
A partir de terça-feira (2/6) a Fundação Cultural do Município de Varginha passa a funcionar em novo endereço, no prédio da antiga estação ferroviária (Praça Matheus Tavares nº 121). Com a mudança a fundação vai economizar 2.100 reais por mês, com aluguel (atualmente está sediada em um andar do prédio do Santander, na praça Champagnat). Clique no título para ler um pouco do histórico da Fundação Cultural do Município e o imóvel da estação ferroviária. Leia mais sobre a estação ferroviária de Varginha aqui, aqui e aqui.
A fundação foi fundada no dia 18 de maio de 1988 com o objetivo de integrar os diversos órgãos que compõem a cultura varginhense como Theatro Capitólio, Rádio Melodia, TV Princesa, Museu Municipal, Concha Acústica, Banda Marcial Municipal e a Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural de Varginha, além de diversos projetos artísticos. O quadro de funcionários da fundação conta atualmente com 39 servidores nomeados por concurso público. É administrada pela superintendente Paula Andréa Direne Ribeiro que informou que o prédio da Estação foi adquirido e reformado pelo município ainda na administração do ex-prefeito Mauro Teixeira que foi o idealizador da transferência do local. De acordo com Paula, este projeto foi concretizado no ano de 2009 graças a concordância do atual prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” que tem o objetivo de transformar aquele espaço no Centro Cultural de Varginha. Outra vantagem de acordo com Paula é o fato do município deixar de arcar com a despesa de aluguel agora que a Fundação muda-se para um imóvel próprio.
A Superintendente também destacou que além da transferência da sede da Fundação Cultural pretende concretizar, o mais breve possível, seu projeto de construir ao lado da Estação uma praça de eventos que abrigará a locomotiva que hoje encontra-se no Zoológico Municipal. Para Paula o local poderá se transformar em mais uma opção de lazer e cultura para o município.
Prédio da antiga Estação Ferroviária:
Segundo matéria publicada no Jornal “O Sul Mineiro” datado de 1º de julho de 1934, o prédio que abrigava a Estação Ferroviária de Varginha foi inaugurado no dia 25 de julho de 1934. A matéria diz o seguinte: Segunda-feira, á tarde, 25 de Junho, – O Sul Mineiro conseguira a informação de que ainda naquela noite o primeiro trem encostaria na plataforma da nova estação. Às 20h 05min., a locomotiva n. 50, conduzindo o P:3 apitou na Praça São Sebastião e instantes depois, debaixo de uma prolongada salva de palmas, que se misturava com o espoucar dos rojões de entusiasmo de mais de mil pessoas, encostava pela primeira vez, na gare magnifica, o primeiro comboio!O jornal “O Sul Mineiro” descreve as dependências da nova Estação: hall de entrada amplo, tendo à esquerda bilheteria; agência e sala de aparelhos, sendo os fios destes embutidos. Esta sala toda encerada, comportando mobília de verniz escuro; sala de senhoras, ampla com pintura artística e caprichosamente mobiliada; à direita do edifício acha-se instalado um magnífico bar arrendado pelo Sr. José Ribeiro de Carvalho, e com um sortimento variadíssimo. A sua gerência foi entregue ao jovem Sebastião Ferreira de Paula que nos informou pretender o proprietário inaugurá-lo dentro de poucos dias.
À esquerda do edifício, um grande salão com saída para a praça, onde está localizado o armazém de encomendas. Ainda à direita, com frente para a plataforma de espera, acha-se o gabinete de toillette, mictório. Ao centro da moderna Estação, constituindo o segundo pavimento com entrada pelo hall, foi instalado o escritório de Residência, todo envidraçado com vidros foscos, com assoalho de tacos envernizados, instalações sanitárias completas, lavabos etc. A Iluminação externa: plataforma, paredes externas, etc., é moderna, idêntica a do Cine Brasil de Belo Horizonte. O hall, a sala de senhoras, etc., recebeu pintura “Plastex” de cores claras e bem combinadas. O grande edifício, que foi construído pelos competentes engenheiros Drs. Armindo Paione e Braz Paione, é todo de cimento armado e acabado caprichosamente. A cobertura da plataforma, que abrange todo o corpo do edifício, também é de cimento armado sem suportes ou colunas. Fonte: Assessoria de Comunicação da prefeitura e Conselho do Patrimônio Histórico Cultural de Varginha (Codepac)
quero saber do gabarito do concurso da fundação cultural de varginha,onde está quero corrigir minha prova
QUAL SÃO AS COORDENADAS DO LOCAL?
ECONOMIA É SEMPRE BOM NÉ , JA ESTAVA NA HORA , pARABÉNS PREEITO PELA SUA ATITUDE , CADA UM NO SEU QUADRADO…HEHEHEHEHEHEHE MORDOMIA DA FUNDAÇÃO ACABOU , E NEM PRECISAVA UMA ANDAR INTEIRO PARA TAL FUNDAÇÃO ….EXISTEM COISAS MAIS NECESSARIAS ………
tem que fazer uma iluminação legal lá… parece prédio abandonado.
Um alerta à Guarda Municipal… Tem marmanjos que quebram os vidros do prédio da Estação Ferroviária… Precisa de montar campana nas imediações para prender esses vândalos. Se a guarda quiser pegar é só ficar de plantão a noite e a tardinha que pega… Uma covardia destruir o patrimônio de todos…
Parabéns ao Prefeito Corujinha pela ação de transferir a Fundação Cultural para a Estação Ferroviária, uma ação enomica e culturalmente correta.
Ô trem bão, Fundação Cultural na estação!
Tô começando a gostar dessas ações de economia. Já passou da hora, não é mesmo?