O Museu Municipal de Varginha iniciou o projeto Cultura com Café em alto estilo. O escritor José Roberto Sales lançou o livro “Tráfico de Escravos no Município de Varginha – 1884 a 1887”, resultado de um ano de pesquisa, afundado nos registros do Cartório Braga. O andar de cima do museu ficou lotado. Entre os presentes, alunos e professores do Ensino Médio do Santos Anjos, que ganharam o livro autografado do autor. Que, por sinal, ficou um primor tanto pela qualidade literária, quanto pela estética. Impresso pela Gráfica Sul-Mineira, com papel alcalino em tom sépia, possui qualidade idêntica a livros editados nas capitais. Este é o 14° livro do autor, que avisa: não será o último. Ele pretende continuar divulgando a história de Varginha. José Roberto e a equipe do Museu estão de parabéns pela iniciativa.
Modestia à parte, além do escritor ser uma pessoa inteligente e intelectual, a colaboradora do livro é minha mãe, Celme Braga, que possui um imenso conhecimento técnico jurídico, desvendando termos da época, assim como ajudando o autor na elaboração do livro. Ficou um livro muito esclarecedor para o tema proposto, e também de fácil compreensão, em virtude dos termos jurídicos serem destrinchados. Acredito que meu gosto por fotos e fatos antigos, ligados à cultura, seja genético. Mas voltando ao assunto do livro, parabéns ao escritor, à minha mãe, à gráfica, ao Museu, e a todos os jornalistas e leitores do livro.
Realmente um dos melhores eventos dos últimos tempos. Comparecimento de pessoas de bem de nossa cidade,todas preocupadas em manter o excelente nível cultural do municipio.
Acabei de ler o livro, ou melhor de saborea-lo, que ganhei com o autografo do Autor, amigo de velhos tempos, onde fomos colegas de profissão em Escola da Cidade. José Roberto Sales,traz para o leitor, um tema que foi pouco discutido na area academica , traçou com precisão a introdução ao tema tráfico de escravos, anotando a legislação pertinente,culminando com a transcrição paleográfica do Livro 2-B de Escrituras Tráfico de Escravos 1884-1887 na cidade de Varginha-MG.
A riqueza de detalhes com explicações e simbologia comparada com a evolução dos tempos , faz da obra um marco na literatura histórica do Estado Mineiro.
Com certeza, Slaves Traffic in Varginha(Brazil-MG)1884-1887 é material que será doravante obrigatório e indispensável não só nas bibliotecas das nossas Escolas Municipais,Estaduais,Federais e Particulares, mas de todas as Escolas do Estado Mineiro e Brasileiro.
Mais uma vez, a rapaziada do Museu(Cláudio/Humberto/Euclides & Cia) acertou e o café cultural fêz dessa manhã de uma sexta feira treze , mais uma página feliz de nossa história, devidamente registrada .