Entre as dezenas de e-mail’s inúteis que recebo diariamente, encontro um com uma boa ideia. A dica é da leitora Celme Resende Braga. Ela informa que os profissionais que realizam atendimento médico de urgência encontram telefones celulares com os feridos em acidentes. “No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado”. A sugestão é acrescentar, na lista de contatos, o número do telefone da pessoa a contatar em caso de emergência. Para facilitar, escreva “AA Emergência” (as letras AA fazem com que este contato apareça em primeiro lugar na lista de contatos). É simples, não custa nada e pode ajudar muito.
Varginha, 15Out09, às 11:40 hs.
E por falar em celular, vamos repassar o texto que se segue ao maior número de pessoas possível, obrigado:
“IMPORTANTE : Não desligue seu celular, bandidos mudaram a tática !
Deixe o celular ligado. Preste bem atenção! Tenha cuidado!
Deixe seu celular LIGADO.
Aquele golpe que estavam dando na praça, dizendo que haviam seqüestrado um parente seu e exigindo resgate?
Pois é, infelizmente ele foi remodelado, adaptado, já que a imprensa nacional andou divulgando o método que era utilizado.
Agora, os criminosos ligam para você dizendo que seu celular foi clonado:
– Alô, Fulano? Nós somos da (VIVO / CLARO / OI /TIM) e estamos informando que seu celular foi clonado. Você deve desligá-lo por 1 hora apenas, para que possamos efetuar averiguações na linha do seu celular.
Você, acreditando na ótima prestação de serviço, desliga o celular por uma hora, afinal o pedido é somente para desligar o celular, ‘que mal teria’?
Aí é que vem o perigo… Os bandidos durante esta hora ligam para sua casa e praticam o golpe do seqüestro, previamente preparado.
Quem atende ao telefone na sua casa, liga rapidamente para o seu celular e ouve:
‘Este celular está desligado ou fora da área de serviço’. Daí em diante é só pavor total, na família, nos amigos, no trabalho…
Portanto, muito cuidado. Se ocorrer esse fato,
MANTENHA SEU CELULAR LIGADO.
NÃO O DESLIGUE EM HIPÓTESE ALGUMA.
Para a área técnica da operadora checar alguma coisa na sua linha, não é necessário desligar o aparelho, portanto não há justificativa para desligá-lo. Ao contrário, entre imediatamente em contato com as pessoas mais próximas à você (familiares, amigos, colegas de trabalho) e os alerte do fato. Após isso, entre em contato com a Polícia (ligue 190 e/ou vá à Delegacia de Polícia mais próxima). Esse aviso é sério. Estão ocorrendo muitos fatos assim.
REPASSE ESSA INFORMAÇÃO.
Fonte: DPF Goiânia (POLICIA FEDERAL). “.
__._,_.___
Seu Madeira,
Durante algum tempo a orientação era justamente contrária a essa passada.
Pessoas com más intenções quando se apossavam de um celular perdido ou roubado ligavam justamente para aqueles números agendados como “Minha casa”, “Papai”, “Mamãe”, “Fulaninho – irmão” e etc justamente com o intuito de estorquir dinheiro, alegando um falso sequestro ou mesmo acidente com o dono.
O conselho é bom, mas cada um deve avaliar os riscos.