O leitor Agenor Braga envia duas fotos sobre a praça para baixo da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. A primeira é uma das mais bonitas que já vi neste espaço. Além dos aspectos históricos da arquitetura da praça e dos casarões ao redor, existe uma história sobre a inauguração do local. Dizem que o chefe político da época era brigado com Benedito Valadares e, por conta disso, poucas pessoas compareceram à cerimônia. Quem tiver informações precisas, favor postar. Leia o texto do Agenor: “Como havia dito em um post, meu avô Agenor Aguinaldo Braga, fez uma maquete da praça Governador Benedito Valadares, doada por nós, e exposta no Museu Municipal. Portanto, essa semana, mando fotos dessa praça que acho interessante seu desenho, como veremos nas fotos. Aparenta jardins franceses, ingleses, com formas arredondadas ao centro”.
“Na foto acima, possivelmente tirada da torre da antiga Igreja (que infelizmente jaz entre nós), vemos como era a praça antigamente, toda sem árvores (o clima era mais ameno), e a estátua ao centro da praça. A praça ia até o final, com uma rua bem estreita (onde era o Centro de Comércio de Café), e um largo à direita, em frente à Padaria Paraíso, onde era o sobrado da família Braga. Vemos bem ao final da rua, no sentido de descida para o Jardim do Sapo (Praça D. Pedro II), um sobrado de dois andares, onde hoje é um terreno vazio, murado, com outdoors. Note-se ao fundo, a imensidão de árvores nos quintais das casas. Vemos também, ao fundo da foto e à esquerda da praça, a atual Delegacia da Polícia Civil, antiga cadeia, e onde também funcionou o Fórum há muitos anos atrás (me corrijam se estiver errado)”.
“Nesta foto está escrita a data de 02/08/53, mas não tenho certeza se é realmente quando ela foi tirada. Essa foto me parece que já foi postada pelo Professor Paione. Mas mando novamente, em virtude do seu verso, na imagem a seguir, verão que era um postal, com o escrito no verso da foto. Nesta foto, vemos a Igreja Matriz com sua imponência. À esquerda da foto, bem em sua extremidade, vemos a casa sendo construída (atualmente com a mesma arquitetura). Ao seu lado, uma casa baixa, escura, que atualmente está abandonada. Ao seu lado, não reconheço a construção. E um pouco pra cima, à direita da foto, acredito ser a casa de esquina (do Mauro Valias). Note-se o jardim um pouco mais arborizado, ainda sem as palmeiras. Ruas calmas. E, à direita da foto, o Hotel Megda”.
“Vemos o verso da foto anterior, com uma mensagem de ‘Hilda’ para seu pai. Notem a grafia da época”.
adorei essas fotos antigas foram tiradas muito bem, e é uma riquesa muito importante relembrar uma pessoa que guardou informaçoes para um dia estudarmos,relembrarmos dessas riquesas patrimoniais como essa praça.
ehh. good one..
EU AMO VARGINHA.
Historiando, o busto do Governador Benedito Valadares encontra-se no depósito da Secr. Obras.
Muito legal. Quem tiver mais fotos antigas poderia postar também. É muito bom ver como era a cidade em outras épocas. Sem contar que a gente desvia um pouco a atenção de notícias desagradáveis como violência, desavenças políticas, etc.
Uma observação… o busto existente na praça Governador Benedito Valadares é uma homenagem de Varginha ao coronel Antônio Justiniano de Rezende Xavier, em 1928.
O busto do governador Benedito Valadares por rivalidades políticas foi colocado na praça existente entre a avenida São José e a rua Santa Cruz. Aliás, ele foi retirado em uma reforma e até hoje não foi recolocado. Onde estará?
bons tempos.
Isso só prova que o título de princesa foi (digo foi) muito bem merecido.
Observem a harmonia do conjunto.
Imagino a tranquilidade e o prazer visual de passear por esses lugares ( logo abaixo a Pça D Pedro II), tudo muito equilibrado quanto ao estilo arquitetônico, à altura dos edifícios…
È uma pena perceber quanto estrago foi feito em tão pouco tempo.
Parabéns aos colaboradores e mais uma vez obrigada por nos proporcionarem esse prazer.
Ola Madeira e leitores. Morei em varginha a muito tempo, vim para a Espanha em 1989. Continuo sempre com saudades de aí. Mato saudades no blog. Parabens a todos pela conservação da memória da cidade. Maneirem nos comentarios jajajajajaja, fico a rir sozinho minha esposa nao entende, conheço alguns politicos da antiga de varginha. Abraços a todos!
Parabéns ao Agenor pelas fotos. É muito importante preservar a memória de um povo através das construções, da arquitetura, da história d eum povo.
Passei minha infância perto dessa região na nossa querida Três Bicas. Se eu não estiver enganado no terreno que o Agenor cita, ao lado do casarão numa época ficava o Bar do João e da Tita, que hoje ainda funciona só que mais a frente da Rua Coronel João Urbano. O Casarão do lado ainda se encontra preservado e hoje abriga o Centro do Comércio do Café. Na descida de direita vemos o telhado, onde hoje é a Padaria Paraiso, ali tinha a Venda do Sr.Célio Meirelles, onde a gente comprava o pirulito do Zorro, que era muito apreciado e também as chupetas de framboesa.
E a quantidade de árvores nos quintais, nos leva a refletir sobre as mudanças e o impacto ambiental .
Belo resgate Agenor, parabéns.
mto legal..
Realmente, Madeira, as fotos do Agenor são lindas. Observe a “bençam”, no verso da foto. Muito bacana!