarão no ar, mudei faz dois anos e três mêses por motivo de trabalho mato a saudade neste ótimo blog, estou em Paulinia, vocês sabem alguma coisa da Vanguarda?
Obrigado
Adalton
Lidinha, volta pra casa… O teu primo mais bonito tá com saudades!
Amiga Lidia!! Que bom ver vc por aqui e ainda mais, direto da França. Eu estou aqui direto da Bahia (Mucuri), lendo seutextoe me lembrando dos tempos universitárioS. Doas horas na Rádio Melodia, tentando acertar uma programação… lembra do projeto de “seu” programa infantil??
Que bom!! Bom ver vcs, agora profissionais, lutando pelo dia-a-dia, viajando pelo mundo e conhecendo aquilo que muita gente em Vargingha ainda precisa fazer: de vez em qdo, tomar uns banhos de civilidade.
Grande abraço!!
Se a primeira foto faz referência ao carnaval do Brasil ( e certamente o faz), não é de se admirar que turistas alemães pensem ser normal trocar a roupa em público, por acharem que aqui agimos assim.
Se continuarmos a permitir que a imagem do país seja vendida assim no exterior, não há como desejar que nos tenham respeito.