O vereador Reginaldo Tristão (PSC) espera que prefeitura e hospitais estejam abertos para facilitar os trabalhos da CEI do Hospital Regional. “Não é para penalizar alguém, temos uma dúvida e é para saber a verdadeira situação do Hospital Regional. Para sanar os problemas. É preciso que a saúde financeira do HRSM seja entendida e sanada para continuar atendendo a população local. O que mais recebo de reclamação é falta de medicamentos, de profissionais. Entendo que exista uma cesta básica de medicamentos que foi ampliada e que o município oferece, mas gostaria de pedir para que seja feito um estudo para que tenha distribuição contínua. Não basta apenas aumentar, não pode faltar. Sei que é início de mandato, acompanho, mas minha observação é para planejar mais. Quem precisa de ressonância magnética, vai para Pouso Alegre ou outra cidade. A prefeitura ajuda na passagem, mas é preciso ter um centro de ressonância magnética e outras especialidades em Varginha”.
Corujinha agradeceu e registrou o empenho do vereador e da vereador Racibe no setor cafeeiro. Sobre a saúde, Corujinha afirmou que será feito um planejamento sobre o número de pessoas que consomem alimentos e remédios. “Amanhã (terça 24) haverá uma reunião com toda a Secretaria de Saúde, para analisar protocolos de medicamentos, padronização de condutas médicas em todos os exames. Em Varginha, até final de julho, já terá uma ressonância magnética, uma parceria junto à iniciativa privada”.
Reginaldo Tristão afirmou que uma das dificuldades em Varginha é quanto às pessoas que vêm se tratar na cidade. “Se estourar o teto do SUS com pacientes de Varginha e chegarem pacientes de outras cidades, o atendimento fica na mesma cota de Varginha”. E afirmou que é preciso evitar isso.
Corujinha explicou que é preciso ter um terminal para identificar e que ainda não tem esse equipamento, que existe em qualquer plano privado de saúde. “18% a 20% da população que busca o pronto-atendimento é de outras cidades. Para o gestor, isso é um problema muito grande. Como médico, eu atendia muitos pacientes de outras cidades”.
Tristão falou ainda do déficit na habitação, em torno de 8 mil famílias, mas precisa de área e infraestrutura. Temos um documento em que o governo (do Estado) se propõe a construir casas. E há um projeto para Varginha, para quem ganha abaixo de 3 salários. Corujinha afirmou que esteve “
QUE PENA ,OS VEREADORES NÃO SÃO LEITORES DO BLOG,POIS PERDERAM A OPORTUNIDADE DE FAZER A PERGUNTA MAIS IMPORTANTE A QUAL TINHAM A OBRIGAÇÃO DE FAZER.
LAMENTÁVEL – ESSE FOI O EFEITO CARANGUEJO DA CÃMARA.
QUE ESSES QUATRO ANOS PASSEM LOGO,PARA TERMOS UMA RENOVAÇÃO NO EXECUTIVO E LEGISLATIVO.
O PRAZO DE VALIDADE JÁ ESTÁ ESGOTADO
CRUZ CREDO,BANGALÔ 100 VEZES.