A Prefeitura de Varginha deve iniciar, no próximo ano, um espaço para os felinos do zoológico municipal. Essa é uma das medidas anunciadas pela prefeitura, para adequar o zoo às exigências do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Advocacia-Geral da União (AGU). Na véspera do aniversário de Varginha o zoológico municipal foi interditado até a prefeitura executar as adaptações. Entre elas, reformas nas jaulas e adequações na infra-estrutura. A avenida construída nos fundos do zoológico, sem autorização de órgãos do meio ambiente, foi a principal irregularidade encontrada pelo Ibama. Ao construir a estrada, a prefeitura ocupou parte do zoológico. O secretário de Turismo e Comércio, Henrique Lemes, diz que um projeto de reforma já foi enviado ao Ibama. “Mas a prefeitura precisa captar recursos. Tudo isso já está sendo feito em Brasília, para dar início às obras”. De acordo com o secretário, em 2010 planeja-se construir um espaço exclusivamente para os felinos. “Num segundo momento serão projetados reparos nos recintos já existentes. Por último, com a conclusão do projeto em 2011, novos compartimentos serão construídos”. Um muro está sendo erguido nos fundos do zoológico e deve ficar pronto até o final do ano. Atualmente a Prefeitura gasta em torno de R$ 30 mil/mês com a manutenção do zoo, informa Lemes. “Apesar do custo, o zoológico é muito importante e está em funcionamento há mais de 40 anos. A visitação é muito grande e o zoo recebe visita de várias cidades da região, é uma atração da cidade”.
muito bem…
1 ano depois e o zoo continua na mesma.
Alguém me diga o pq disto, por favor!!!
** reformas nas jaulas e adequações na infra-estrutura??????
**De acordo com o secretário, em 2010 planeja-se construir um espaço exclusivamente para os felinos.
**serão projetados reparos nos recintos já existentes????
**Um muro está sendo erguido nos fundos do zoológico e deve ficar pronto até o final do ano de 2009???? Qual o tamanho deste muro?
Lamentavel ouvir das autoridades que eles não têem solução para os problemas. Em Varginha só se ouve disser que precisa do dinheiro de BRASILIA. Será porque se miram no exemplo dos mensalões?. Tanto do PT, como do DEM?. S erá que não tem ninquem com um minimo de competencia, ou responsabilidade publica para realizar o mais simples do ato administrativo que é planejar?. Irão viver sempre na sobra do nada?. Para a administração não existe o amanhã?. Será que são todos icompetentes ou mal intencionados?
concordo com vc Maria Chuteira, nos estadios tem muitos animais, só que de 2 patas, os mais perigosos, principalmente as organizadas,
brigam entre si, promovem baderna,atiram pedras, rojões………
Eu acho que ver bicho preso em jaula é uma coisa muito chata. Zoológicos deveriam ser proibidos no mundo todo. Pra ver animais, basta ir a um campo de futebol. Tá cheio de cavalo, burro, galinha, piranha e veado. As vezes tem até frango.
A Prefeitura não quer encarar a realidade: ali não é mais lugar para um zoológico. Ou fecha ou transfere para uma região mais adequada. Ficar fazendo quebra galhos é jogar dinheiro fora.
Dê um basta à esta administração medíocre…
Promovam junto à Câmara o Impeachment da atual administração…
Motivos não faltam…
O Ibama tinha é que fechá-lo de vez e transferir os animais outros zoológicos que realmente tenham condições de abrigá-los.
Ver um animal preso não é bom, pior ainda quando o local não oferece condições físicas (mínimas) como o zoo de Varginha.
Pequeno, no calor os abrigos dos animais são extremamente quentes e nos dias frios “um gelo”, fora a umidade!
Para aqueles que acreditam que os custos para manter o local são altos, antes de opinar sobre o assunto é interessante conferir em que circunstâncias eles vivem.
Uma crueldade!
Quem ama Varginha, vota Corujinha!!!
rsrsrsr
Agora aguenta!!!
Nas proprias falas do Henrique Lemes se percebe a pouca importância que o zoo tem para a adimistração da cidade. Nunca antes na história de Varginha o zoo foi tão relegado. Na minha opinião o Henrique nem disfarça o desleixo para com a questão. E isso desde sempre. A preocupação do PT é o VEC. Onde ja se viu o Henrique dizer ““Apesar do custo, o zoológico é muito importante”… apesar do custo????? R$ 30 mil mensais pra preservar um patrimônnio municipal é muito??????? Qual outra cidade do Sul de Minas tem o privilégio de manter um espaço como aquele??? pelo amor de Deus, Varginha é uma cidade promissora. Não pode mais aceitar ouvir esse tipo de bizarrice de seus administradores. Tenho preocupação com adiministradores que pensam assim. Porque em relação ao VEC ele não diz, ‘apesar dos custos’… Será que o VEC, apesar dos cutos, é importante pra Varginha??? Pão e circo, a velha história…
Cuidado varginhenses, assim como o Capitólio o Zoo não é importante para a atual administração. Não dá voto. E é assim que continuará sendo tratado, a meu ver. Não vai me assustar quando o zoo for definitivamente fechado e a prefeitura vender cada pomba que está la dentro para investir no VEC.
Brincadeira a parte, especula-se que vão derrubar o Teatro Capitólio e construir, no espaço, a sede administrativa do VEC. Parece brincadeira, mas a filosofia predominante é essa… sinceramente, chega!
Primeiro com relação ao nosso secretário de Turismo e Comércio, Henrique Lemes; pelo jeito entende de turismo e comércio como eu de avião, aliás, o que é mesmo avião??? Pelo amor de Deus, mais uma vez; o lugar do Zoológico de Varginha é no Parque São Francisco. Se a prefeitura não tem recursos a culpa deve ser minha né?(…) Enquanto setores que precisam de atenção são “esquecidos” (Educação, geração de trabalho e renda, saúde, segurança, etc…), se alimenta aquele “elefante branco” com seu filhote sem data de nascimento prevista para acontecer, estou falando do MELÃO e do “ginásio” que há 08 (oito) anos vem se arrastando para terminar… Se é da Prefeitura, assim como o estádio da Rua Paraná, então VENDAM aquela M… e usem os recursos onde se precisa!!!