Surgiu entre proprietários de ranchos às margens do Rio Verde o boato de que as usinas previstas para serem erguidas no próximo ano não vão sair do papel. O motivo seria a falta de licença ambiental. À coluna, a Empresa de Investimento em Energias Renováveis S. A. (ERSA) informa que as “Pequenas Centrais Hidrelétricas Boa Vista 1 e 2 e Penedo, localizadas em Varginha, já dispõem de licenças prévias, concedidas pelos órgãos competentes após os respectivos processos de licenciamento ambiental. No momento, a empresa aprofunda os estudos com vistas ao requerimento de suas licenças de instalação”.
Ou seja, a empresa não sabe quando a obra começa.
Sr.Madeira e Amigos,
ja falei com varias pessoas a respeito da Usina, realmente existe a ” ideia” e os locais exatos para construção. Muito se fala em desapropriação, mas todos tem que tomar cuidado, porque a desapropriação leva em conta o Registro, a escritura e a declaração em Imposto de Renda. Estou a disposição para buscarmos informações para todos e cooperar no que for necessário.
Sr Madeira estou bastante preocupado porque possuo uma ilha ao lado do Clube Campestre e hoje me deparei com duas arvores derrubadas ressentimente a beira do rio e uma marcação de nivel fincada em minha ilha ou seja entraram em minha propriedade derrubaram arvores fizeram a marcação sem me comunicar nada. Será que isto esta certo?
Também tenho a impressão que esta nota já foi publicada antes….
Já procurei também saber mais a respeito. Pelo que verifiquei, ainda falta estudos do impacto ambiental que é um processo demorado e trabalhoso e algumas outras licenças necessárias, como também as notificações aos proprietários ribeirinhos.
No sistema do SIAM – Sistema Integrado de Informação Ambiental – siam.mg.gov.br, não encontrei nenhuma licença prévia, pelo menos não para esta empresa. Como falei no post da última notícia referente a estas PCH´s, tá me cheirando a trambique dos grandes! Verifiquem…