Leitora, que já é avó, pede sugere à prefeitura que coloquem guardas de trânsito nas esquinas da Rio Branco com Santa Cruz e da Rio Branco com Monsenhor Leônidas, sentido Santos Anjos, nos horários de entrada e saída das aulas. “Está muito difícil de atravessar a Rio Branco com as crianças. Eu e outras avós vamos ficar gratas”.O diretor da Guarda Municipal, Guilherme Maia, diz que essas sugestões são sempre bem-vindas. E informa que a GM atende escolas, a maioria públicas. “No horário da saída, fazemos uma ronda escolar em todas as escolas municipais, pois esta é uma atribuição da Guarda Municipal. Sempre tem uma equipe da GM nas escolas municipais”. Guilherme também diz que a Guarda atende escolas particulares. “Nós estamos com uma campanha muito intensa pela fluidez do tráfego. Nossos agentes ficam de olho onde pára [o trânsito], congestiona. E, no caso do pedestre, já não é tão visível como um congestionamento de veículos. Mas, na medida do possível, vamos intensificar esse atendimento”. O diretor da Guarda Municipal lembra que outras escolas no centro também recebem o apoio da GM, como o Coração de Jesus e Domingos Ribeiro de Rezende (na rua da EPTV). Guilherme lembra que o vereador Rogério Bueno (PT) propôs uma campanha maciça para orientar motoristas e pedestres sobre o uso da faixa. E vai avaliar os locais onde a faixa é necessária.
ate
quando vai acontecer acidentes envolvendo micro
onibus no cruzamento da rua JOAQUIM ROBERTO A.MARQUES com JOAQUIM DE PAULA SOUZA muitos acideentes teriam sido evitados com um simples semafaro pois quem sobe a JOAQUIM DE PAULA SOUZA não tem visão nenhuma neste cruzamento onde sobem e descem onibus de dois bairros .
O Madeira gosta do pessoal do Gallery! O meu comentário sobre as mesas na calçada não foi aprovado! E isto é real, não é calúnia e é proibido, rs…
O Trevo do Automóvel Clube é uma gambiarra , e como gambiarra funcionará precariamente durante algum tempo , mas com o passar dos anos será necessário construir ali uma obra definitiva como uma trincheira, dando vazão ao tráfego em todos os sentidos sem interrupção.
Faltou sensibilidade ao DNIT, que deu mais atenção a Pouso Alegre.
E POR FALAR E SEMÁFARO, FIQUEI INDIGNADO COM O SEMAFARO “NOVO” QUE ESTA INSTALADO EM FRENTE AO AUTOMOVEL CLUBE NO SENTIDO DA SAIDA DA CIDADE, O MESMO FECHOU E NÃO ABRIU NO TEMPO PREVISTO, SENDO QUE EM DETERMINADO TEMPO OS TRES ESTAVAM FECHADOS E DEPOIS CONTINUOU A SEQUENCIA COM O QUE ESTAVA FECHADO – FECHADO, ENTÃO OS MOTORIESTAS DOS VEICULOS QUE ESTAVAM FAZENDO PAPEL DE PALHAÇO PASSARAM COM O “BENTITO” FECHADO. SERÁ QUE ELE ESTÁ COM PROBLEMA DEVIDO A FALTA DE CHUVA?????; DENUTRAM VAMAS ARRUMAR ESSA INCONHA, POIS MUITOS LEITORES JÁ ESTÃO RECLAMANDO HA MUITO TEMPO.
ATENÇÃO!!!
O SEMÁFORO DA DR.JOSÉ JUSTINIANO DOS REIS,SERÁ LIGADO HOJE!
TÕ PAGANDO PRÁ VER!
O departamento de trânsito de Varginha deveria priorizar o pedestre na área central da cidade. Para isso, precisamos de calçadas mais largas (retirando o estacionamento de veículos se for preciso), de semáforos de pedestres, proibição de trânsito para veículos pesados, etc. Não acredito que a GM possa fazer muita coisa se não houver investimento da Prefeitura.
Até qdo terá que ter acidentes, entre a Avenida Ana Jacinta e Allan Kardec, para que se tome providências… ??Os moradores já reinvidicaram sinalização neste ponto a muito tempo e nenhuma providência até hoje. Sei que há um pedido de semáforo neste local pelo Vereador Adilson Rosa, mas precisamos de ações efetivas…
O pedestre colocar o pé pra fora, em plena pista de rolamento, forçando a passagem já e ignorância dos costumes de trânsito! Procure uma faixa de pedestres para atravessar. Aí sim ele pode pisar na hora que quiser para atravessar. E atravessar em local inadequado também gera o mesmo efeito.
eh mtas cidades o pedestre tem preferencia… qndo o pedestre poe o pé fora da calçada, os carros já diminuem e esperam a travessia, todo motorista sabe disso, eh uma vergonha precisar de um guarda pra ensinar isso..
eh mais uma questão de cultura do que multa…
Cuidado, Piloto! Só não fica velho quem morre cedo.
O guarda municipais ficavam na Av. Rio Branco também nos horários de saída de missa da matriz e até que ajudavam bastante as pessoas, principalmente os idosos , mas de um tempo para cá , não os vejo mais . devem estar nas esquinas do Gallery e Grill vendo as meninas passar !
E parabéns ao vereador Rogério Bueno em propor uma campanha maciça e principalmente DEVE SER contínua, e contando com a orientação aos motoristas e TAMBÉM aos pedestres.
Vamos por partes:
1- A Guarda Municipal, por meio de seu diretor, Guilherme, deveria se posicionar a favor do cidadão, e não a favor da própria Guarda. É lógico e sabido que a Guarda cuida de bens e patrimônios públicos (como no caso em tela das escolas públicas), mas no contexto, está o trânsito em geral, que também é obrigação da Guarda. Não importa se vai ser na frente do Santos Anjos ou do Marista, o que importa é que ele tem a obrigação de colocar agentes para cuidar do TRÂNSITO em frente a escolas particulares.
2- Importem-se mais em direcionar o trânsito da melhor forma possível, e menos em ficar multando área azul. Há tantas infrações cabíveis de multa, que os GM´s ou não vêem, ou fingem não ver. Em frente ao Catanduvas, parei antes da faixa para pedestres atravessarem, mesmo sem ele mandar, e logo à frente vários carros estacionados embaixo de uma placa de “proibido parar e estacionar”. Fora a fila dupla, que pára e atrapalha o trânsito, virando aquela balbúrdia. Querem sugestões? Em frente ao Marista, em frente ao Banco Mercantil, em frente à cabine da polícia na praça da fonte, etc.
3- Em várias cidades, como São Paulo e Rio, em esquinas com alto indice de acidentes com pedestres, sem faixa, e com avenidas largas, é colocado uma corrente, inibindo assim o pedestre de atravessar naquele ponto, e forçando-o a procurar a faixa de pedestres mais próxima. É nítido que faltam semáforos de pedestre. E o setor de trânsito não vê isso. E faltam faixas, e algumas estão sem pintar.
4- A culpa não é sempre do motorista. Os pedestres (sou pedestre, motociclista e motorista), não respeitam a sinalização, esperam muitas vezes para atravessar na rua, fora da faixa, forçando o motorista a parar bruscamente, ou desviando em cima de outro carro. Veja na esquina da Dep. Ribeiro de Resende com a Rio Branco, onde eles atravessam diagonalmente, ou em frente ao antigo Unibanco, onde é a secretaria de Educação, ao qual o pedestre espera na rua, em frente à Baronesa, local de difícil travessia, em vez de atravessar em frente à droga líder, que é mais seguro. Rua Santa Cruz x Pres. Antonio Carlos, em que o pedestre prefere atravessar em frente a Carpe Diem, em vez de atravessar em frente à seguradora que tem na esquina. Ou na Rui Barbosa x Jose de Resende Paiva, onde há a faixa em frente ao hospital, e alguns preferem atravessar em frente à esquina onde tem uma farmácia de manipulação. Outro ponto é o pedestre querer atravessar em frente ao grill para o lado da Wanger, em vez de atravessar no trecho da fonte em frente a casa do Homero Frota. Ou atravessar do Chopp Center para a praça Champgnat, em vez de subir um pouco e atravessar na faixa do semáforo. O pedestre não deve alegar não conhecer regras de trânsito por não ser motorista, pois passa além de regra de trânsito, passa a ser usos e costumes.
5- Outra coisa que atrapalha demais o trânsito e deveria ser mais fiscalizado são motoristas que “param” o carro com metade pra fora da vaga, mesmo que só para descarregar uma pessoa, ou para comprar um cigarro. Veja na Rui Barbosa próximo ao Qui Delicia, ou na Rui Barbosa entre o Grill e o antigo Chopp Center. Ou na descida da Getúlio Vargas entre a Embapel e o Posto Central.
São coisas que não se deve alegar que desconhece, ou que não cabe a si proporcionar um ato de iniciativa.
Como disse anteriormente, sou pedestre, motorista e motociclista, e evito praticar atos que vejo que se fosse a outra parte, estaria sendo lesado. Como exemplo, quando vou estacionar a moto, não jogo a moto no meio da pista para entrar de ré na vaga, pois sei que irei atrapalhar o motorista que vem atrás, fazendo-o desviar e jogar o carro em cima de um pedestre ou outro carro. Assim como não passo em sinal amarelo ou vermelho, ou páro em cima da faixa, pois estarei atrapalhando e colocando a vida de um pedestre em risco. E ainda, não aguardo para atravessar a rua no asfalto, ou atravesso em locais de difícil travessia, procuro uma faixa de pedestres.
Lugar de Vovo eh… em casa e nao no transito!
Transito é negocio serio pessoal, não se conserta com palavras e nem com promessas de politicos,
a unica solução é conscientizar nossas crianças para o futuro, ai sim poderemos ter uma ponta de esperança…
Existe uma placa de proibição(e diga-se de passagem,muito grande)para súbida de ônibus e caminhões,no ínicio da Dr.José Justiniano dos Reis.Ninguém respeita.Neste trecho já aconteceram acidentes trágicos.Carros sobem em altíssima velocidade,ônibus coletivos descem esta avenida em grande velocidade.O pedido de semáforo,ou outra coisa que o valha,é insistentemente pedido e implorado.Quando se tomará alguma atítude?
Colocar GM mal preparado vai ser muito pior para as avós. Esses profissionais precisam ser melhores orientados como se posicionar na rua, até para sua maior segurança, e principalmente precisam aprender a sinalizar com clareza e dentro das regras.
Na sexta-feira passada na Rio Branco, esquina da Droga Lider, um infeliz fantasiado de azul parou o trânsito da Rio Branco para a circulação de veículos vindos da Sta Cruz, os pedestres aproveitavam para atravessar. Uma pequena menina de cerca de 10 anos na dúvida esperava na calçada. O GM querendo sinalizar para que a criança atravessasse, em vez de usar a mão esquerda que estava no apito, abaixou o braço direito e sinalizou para a menina. Ela começou a atravessar e a motorista da pista mais a direita arrancou. Foi menina assustada sem saber o que fazer, motorista freiando e GM levantando o braço.
Outra coisa, os motoristas de Varginha também não estão acostumados a verem o trânsito controlado por um agente de trânsito. Nessa mesma esquina citada pela senhora, e oposta a esquina descrita acima, não raro existe um GM posicionado nos momentos de saída dos Santos Anjos. Nesta esquina o ideal seria a colocação de dois GMs trabalhando de forma coordenada, um controlando o trânsito e outro os pedestres que muitas vezes insistem em atravessar a Rio Branco após a saída da Sta Cruz. Este GM dos pedestres poderia orientá-los a atravessar do lado mais seguro. Lembrando que antes é necessário pintar uma faixa de pedestres, coisa inexistente nos locais.
Campanhas educativas na TV dirigidas aos motoristas ou entrega de folhetos nas ruas com lembretes básicos ajudariam os motoristas a melhor entender os sinais dos agentes de trânsito. O fato é que na nossa cidade a maioria dos motoristas não está acostumada a ter um agente controlando o trânsito.
Principalmente os motoristas devem ser concientizados, pois onde há a faixa sem semáforo e sem agentes de trânsito, os pedestres têm de correr para não serem atropelados. Os motoristas continuam na mesma velocidade que estavam ignorando completamente a faixa. Dois exemplos: Av. Rio Branco, um pouco acima da esquina com Dep. Ribeiro de Rezende e Av. Ana Jacinta, entre a Prefeitura e a Margaz.
A esquina da Rio Branco com a Mons. Leonidas é um dos cruzamentos mais perigosos para pedestres em Varginha. Já vi vários atropelamentos naquele local, inclusive com vítima fatal. Precisamos todos tomar cuidado, inclusive ensinando nossos filhos e idosos a atravessarem ali. E não esperemos nada de nossos administradores. Eles estão mais preocupados em colocar semáforos em lugares como o cruzamento da F.L. Smith.
Resta-nos orarmos para que Deus guarde nossos familiares.
Moro nas proximidades do posto Britos no bairro Sion.Venho reivindicar em meu nome e de todos os moradores desta redondeza o funcionamento do semáforo que foi instalado na Rua Doutor José Bíscaro próximo ao posto já citado. Semáforo este que foi instalado na véspera das eleições com intenção de ganhar votos para o atual prefeito Eduardo Corujinha. E deu certo porque pessoas humildes e trabalhadores deram-lhe um voto de confiança acreditando que funcionaria imediatamente após a sua instalação fato este que não ocorreu.
Prefeito Eduardo Corujinha onde esta aquele homem que conquistou as crianças com sua música de campanha eleitoral?São elas as que mais correm perigo pela falta de segurança no trânsito.
Senhor Eduardo Sepini vamos descruzar os braços!!!!!
A avenida Rio Branco ,ao menos nas placas de sinzlização tem a velocidade máxima de 30km/hora.
Mas basta verificar que os ônibus coletivos etão descendo muito acima disso e ninguém é punido. Se a concessão é pública, quem deveria fiscalizar ?
O problema é que na Rio Branco não há faixas de pedestres (que eu me lembre!) . Ali é “cada um por si e Deus para todos”.
Se pensarmos na oposição pedestre X automóvel, certamente o primeiro sai perdendo. Quando se trata de crianças, então, e pessoas idosas, nem se fale.
Não tem sido incomum atropelamentos e acidentes naquela via, principalmente na pista de descida. Espero que a GM acate a sugestão feita, pelo menos nesses horários. Não se trata de escolas públicas ou particulares, mas cidadãos.