Uma auditoria no Hospital Regional do Sul de Minas, encomendada pela Câmara Municipal de Varginha, começa na próxima semana. Essa é a previsão dos vereadores que conduzem a Comissão Especial de Inquérito. A CEI investiga prováveis irregularidades na administração do Hospital Regional. Até agora os vereadores ouviram oito pessoas, entre médicos e técnicos ligados à administração do hospital. Depois da auditoria, outras pessoas serão ouvidas, para confrontar as informações obtidas com o estudo contábil.
Por sua vez, o Hospital Municipal Bom Pastor também preocupa. Os vereadores da comissão de saúde, Dr. Adilson (PR), tia Celinha (PSL) e Ronaldo Lousada (PTB), mais Vérdi Lúcio Melo (PSDB) acreditam que se não houver a injeção imediata de recursos, o hospital corre o risco de ter serviços comprometidos. A dívida é de aproximadamente 6 milhões de reais. Apesar dos repasses de recursos da prefeitura e do estado, é preciso criar um aporte financeiro de vulto. Somente o pronto-atendimento custa cerca de 400 mil reais aos cofres públicos, por mês. Os estudos da câmara serão encaminhados à prefeitura.
ENQUANTO ISSO,NO PAÍS DA MAROLINHA:
Governo deve R$ 5,4 bilhões à Saúde
DEU NO Correio Braziliense, 24/07/09
INVESTIMENTOS
Rodrigo Couto
A situação atual do Sistema Único de Saúde (SUS) — que, em boa parte dos estados, é sinônimo de problema na prestação de serviços e longas filas de espera — poderia ser um pouco mais amena caso o governo federal aplicasse no setor o percentual mínimo exigido pela Emenda 29. De 2001 a 2009, a União deixou de destinar pelo menos R$ 5,4 bilhões à Saúde, sem considerar a correção monetária. A informação foi divulgada pelo Ministério Público do Distrito Federal, que recomend a a suplementação imediata da quantia e aguarda um acordo com os ministérios da Saúde, Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão.
Em caso de o governo federal se recusar a cumprir a recomendação, o MP admite a possibilidade de impetrar ações para recompor os valores perdidos. “É possível que tenhamos que entrar com medidas punitivas contra os gestores que continuarem com essa manobra contábil. Mas vamos trabalhar com a negociação e esperamos que a correção ocorra já no orçamento de 20 10”, destacou o procurador Carlos Henrique Lima.
Em 2000 e 2001, o governo, segundo o MP, ignorou a Constituição e não utilizou a base de cálculo dos anos anteriores para apuração do percentual mínimo a ser aplicado em ações e serviços de saúde pública. “Isso provocou um efeito cascata, pois resultou em uma diferença no valor devido, e que continuou a repercutir nos anos posteriores”, explica Lima.
Além de não aplicar os valores mínimos estabelecidos pela Emenda 29, em 2005, p or exemplo, a União ainda listou como gastos na área de saúde os recursos destinados ao Bolsa-Família. “Mesmo com toda a importância da iniciativa, a prática está equivocada”, diz Peterson de Paula Pereira, também procurador da República no Distrito Federal.
Procurado pela reportagem, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão informou que recebeu o documento do Ministério Público do DF, está analisando o texto e vai cumprir o prazo estipulado pelo órgão. Em nota, o Ministério d a Saúde disse que recebeu a recomendação do MP em 29 de junho de 2009 e aguarda orientação do Ministério do Planejamento. Já o Ministério da Fazenda limitou-se a dizer que, no momento, não vai se manifestar porque a demanda ainda não chegou à coordenação geral de programação financeira da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
REGRA TRANSITÓRIA
A Emenda Constitucional 29, que deveria ter vigorado até 2004, por falta de uma lei para regulamentá-la, define percentuais mínimos que devem ser investidos pelo governo federal, estados e municípios na área da Saúde. A União deve destinar 10%, os estados, 12%, e os municípios, 15%.
todos terão muitas novidades…
Parece que tudo em nosso municipio ira terminar em pizza em prol dos politicos. Onde esta a justiça e seus órgãos fiscalizadores????
Parece que a populaçÃo não e nem quer estar a par de seus direitos e dos podres que vem ocorrendo nos bastidores da politica.
Madeira, voce sabe que pode trazer muita coisa a tona e porque não o faz?
Aguardemos os acontecimentos para daqui a alguns dias…
quem é esse vereador, será o ronaldo do buzão?
Tem vereador cagando nas calças se não mudar o horario para a noite.Bem feito quem mandou ele falar mau de pessoas honestas.levou lanzudo.
Tem alguns vereadores que só fazem mudanças para si e só pensam em si mesmo.Acho que quando um candidato sai candidato ele já deveria saber qual seria o horario,agora mudar para noite só para atender interesses pessoais ah não , isso é uma pouca vergonha.passa óleo de peroba gente.
Prezados, voltando ao assunto AUDITORIA NO REGIONAL E NO HBP tomo a liberdade de sugerir aos nobres vereadores da Comissão de Saúde, que além de outras ações pertinentes, que “exijam” de imediato a instalação nos hospitais de nossa cidade de um bom software de administração hospitalar, onde a titulo de sugestão dou SGH (Sistema de Gestão Hospitalar) da Companhia SALUX ou similar…
engraçado esse cara ai que se diz indignado, o cara que ser vereador e manter um outro cargo num sei onde, não acha que ta querendo demais não?
Se for quem eu to pensando so sabe pedir pra tapar buraco das ruas do Centenário, se tiver que abrir mão do cargo de Vereador acho q não vai fazer falta não.
Indignado, endoço as palavras da Paola Diniz (VERDADEIRA), as pessoas quando se candiatam estão sabendo das regras do jogo, então os chefes imediatos do tal vereador deveriam descontar as horas em que o mesmo não está prestando serviços ou que ele mesmo não faça horario de almoço para compensar, ou peça redução do horiao de trabalho para 6 horas;
O Indignado deveria saber que qdo um cidadão se dispõe a ser vereador, subentende que o índivíduo fêz uma opção de presentr o povo. E para representar esse povo, ele ou ela é eleito e ganha bem para essa função. Portanto, vereador é vereador 24hs e não apenas 2 horas de reunião por semana. O povo não pode pagar um bom salário para um cidadão(ã) e ainda fazer horários que sejam compatíveis com sua função extra política para que o mesmo ganhe seu dinheirinho de todos os lados. Me poupe! Precisamos de vereador médico, vereador empresário, vereador advogado, vereador contador, etc… e não de MÉDICO vereador, ADVOGADOvereador, EMPRESÁRIO vereador e assim sucessivamnte. Eu tenho uma sugestão moralizadora…
Quem posta esta matéria, se dizendo indignado, deve ter interesse próprio, ou seja, (vereador) ou parente de algum deles, tanta coisa importante pra se discutir nesta cidade, vocês são estão preocupados com vocês, por isso, que cada dia fica mais difícil acreditar nesta classe, qual será a posição do Ronaldo do Busão, será que ele vai compactuar, com essa vergonha, sendo ele um representante do povão.
Foi pra isso que votamos nesses vereadores, vocês deveriam ter mais vergonha na cara, legislando em causa própria, como vocês vão cobrar dos outros, se vocês não dão exemplo, ISSO E UMA VERGONHA fiquem de olhos nesses vereadores, só falta agora pedir reajuste salarial.
Sei lá se a reunião a noite vai mudar alguma coisa em respeito a frequencia, eu ia quando a reunião era a noite e não vejo mudança, acho que as reuniões tem que ser durante o dia msm, pois me lembro que no fim das reuniões (que eu quase nunca esperava o fim ia embora antes) so retava lá os vereadores e uns dois ou três populares.
Não sei qual é a briga que o Indignado se refere mas acho que tem que ser de forma que for melhor pra todos, que vença a maioria, assim é feita a democracia.
Prezado Madeira,
Venho por meio desde espaço soliciatar auxilio seu, para que faça uma reportagem/campanha de apoio, para que o projeto que tramita na câmara municipal de Varginha com relação a mudança de horario das suas runiões que hoje são realizadas durante a tarde passem para o periodo da noite, como ja foi ha um tempo atras,na época a mudança de horario foi por motivo do famoso “apagão” que todos lembram, e assim as runiões durante o dia economizariam energia e outros gastos. Peço apoio desde Blog pois tenho a opinião que se as reuniões passarem para noite, iremos ter maior representatividade da população,fiscalizando de perto as reuniões de nossos vereadores.
Há uma pressão muito grande de alguns vereadores de nossa câmara e até deputados(fazendo pressão contra) a mudança de horario das reuniões.
Outro motivo que gostaria de denunciar é a perseguição politica que um de nossos vereadores sofre pelo motivo de o mesmo trabalhar em uma instituição do Estado e com isso o mesmo fica ausente do local de trabalho no periodo das reuniões, mas todos sabemos que isso vai alem disso, tem outros motivo.Como exemplo: voltando o tempo o vereador perseguido é de um partido que pertence a base do governo PT em nosso municipio, com isso incomodou e incomoda tais deputados e o uns dos chefes desse departamento do estado que o vereador trabalha, pois há uma pressão enorme para que o vereador deixe o cargo do estado…etc…Não podemos deixar que isso aconteça…nossa câmara tem que ser autonoma e independende…sem pressões de deputados ou qualquer outro politico….temos que lutar contra o CORONELISMO ionserido em nossa política….Com a mudança de horario das reuniões da câmara todos serão beneficiados em especial a população….o povo mereçe exercer seus direitos de fiscalizador…pois todos os vereadores estão lá como representantes do povo de varginha e não de deputados. …Como diria aquele funk: “CADA UM NO SEU QUADRADO!”…um abraço e espero que este post seja publicado…
Que tudo seja investigado, mas aproveito o post para saber como está a situação dos passes escolares para os alunos do CEFET. Sei que o vereador Verdi entrou com o pedido ano passado mas parece que o ex prefeito entrou contra na justiça. Madeira caso tenha interesse em investigar, você estará intercedendo por muitos alunos que precisam do beneficio.
Simplesmente hoje fiquei sabendo se houvesse mais fiscalizaçao dos orgaos que sao FISCALIZADORES do SUS, de acordo com a lei , que é um CONSELHO DE SAUDE, isto provavelmente nào estaria acontecendo.
Se nao me falha a memoria, no ano passado vi comentarios de pessoas da saude sendo ameaçadas. Sera que tem alguma ligacao estes fatos??????????????
Madeira, por favor esclareça minha duvida, fazendo suas pesquisas de jornalista e informando para nós que lemos suas noticias.
O Poder Municipal deveria repensar sua atuação junto ao Hospital Bom Pastor. Ou não o deixa a mercê de dívidas e questionamentos econômicos-políticos como os atuais, ou então deveria propor tranformá-lo numa Entidade Filantrópica, na forma da lei, liberando-o definitivamente para que possa, como por exemplo o Hospital do Câncer de Barretos e tantos outros. A sugestão aqui é baseada na questão de que, o HBP por se tratar de uma Fundação Pública Municipal, sofre muito com as mudanças políticas no tempo, com Administrações que são totalmente dependentes das dificuldades reais ou das prioridades econômicas da Poder Público. Se houvesse condições de transformar o HBP num Hospital Filantrópico, poderíamos assistir uma mudança de gestão que talvez alavancasse os serviços prestados. Assim também liberaria o poder público municipal para cuidar de outros assuntos, sem descuidar é claro de realizar os difíceis trabalhos na saúde do município. A questão do câncer e a filantropia estão muito unidas e se for bem geridos os recursos, de forma ética e responsável, penso que é uma excelente opção de transformação para o bem de todos. Um exemplo claro é que enquanto os hospitais filantrópicos conseguem ter artistas como Zéze di Camargo e Luciano, Daniel, Piloto da Stock Car (esqueci o nome), o nosso HBP é impedido de ter apoio por ser orgão público do município, logo político. Enfim é uma questão complexa, mas que poderia ser suscitada pelos vereadores. Fica aí a sugestão.
Esperamos que tudo seja investigado de forma coerente e que se houver falcatruas que então sejam divulgadas a população.