
O acelerador linear, equipamento usado no combate ao câncer, começa a funcionar em maio. A previsão é do diretor-administrativo do Hospital Bom Pastor, Paulo Vítor Marques. Está sendo construída uma estrutura especial para abrigar o maquinário. O equipamento custou cerca de 500 mil dólares e está no Porto Seco de Varginha. Seu funcionamento deve aumentar em 80% o número de atendimentos no Centro de Oncologia do Hospital Bom Pastor. Hoje cerca de 100 pessoas são atendidas diariamente. Apenas a concretagem das paredes necessitou de mais de 30 caminhões de concreto, já que cada parede tem aproximadamente 1 metro e meio de espessura, e durante o processo não podem ocorrer rachaduras.

Procurei perguntar a um médico amigo que tem conhecimento sobre o assunto e me disse que não há o risco mencionado aqui e que a segurança sobre este tipo de equipamento atualmente é bastante observada detalhadamente, desde o projeto, por órgãos como ANVISA e ninguém autorizaria algo que pudesse ter acidentes com a proporção mencionada ou ainda de menor proporção. Disse ainda que acidente em usinas, por exemplo demandam prevenção absurda e inclusive os incidentes são tratados de forma rígida afim de conter qualquer dano ao meio ambiente ou algum ser vivo. Os trabalhos que estão sendo feitos no HBP certamente ajudarão muitas pessoas e melhorará ainda mais o tratamento do câncer.
Esse treco é muito maiado!! A cidade já é maiada e o povo fica maiando com esses treco maiado…. aee nunnn dá!!!
Quando a notícia tratam de dar um jeito de por defeito ou criticar alguma coisa. Pediram tanto esse aparelho e agora que está sendo instalado continuam reclamando. O povinho esse que não ta contente com nada.
Sugiro ao Madeira que coloque aqui uma resposta técnica sobre a questão levantada. É evidente a resposta de que não há risco, mas já que soltaram o comentário e a farofa foi pro ventilar…? Cada vez mais é dificil ser otimista em Varginha… Maldade.
Oi leandro Motteran. Não por se tratar de aparelho nuclear! A distancia exata eu não sei te falar, porem que em torno de 30km é verdade.
e assim começa uma fofoca…tsc tsc tsc
heheheh
Acho que se houvesse tanto risco assim, não instalariam. Lembrando que um posto de combustíveis, em uma explosão, mata tudo num raio de 200 metros somente. Acho 30km meio forçado, não?
Num sei não, eu não gostaria de ser vizinho desse negócio.
Uma duvida, esse acelarador provavelmente terá sua energia nuclear, e ja ouve boatos que aparalhos nuclear, se vazar, mata todos a sua volta num raio de 30 km. Verdade ou mentira… alguem sabe me responder? Essa pergunta se deve ao boato de que ja ouve um suposto “vazamento” no hospital. Estariamos em estado de alerta?
E a comissão, quando será paga?
PARABÉNS -ATÉ QUE ENFIM UMA BOA NOTICIA.