O Velório Municipal de Varginha possui atualmente duas salas de velório e duas salas de descanso no piso superior. A infraestrutura do local tem sido alvo de constantes reclamações. O local está incompatível com a demanda da cidade. Morrem, em média, cinco pessoas por dia em Varginha.
“Há pouco tempo meu primo faleceu, na mesma sala em que ele estava havia mais dois corpos e na outra sala também eram três pessoas. Achei um desrespeito imenso! Em um momento tão difícil e delicado tivemos que dividir espaço com outras famílias. Já é tudo muito doloroso, fica ainda pior sem uma certa privacidade e um mínimo de conforto. Me incomodava muito ver que as pessoas chegavam e ficavam andando entre os corpos e os familiares para encontrar aqueles a quem foram apoiar. Isso sem considerar o calor por ter pouca ventilação”, desabafa a comerciante Isabela Souza.
O secretário municipal de Habitação e Promoção Social Miguel José de Lima, explica que há um projeto de reforma e ampliação do atual velório. O local passará a ter 6 salas de velório em dois pavimentos, novas salas de descanso, rampas de acesso para deficiente e área verde. “Será no mesmo local e para ampliá-lo será necessário usar parte do terreno que hoje é utilizado pelo cemitério onde ficam as covas concedidas para utilização por 5 anos. Após esse prazo, os corpos são transferidos para o ossuário. Lá os títulos de posse são provisórios”, esclarece. Miguel afirma que ainda não há previsão do valor da obra. O projeto deve ser encaminhado para a Câmara Municipal ainda neste ano. Se aprovado, de acordo com o secretário, a obra começa no próximo ano e termina em cerca de 8 meses. “Estamos na fase de projeto, que inclusive pode ser alterado em diversos aspectos. A fachada mesmo imagino que não ficará como está no papel”, alega. Ainda está em estudo um local que possa ser utilizado provisoriamente durante a reforma.
Em 2006 a Câmara de Vereadores autorizou a desapropriação de um imóvel na rua Monte Cassino, Vila Floresta, para a construção do novo velório. A área do local é de 430 m², mas ainda não foi apresentado aos vereadores nenhum projeto da construção.
Questionado se há algum projeto de novo cemitério municipal, já que o atual possui poucas áreas que ainda podem ser adquiridas e o outro cemitério é particular, Miguel Lima enfatizou que está sendo criada a autarquia municipal do serviço funeral. Ele transferiria esses serviços de empresas para o Município. “Além disso, no cemitério municipal temos uma área de 700 covas que poderão ser transformadas em cerca de 2000 gavetas, se o projeto de autarquia for aprovado. Já no Cemitério da Saudade, que é particular, a prefeitura tem uma área de 1700 metros para atender pessoas carentes e indigentes. Então ainda não há previsão de nova área a ser adquirida pra essa finalidade”, esclarece Miguel. (Thayane Viana, especial para o Blog)
Madeira, poderia me informar de quem é o Projeto de tamanho mau gosto? Faço uma aposta: não foi feito por um arquiteto, e sim por um engenheiro.
“Lobão // Oct 28, 2009 at 2:04 pm
Estudiante, precário não está o salário dos altos cargos.”
Pois é, Lobão…….aliás, dê uma olhadinha na vida dos políticos deste município, e se pergunte se, pra estes “senhores” está faltando algo….
Com tanto dinheiro desviado, como o que vimos no Hospital Regional, com certeza pra eles a realidade é outra….
Mas é fácil quando têm um bando de idiotas mal informados, que ainda defendem essa corja de BANDIDOS, LADRÕES, SAFADOS….
Mas enganar “gado” é fácil mesmo…
TA, MADEIRA…JÁ SEI QUE VC VAI CENSURAR MAIS ESTE HEHEHEHE….
ME DESCULPE….
Estudiante, precário não está o salário dos altos cargos.
Já que os órgãos públicos não estão muito preocupados e nem com pressa, poderiam ceder a cãmara municipal para fazer os velórios. Para jogar conversa fora, os nossos representantes poderiam se reunir debaixo de alguma árvore na praça da matriz…
E qual vivo está interessado em velório, eu hem?
Se antes não podiamos ficar doentes, agora nem morrer podemos mais kkakakakaka….
Por favor, alguém consegue postar algo que não esteja precário nesta cidade?????
Alguém aí??? Alguém???? Alguém?????
A PREFEITURA NÃO TEM PRESSA DE MUDAR O VELÓRIO POIS QUANDO MORRE UM POLITICO VAI PARA A CAMARA MUNICIPAL, SE É UM RICO VAI PRA ASSSOCIAÇÃO MEDICA DE VARGINHA , E OS POBRES QUE SE F…, FICAM NO MEIO DOS ESCORPIOES, CHUVA , FRIO E SUJEITO A ASSALTOS. POBRE POVO VARGINHENSE.