“Mauá – O Empresário do Império”, de Jorge Caldeira, Companhia das Letras
“O livro conta a História de Irineu Evangelista de Souza, barão e visconde de Mauá, mostra a trajetória de um grande empreendedor, responsável pela implantação de bancos, navegadoras, serviços públicos como energia e a primeira ferrovia do Brasil (1854), cuja locomotiva N.01 foi apelidada de Baronesa em homenagem a Maria Joaquina, Mulher de Mauá. Um conselho: Todo estudante de administração, economia e direito deveria ler esse livro, uma história detalhada e comovente da formação empresarial brasileira e a imposição política e cultural, que certamente nosso país viveu e convive”.
Carlos Sérgio Cornwall, advogado e professor
Amigos do Blog, estudando a respeito da história empreendedora do Brasil,descobri que Irineu Evangelista de Souza-O Barão de Mauá tem sim uma ligação com nossa região. Para quem não sabe, inicialmente o direito de concessão/construção/exploração da Estrada de Ferro Minas/Rio,ou de Cruzeiro/SP a Três Corações/MG fora dado a ele, que posteriormente passou a Couto de Magalhães,que foi o empreendedor(esquecido por nossas autoridades regionais até hoje) , que construiu ainda na época do império essa obra que deveria ser orgulho de todos os sul mineiros.
A sede da empresa fundada por Couto de Magalhães era em Londres ,de onde também vieram recursos e toda tecnologia da época.Por isso é de suma importância o debate a respeito do assunto,pois só se constrói uma comunidade, estudando seu passado,com os pés no presente o o olho no futuro.
Já li.
MAUÁ o verdadeiro homem público que fora humilhado pelos governantes imperiais da época…
Tudo por INVEJA…
Uma pena…
Ótima indicação Carlos!!!
Vale a pena a leitura..
Para quem não tem tempo, ou gosta de ler, recomendo “Mauá, o imperador do Brasil”, filme nacional com Paulo Betti e Marieta Severo.
Todo brasileiro deveria assistir. Essa visão negativista a respeito do espírito empreendedor do brasileiro cai por terra.
Aceitarei de bom grado a sugestão de leitura do professor para aprofundar ainda mais meus conhecimentos sobre esse grande homem.