A diretora-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Paula Andréia Direne Ribeiro, tomou uma das decisões mais acertadas neste começo de mandato. Transferiu a sede da fundação para a estação ferroviária.
Primeiro, porque deixou de pagar aluguel. O setor administrativo da fundação ocupava um andar inteiro do prédio do Santander, na Praça Champagnat. Mesmo se não houvesse crise rondando a viúva, a aplicação do dinheiro público merece respeito e toda economia é bem-vinda -se não sacrificar a prestação de serviço ao contribuinte.
Segundo, porque nada mais adequado a uma fundação cultural do que funcionar em um imóvel histórico. Apesar da aparência externa “diferente” (quadradão e com aquelas quatro torres no teto, que mais parecem uma mesa de cabeça pra baixo), o imóvel é bonito. Possui pé direito alto e salas amplas. A recepção, bem no centro do imóvel, era o ponto de venda de passagens. No piso estão ladrilhos hidráulicos quase centenários, que resistiram ao abandono durante décadas. O imóvel ganhou uma mão de tinta no final do ano e recuperou parte de sua beleza original. Quem sabe não é o primeiro passo para a revitalização do centro histórico de Varginha.
Deveriam é ressarcir os donos do Cine Rio Branco por estes mais de 10 anos de abandono causado pela prefeitura neste tombamento inconsequente.
O que a Fundação Cultural tem a ver com o Cine Rio Branco, que apesar de ser tombado é propriedade particular? Só o dono pode definir o destino do prédio.
Ei, Roges Menale, gostei do conteúdo dos seus comentários mas fica a pergunta: Por que não publicar somente o “texto correto”?
Pois é Roges Monale, se esperar por isso, aí sim é que o Cine Rio Branco vai ser “tombado”, mas para o chão.
TEXTO CORRETO:
Após grande mobilização da classe artística de Varginha e população o Cine Rio Branco foi tombado. Essa união provisória foi um dos fatos mais interessantes ocorridos em Varginha. O tombamento é uma conquista do povo de Varginha e isso é irrevogável. Nenhum órgão ou político tem poder para reverter o tombamento. Para muitos da minha geração e das pregressas o Cinema Rio Branco encanta não pela arquitetura, mas pelo que vivemos ali e ainda poderemos viver se ele tiver uma destinação cultural, ou seja, o valor simbólico dele está muito mais no nosso imaginário do que em suas paredes, no entanto, lutamos não somente para conservar esta memória, mas para darmos uma função cultural para aquele espaço. Agora me desculpem, locais para igrejas e lojas de departamento não faltam em Varginha, e se um dia o espaço for realmente ativado e destinado para a cultura lhes garanto que postos de trabalho serão gerados e recursos da cultura dos governos estadual e federal (que geram também empregos indiretamente) virão para Varginha, sem contar os benefícios sociais para nossa cidade.
Após grande mobilização da classe artística de Varginha e população o Cine Rio Branco foi tombado. Essa união provisória foi um dos fatos mais interessantes ocorridos em Varginha. O tombamento é uma conquista do povo de Varginha e isso é irrevogável. Nenhum órgão ou político tem poder para reverter o tombamento. Para muitos da minha geração e das regressas o Cinema Rio Branco encanta não pela arquitetura, mas pelo que vivemos ali e ainda poderemos vive se ele tiver uma destinação cultural, ou seja, o valor simbólico dele está muito mais no nosso imaginário do que em suas paredes, no entanto, o que lutamos não é somente para conservar esta memória, mas para darmos uma função cultural para aquele espaço. Agora me desculpem, locais para igrejas e lojas de departamento não faltam em Varginha e se um dia o espaço for realmente ativado e destinado para a cultura lhes garanto que postos de trabalho serão gerados e recursos da cultura dos governos estaduais e federais (que geram mais empregos indiretamente) virão para Varginha, sem contar os benefícios sociais para nossa cidade.
Prezados blogueiros…
Com grande atraso a decisão foi acertada…
Mas e o Capitólio???????????????
E o Cine Rio Branco????????????????
Ah… esqueci os debates eleitorais já acabaram…
E o povo é que espere, quando der e puder…
Que Vergonha…
não era melhor ter mudado a GM para esse predio,
afinal aquele lugar de madrugada é tão perigoso,
passo ali de carro em alta velocidade e com o sinal fechado.
Os que criticam são todos invejosos e que perderam as eleições e estão mordidos. Parabéns Paula Andréa, grande iniciativa que só faz dar alegria conservando a história de varginha com a conservação da nossa querida estação ferroviária. Continue assim e não esquente para as críticas destrutivas e sim só para as construtivas. Eles vão ter que engolir. kkkk
A Fundação cultural deveria intervir e liberar o Cine Rio Branco para ser vendido para a iniciativa privada. Aquilo lá não tem o menor estilo e arquitetura histórica.
Em tempo caros internautas… todo o erário é público… não existe erário privado… desculpem a redundância, me empolguei, rs.
Texto correto
Caro Madeira e internautas obviamente a decisão de mudança é excelente. No entanto, ela só está atrasado 9 anos. Assim, que o prefeito Mauro assumiu seu primeiro mandato eu, Roges e Michel Pedro Filho, fomos defensores dessa mudança. Durante todo esse período a Fundação foi alvo de vandalismo e de outras contravenções. As mesmas pessoas que tomaram essa decisão em 2009, tinham mais poder em 2001 do que atualmente. Então a comemoração fica manchada. Aliás o correto seria ressarcir o erário público com 8 anos de gastos com aluguel totalmente desperdiçado.
Caro Madeira e internautas obviamente a decisão de mudança é excelente. No entanto, ela só está atrasado 9 anos. Assim, que o prefeito Mauro assumiu seu primeiro mandato eu, Roges, e Michel Pedro Filho, fomos defensores desta mudança. Durante todo esse período a Fundação foi alvo de vandalismo e de outras contravenções. As mesmas pessoas que tomaram essa decisão em 2009, tinham mais poder em 2001 do que atualmente. Então não a comemoração fica manchada. Aliás o correto seria ressarcir o erário público com 8 anos de aluguel desperdiçado.
A fundação e uma coisa boa, mais aquele programa de futebol e uma piada sers que não tinha outra coisa mais importante pra fazer,do que ficar vendo tatu,Ze aladir ,Mauro teixeira,Henrique Lemes e uma piada eles entende de futebol que coisa feia,mais td bem so custa pros cofres plublicos uma mixaria de 90 mil reais por ano e pouco ne.
Para quem não sabe a reforma do Teatro Capitólio foi paralisada. Agora é esperar por um milagre de Deus para concluir a obra…..
Em 09 anos, primeira coisa boo feita por ela.
Paula Andréia? A Idéia de mudar foi da antiga gestão, tanto que a reforma da estação jã estava pronta antes das eleições. A única coisa que a Paula fez foi mudar para lá. Qual é o mérito?
Como a Paula Andreia é boa, ficou lindo de morrer,mas paulinha não era melhor voce cumprir a promessa de campanha do curujinha de que voces iriam entregar o Capitólio no natal de 2008? Paulinha contamos com voce para reabrir o nosso querido teatro.Tenho certeza que vc vai empenhar.Beijos.
PARABÉNS PELA INICIATIVA JÁ QUE A ESTAÇÃO ESTAVA ABANDONA. E COM ISSO ALÉM DE ECONOMIZAR NO ALUGUEL, ACHO QUE ISSO AJUDARÁ A MANTER ESSE PREDIO QUE É TÃO IMPORTANTE PARA NOSSA CIDADE.