Em greve desde terça-feira, a Gerência Regional do Trabalho de Varginha atende diariamente até 10h30. Os servidores pedem aprovação do plano de carreira, melhoria nas instalações, condições de trabalho e equipamento. “Comparando-se com outros setores, como INSS e Receita, os trabalhdores do Ministério do Trabalho têm a remuneração mais baixa”, afirma o identificador datiloscópico Mário Ângelo Vitório, lotado em Varginha. Ele informa que os equipamentos de informática estão obsoletos a ponto de não rodar programas do próprio Ministério do Trabalho. “Em Varginha ainda temos apoio do Dr. Paulo (gerente regional), quanto às condições de nossa sedee, mas em cidades menores a situação é ainda pior”. Outra queixa é em relação ao plano de saúde. O valor é de R$ 111,00 por pessoa/mês.
Mário diz que os sindicatos da categoria tentam negociar com o governo federal há 19 meses. “O início da greve foi inevitável e não temos previsão do término, pois o governo ainda não abriu negociação”, afirma. Mário informa que a greve está respaldada pela lei. “O governo foi notificado duas vezes antes de iniciarmos o movimento, nos meses de setembro e outubro”.
a gente trabahha o ano inteiro mas quando chega para receber o pis nao consegue porque o ministerio entra em greve e nos prejudica
Boa tarde…
dei entrada ao meu seguro desemprego no dia 9 de outubro de 2009,
estou indo na loterica com meu cartao cidadao porem da saldo insuficinente.
Amanha vencerá minha segunda parcela e ate agora nada!
Vou no ministerio de trabalho e vejo uma facha grande dizendo estamos de greve.
Entendo que tem seus objetivos, porem preciso pagar minhas contas e meu aluguel esta atrasado.
gostaria de saber o que posso fazer pra solucionar meu problema.
Desde ja agradeço a compreensao.
Mário, por favor me esclareça uma dúvida.
Eu dei entrada no meu seguro desemprego em 02/07/2009.No preenchimento do requerimento, o ministerio do trabalho digitou errado o cnpj da empresa, ao assinar a guia eu nem percebi. Devido esse erro o processo teve que ser encaminhado para Brasilia rec. 580. Estou no aguardo há mais de 135 dias. Gostaria de saber se caso eu arrumar um emprego registrado eu perco o direito das 5 parcelas?
Espero tê-los esclarecidos e ao dispor dos internautas….abraços a todos e bom final de semana…
PRODUTIVIDADE SINE X GERÊNCIA.
Conforme disse ontem, nós não competimos com o SINE, ambos são parceiros. E este é órgão vinculado do M.T.E, entretanto, gerido pelos Estados.
Temos os dados estatísticos na Gerência, tanto da CTPS quanto do Seguro-Desemprego e estes dados são enviados religiosamente mensalmente para a mídia local.
CARTEIRAS – CÂMARA,
Paola, temos também os dados da Câmara, caso queira, está à sua disposição, conforme disse alhures, não recepcionamos requerimentos de CTPS na Gerência, este trabalho é da Câmara, agora.
CARTEIRA DE TRABALHO VI
Paola, A questão da produtividade é mapeada há anos pela Gerência, caso você queira, temos os dados estatísticos desde 1990 à sua disposição, bem como os mapas antigos da emissão delas. Neste caso é só procurar-nos, teremos o prazer de demonstrarmos e receber suas críticas construtivas.
CARTEIRA DE TRABALHO V
Paola, a Gerência não recepciona requerimentos de CTPS, quem faz este trabalho em Varginha no momento é a Câmara.
Conforme foi divulgado, a iniciativa para emitir CTPS foi da Câmara. Isto desafogou a Gerfência para confeccionar a CTPS das 46 cidades da região.
SEGURO-DESEMPREGO III
Em relação ao questionamento sobre o recebimento do Seguro-Desemprego, se for recurso, de fato existe a demora, porque é remetido para análise em Brasília, dependo do código do motivo.
Entretanto, o comparecimento perante a Gerência no horário de 8h às 10h30 para falar com algum atendente de plantão.
Porém, dependendo do número de parcelas que o segurado possuir, Ex. 3 parcelas, se estiver com 75 dias de desemprego, mesmo se arrumar novo emprego, fará jus ao recebimento do benefício. Se, 4 parcelas – 105 dias, se 5 parcelas, 135 dias de desemprego, terá direito ao benefício, ainda que tenho novo emprego após estes prazos.
O Sine não faz mais carteiras por isso o MTE produz mais agora. E os dados são de Varginha e não geral do MTE. E porque não comenta da Câmara Mário?
kkkkkkkkkkkkkkkkkk, Janta, essa foi boa…
Vcs conhecem o Mário?
kkkkkk
P/ MARIO – M.T.I , SOBRE MEU SEGURO DESEMPREGO QUANDO DEI A ENTRADA , NAO ESTAVAM DE GREVE , FOI SIMPLESMENTE FALTA DE INFORMACAO MESMO……. POR ISSO JA ESTOU A 3 MESES SEM RECEBER……SO LA POR MEADOS DE FEVEREIRO DIZEM QUE VAO ME DAR UMA SOLUÇAO ……
O pessoal do Ministerio do Trabalho tem que fazer greve sim, é preciso cobrar para as coisas melhorarem, e se melhorar para os funcionarios vai repercutir na melhoria do atendimento ao cidadão.
Continuem firmes.
Só a titulo de informação tem mais gente em greve o pessoal da Cemig, os oficiais de justiça, o trabalhador já não aguenta mais.
Vocês conhecem o Mário?
Uuuffaa Mario M.T.E, tá explicado! É bom ter conhecimento antes de reclamar, não é?
gostaria de agradecer ao Mário – M.T.E pelos brilhantes esclarecimentos, pois muita gente não tem a minima noção do que rola nos bastidores do serviço publico e por causa de uns maus funcionários generalizam toda categoria, vou citar alguns dos que ocorrem aqui no Governo de Minas, mas creio que muitos outros os enfrentam tb:
-salários defasados
-desvio de função
-ipsemg falido
-e o que na minha opinião o pior de todos, aqui em Minas o que mais tem em cargos de chefia é o tal cargo de confiança, até acho que alguns cargos devem ser mesmo de confiança, mas banalizou dimais e isso te desmotiva muito, vc rala para passar em um concurso chega la e tem uma “anta” a frente das coisas
entre outros…
Deixo aqui o meu apoio a todos os funcionários do Ministério do Trabalho em especial ao Dr.Mário que conheço de longa data. Embora atualmente não tenha atuado diretamente no MTE, e sim na área consumerista, mas sempre fui muito bem atendido , inclusive participei em várias negociações coletivas,coordenadas pelo MTE. Sua luta deve ser apoiada por todos, pois querem apenas melhores condições de exercer o seu direito constitucional ao trabalho digno, com isso ganhamos todos nós da sociedade.
EM TEMPO II,
Desculpem-me por alguns erros acima de português… não tive como revisar…Gratos pela atenção.
Em tempo! Esse horário de atendimento das 8h até 10h30 durante a greve foi decisão da Assembléia dos Administrativos desta Gerência. A Lei de Greve da inciativa privada agora é o parämetro para o Serviço Público, até que venha nova lei sobre o tema.
E, na lei em tela, as atividades do M.T.E não são essenciais, e nem precisaria de atendimento durante a paralisação. Entretanto, decidimos manter o mínimo necessário, até a solução do impasse.
De novo, obrigado a todos!
Bom, espero ter explicado algumas questões, ao tempo estarei à disposição dos usuários acima para novas informações, compreensão e também disposição para melhorar nosso atendimento.
Grato,
Abraços a todos!
SEGURO-DESEMPREGO II
Por causa disto, os Recursos são encaminhados para Brasília ou BH.
Novamente, com uma força de trabalho diminuta, aqueles colegas têm que resolver o problema do país todo. De fato este prazo de 120 é muito extenso.
O motivo da greve visa nomear mais servidores para desafogar a demanda. Há muita pressão para isto.
corrigindo…atendentes não conseguem…
SEGURO-DESEMPREGO
Muitos não sabem que para o recebimento do SD há necessidade do cruzamento de dados pelo SISTEMA. Tais como PIS, CAGED, RAIS, RECEITA, INSS…muitos documentos são bloqueados na origem destes bancos de dados…Enquanto o atendente não conseguem desbloquear estas incoerências, não conseguem resolver o problema. Por isto lutamos por equipamentos melhores. Vocês sabem que os programas são cada vez mais pesados. Imaginam você andar num fusquinha 66 e os bancos de dados numa ferrari.
CARTEIRA DE TRABALHO IV
Hoje a Gerência têm mais de 46 convênios para emissão de Carteira de Trabalho na região.
A Câmara e outros órgãos que se acharem no interesse conforme as normas do M.T.E, podem celebrar contratos para tal emissão.
CARTEIRA III
Entáo, como disse acima, a produção da confecção de CTPS aumentou. Todavia, a demanda aumenta a cada dia, e o número de servidores diminuem. Semanalmente produzimos milhares de carteiras com um quadro reduzido de pessoal.
Lutamos para melhorar este quadro e reduzir o prazo de entrega.
CARTEIRA DE TRABALHO II
Muitos também não sabem que a Gerência Varginha atende 46 cidades. Fazemos CTPS e acertos do SEguro-Desemprego, inclusive da demanda do SINE.
CARTEIRAS DE TRABALHO
Náo é verdade que o SINE as informações sobre carteiras de trabalho. Temos dados estatísticos que comprovam que a Gerência atende há anos produz mais que o SINE, apesar que o SINE é parceiro do M.T.E. E, não estamos competindo…Ambos prestam serviços à populaçao.
TRABALHO
Talvez muitos não saibam, nas após encerrados os trabalhos de atendimentos, ainda existem muitas tarefas que são realizadas.
Há 20 anos a demanda dos serviços aumentam e o número de servidores continua o mesmo…Agora, teremos que realizar acertos, pendências e recursos de toda a região.
ESTABILIDADE:
A estabilidade visa os interesses do Estado e isto é a prática em todos os países democráticos, para que as elites náo impeçam a realização dos direitos. Isto não é privilégio é segurança democrática e do Poder de Polícia.
RESPEITO:
3. Os colegas que hoje estão no atendimento foram aprovados recentemente em Concurso Público de ampla corrência. E, temos dados que comprovam que eles produzem mais que os terceirizados anteriores. E olha que os terceirizados também eram ótimos de produção.
3. Vencimentos:
Lutamos diariamente nas mesas de negociações para que todos trabalhadores tenham melhores condições de vida! Vocês não acham que deveríamos lutar para que todos ganhem mais, e náo para menos, inclusive os colegas do SINE?
HORÁRIOS:
2. A greve visa ampliar o horário de atendimento para 12 horas diárias, justamente para beneficiar os trbalhadores, antes , durante e após o serviço deles.
Olá Pessoal!
Em relação às críticas acima, gostaria de explicar o seguinte:
ATENDIMENTO:
1. Há anos lutamos para a melhoria do atendimento, e recentemente fizemos uma pesquisa, na qual obtivemos aprovação acima de 80%, claro que erros precisam ser corrigidos.
Parece que já vi essa notícia em algum lugar?
quero dixar minha INDINAÇÃO com a falta de atenção que somos recebidos pelos FUNCIONARIOS , estou com um problema a mais de 2 meses onde deveria estar recebendo meu seguro desemprego e por falta de mais VONTADE DOS FUNCIONARIOS , nao recebi meu seguro ate hoje , pois fui la varias vezes e me disseram que tenho que esperar 120 DIAS OU MAIS p/ resolver meu problema que ate agora nao consigo entender porque não recebo meu seguro , pois nao tem ALGUEM CAPAZ DE SOLUCIONAR NEM DAR UMA SOLUÇAO,,,preciso de ajuda pois pago aluguel estou desempregado… e a quase 3 MESES que ja era pra estar recebendo meu seguro mas ELES NAO ME DERAM NENHUMA SOULUÇAO…..
Já que o Sine é convênio entre Estado e União, através do Ministério do Trabalho, porque será que o MTPS colocou tanta dificuldade para que o Sine continuasse emitir a Carteira de Trabalho? Eles não querem trabalhar menos?
Ouvi dizer que qdo o Sine emitia carteiras de trabalho, faziam de 15 a 20 por dia enquento o MT fazia 2 ou 3. No Sine eles atendem e com educação mesmo, como falou o Anonimo, pena que os funcionários de lá não tem nem um décimo das condições que os do MT teem.
A propaganda da Carteira é que sai no mesmo dia a digitalizada, só que na realidade só entregam para o coitado do trabalhador depois de vários dias. Vamos rever conceitos e atitudes!!!
Depois vem a Câmara emitir a CTPS, institucionalizando um serviço que não é de sua competência, já que tem o Sine que é órgão capacitado para isso e além do mais a Câmara tem é de fiscalizar a administração e legislar para o povo de Varginha.
Ganhar menos que funcionário do INSS ou da receita não quer dizer que ganham pouco. E a estabilidade? E a cobrança por resultado? E o ritmo de trabalho??
Assim como a lei estabelece, todo os trabalhadores tem direito a greve, para assim fazer jus a melhorias salarias entre outros.
Porem, no caso do ministerio do trabalho de varginha, vejo uma coisa diferente, ja que tive que ir nele esses dias:
*FUNCIONARIOS MAL EDUCADOS
*COMPUTADORES OBSOLETOS QUE NÃO SERVEM PARA TRABALHAR, MAS SERVEM PARA ENTRAR EM ORKUT / GLOBO.COM / E SITES RELACIONADOS A CONCURSOS PUBLICOS (PRESENCIEI ISSO)
*ABREM UM CERTO HORARIO, SO QUE O DESEMPREGADO TEM QUE FICAR ESPERANDO, E ELES JOGANDO CONVERSA FIADA FORA, COMO SE NINGUEM ESTIVESSE ALI
*DEMORA NO ATENDIMENTO, NÃO POR COMPUTADORES OBSOLETOS, MAS SIM POR INCOMPETENCIA DE FUNCIONARIOS
*DESCASO COM O SER HUMANO
*EDUCAÇÃO ZERO (JA DISSE ISSO?…)
Vale lembrar que o desempregado pode tambem procurar o SINE de varginha para requerer alguns serviços, lembrando que os funcionarios do SINE ganham menos do que os funcionarios do Ministerio do Trabalho, atendem mais rapido, e muito mais educados.
Antes de reivindicar os seus “direitos”, acho melhor saber os seus DEVERES!
Indignação pura a esses covardes, que trabalham pouco e se divertem muito!!!!
O POVO É QUEM PAGA!!!