Uma das mais bem armadas estratégias eleitorais, a PEC dos vereadores passou no Congresso Nacional. Mas dificilmente sai do papel. Contra ela há entidades fortes como a OAB e próprias lideranças do Supremo Tribunal Federal, que já prevêem a enxurrada de ações caso ela começasse a valer. Em Varginha, a mudança implicaria em 6 novos vereadores, já que a população da cidade é de 116.093 habitantes (há uma estimativa de 124 mil habitantes mas, de acordo com o escritório do IBGE na cidade, esse número não é válido em cálculos oficiais).
O presidente da Câmara Municipal, vereador Leonardo Ciacci (PP), disse que não haveria problemas para o Legislativo, caso a PEC começasse a vigorar imediatamente. “A Câmara de Varginha é uma das mais enxutas do Estado, nós somos autorizados a utilizar 6% do orçamento do Município mas, para se ter ideia, utilizamos apenas 2,3%. O restante dos recursos são devolvidos aos cofres públicos”.
Espero também que o Projeto que vai fazer com que cidades com menos de 200.000 eleitores tenham o legislativo atuando voluntariamente, ou seja os Vereadores não terão mais salário., passe logo.
Aliás ,agora que a Cãmara de Varginha apresentou a mudança de reuniões a partir das 18:00 taí mais um bom motivo para que possamos ter candidatos para trabalharem voluntariamente para o progresso da cidade. Assim, as pessoas podem exercer suas profissões de origem , sem serem taxadas de politicos profissionais.
Tomara que os deputados e senadores tenham a mesma vontade de aprovar esse projeto como tiveram em aumentar o número de vereadores. Assim com mais vereadores e todos sendo voluntários nossa Varginha só terá a ganhar.
Prezados,
Não se esqueçam que Varginha na décadas de 80/90 tinha 15 vereadores…
Com o devido respeito, respeitando os que pensam diversamente Varginha vai ganhar com um número maior de Vereadores…
O Judiciário decidindo para um legislativo que se apresentou negligente com base apenas na cidade de Mirra Estrela/SP para todo país errou feio e atrapalhou o processo , pois as médias e grandes cidades brasileiras perderam representação e foram prejudicadas…
Creio que a PEC veio para corrigir esta falha…
Varginha vai ganhar tendo 17 representantes do povo, desde que sejam exímios representantes…
Ademais a Câmara vai se limitar ao orçamento que lhe for concedido…
A Emenda Constitucional 58 veio para ficar…
EU ACHO DE DEVERIA DIMINUIR 50% ….
ESTÃO QUERENDO DAR DINHEIRO DE GRAÇA COM ISSO VEM OS PARENTES ATRAS!>>>>………..QUE SUJEIRA!!!!!!!!!!!!
Deus me livre… Murilo Pala novamente não!
Desculpe Paola(o), mas brincadeiras a parte, não vejo necessidade nenhuma de uma nova sede para a câmara!!!E Aécio futurista??,,,sem comentários!!!
Diz nossa CF que o povo é soberano, no entanto não perguntaram para o povo se querem mais vereadores. Talvez porque já sabem a resposta. Enquanto isto na sala de justiça! que justiça!.
Se gasta menos de um bolso, pra sobrar mais pro outro… mas sai tudo da mesma calça… a nossa!
É Paola(o)… Sabe como isso se chama? Ato falho… risos….
E o “A” está bem a esquerda do teclado, contra o “O” a direita!
O nosso Bom Deus iluminou a cabeça dos Presidentes do Trinunal Superior Eleitoral Carlos Aires e do Presidente do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes para que os mesmos dessem fim a esta vergonha de Aumento de Vereadores ainda nesta Legislatura, o que é totalmente inconstitucional. Aqui em Varginha o numero poderia ser de até 17 Vereadores, o que seria muito alto, portanto a maioria dos Vereadores atuais, estarão modificando a Lei Orhânica voltando o numero de 15 Vereadores como era no passaso, para as Eleições de 2012. Agora resta aos Suplentes, Murilo Pala, Henrique Lemes, Bebeto, Joãozinho Enfermeiro, Jorge do Emprego e Romulo Advogado trabalharem para serem eleitos em 2012;
Tá Dito.
pra ter efeito nesse mandato ainda não tem como, nem tem no que se falar…
o q eu acho estranho eh o vereador Verdi se gabar por devolver dinheiro para os cofres públicos, o que deveria ser feito eh um melhor planejamento desse dinheiro para assim menos ser gasto.
Oi Cont(ato), por favor né colega…rs… Essa não!!! Foi apenas erro de digitação viu?
Vejam o absurdo, a atual lei permite que se gaste 6% do orçamento municipal com a Câmara de Vereadores, órgão quase inútil do município, porém, os deputados se recusam a votar um orçamento mínimo para a saúde, que seria algo em torno de 18%. Tá faltando estabelecer prioridades neste país.
Paola, desculpe sempre estár lhe cutucando, mas se você foi (criticado) como disse aí em cima… você é homem? Brinca não!!!
Tomara que não passe !! Decepção com esses vereadores de Varginha , sem excessão . Alguns até que fizeram um barulho no começo , mas agora nada acontece ou se acontece não está tendo impacto nenhum ! Que situação desanimadora desta nossa Princesa do Sul de Minas . Tentaram promovê-la a rainha , mas está mais para coitadinha do Sul de Minas , estamos dando mal exemplo para as cidades da região . Reage Varginha !!!
Qndo achamos que o circo já chegou ao seu limite…
Com certeza o STF não permitirá a farra do aumento do número de vereadores.
Só os muito otimistas e leigos juridicamente pra acreditarem que o número de vereadores mudará ainda este ano. Já fiz meu comentário aqui no blog e fui até criticado, mas o desafio continua pra quem acha que terá vaga. Qto ao percentual que a Câmara devolve para a Prefeitura, não vejo nenhuma vantagem fazer média com o prefeito. Na minha opinião, deveria construir uma sede moderna e futurística, além de estruturar a casa com corpo técnico bem capacitado para melhor atender os vereadores e munícipes. É só seguir o exemplo do governador Aécio e ser futurista e deixar de ficar com medo do prefeito falr que está gastando muito. Vamos ser arrojados e mostrar para o povo que Varginha tem gente que pensa no futuro e que não fica apenas pensando pequeno.
ALGUÉM TA SENTIDO FALTA DE MAIS VEREADOR???? Pra fazer minuto de silêncio, moção de aplauso ou trocar nome de rua e ganhar em torno de 5 mil por mês… precisam0s de mais????????