Pelo quinto ano consecutivo, os Cafés do Brasil estão presentes na Foodex, a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia. O evento começa nesta terça-feira (3) e vai até sexta, na região metropolitana de Tóquio. O estande do Brasil reúne produtores e empresários do setor de café. O Japão é o 4º maior comprador do café torrado e moído industrializado por empresas brasileiras. Em 2008, o Brasil vendeu US$ 1,7 milhão. A expectativa para 2009 é uma receita de US$ 2,5 milhões.
O Café Bom Dia participa pelo terceiro ano consecutivo da feira. Para o presidente da empresa, Sydney Marques Paiva, “é uma oportunidade imperdível de levar e mostrar ao continente asiático o que temos de melhor”. Em 2008 o Japão teve 5% de participação nas exportações do Café Bom Dia. Este ano, a empresa leva para a Foodex as marcas National Geographic, Café Brazil, Marques de Paiva Rainforest, Marques de Paiva Fairtrade House Blend, e Marques de Paiva Fairtrade Espresso.
Sydney Marques Paiva define o mercado asiático como bastante conservador e que busca qualidade, confiabilidade e lealdade. “Eles querem, sim, ter produtos ‘fresh’, e cada vez mais produtos sustentáveis e com 100% de rastreabilidade”, diz, completando: “E aí é o nosso forte”. A indústria Bom Dia é uma das empresas de café que têm mais certificações em todo o mundo.
De acordo com Marques Paiva, “o mercado asiático tem características bastante peculiares, o que é natural, principalmente pelo fato de terem uma cultura milenar. Por isso, analisar o comportamento de consumo daquela região requer muita cautela. O processo de decisão do japonês diferencia-se muito em relação ao ocidente”.
O CAFÉ BOM DIA É O MELHOR.
Ops… Legal esses cafés irem para o Japão, porem a quebradeira não esta deixando crescer mais!!! Seria isso mesmo??? Ou seria outras coisas!!!
Se precisarem de intérprete lá em Tokio, tenho a pessoa certa pra apresentar, ela mora lá mesmo, tem amplo conhecimento da lingua japonesa, incluindo leitura e escrita e é brasileira.Ela já tem negócios naquele país e propriedades aqui em Varginha.