O Coordenador da Defesa Civil em Varginha, o também Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Prado, divulgou nesta semana um alerta à população em função da proximidade do período crítico de chuvas na região.
De acordo com Flávio, apesar da Defesa Civil estar preparada para atender os problemas provenientes das fortes chuvas, algumas precauções podem ser tomadas pela população para que os danos sejam minimizados ou até mesmo evitados.
Dentre as precauções estão: verificar o escoamento de água nas áreas externas da casa como telhados e telhas e evitar o entupimento de calhas e não mexer massa de reboco ou concreto no asfalto para evitar que o caldo da massa escorra e entupa as galerias, obstruindo assim o sistema de escoamento. Segundo a defesa civil, este é um dos grandes problemas que favorecem o refluxo da água durante as chuvas.
Também é importante que os proprietários de terrenos baldios realizem a limpeza periódica do local para, em caso de temporais, evitar que o material ali depositado também escorra pelas vias públicas e entupa as galerias.
A população também pode colaborar evitando depositar nas ruas e nos passeios materiais de construção como: areia, brita e tijolos. Não jogar nos bueiros e bocas de lobo garrafas pet, entulhos e pedaços de madeiras, também pode evitar entupimentos e aumento do nível dos ribeirões que cortam o município.
O Coordenador da Defesa Civil ressalta que, nos casos de temporais que possam ocasionar inundação, destelhamento, quedas de muros e deslizamento de barreiras, os munícipes devem entrar em contato primeiramente com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou com a Policia Militar pelo telefone 190.
“Estes órgãos estão preparados para fazer o atendimento à população e registrar os boletins de ocorrência que são necessários para que a Defesa Civil realize seu trabalho. É muito importante que a população fique atenta e colabore com os trabalhos da Defesa Civil do Município”, acrescentou Flávio Prado.
Para mais informações o telefone de contato da Defesa Civil é o 3690-2013 das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. (Assessoria de Comunicação/PMV)
boom dia estou enviando esse email porque estamos precisando de ajuda aqui na av:américa tem varios terrenos que estão cheios de lixos e de entulhos mas o dono não toma nenhuma providencia ,porque não é ele que convive com os bichos que da no terreno e tem bicho de toda espécies tem aranhas,caramuchos,escórpiãos e cobras precisamos que nos ajude obrigado
meu caro sugestao o telefone do home e 1-202-456-1414 liga la veleu.
O povo quer ver exemplo, não é conselho não.
Que legal o Sr secretario então sabe oque deve ser feito, porque ele não limpa os ribeirões para que isso não aconteça, olha Sr Sec faça a sua parte pois a nossa como cidadão é pagar os impostos e alias dos mais caros do mundo.O povo não quer conselhos e sim atitudes .
O Coordenador da Defesa Civel sabe tudo o que tem que ser feito, já o Secretário de Obras….
Mudando de assunto, hoje estava assistindo ao jornal da Record. E durante o programa, em uma reportagem que apresentaram os novos equipamentos e investimentos para o Estado de Minas, falaram que a sucursal Varginha estava sendo inaugurado hoje. Sabe alguma coisa a respeito Madeira?
PERGUNTO
Com estes impostos IPTU que pagamos serve para que?
Os vereadores hoje aprovaram (exceto o Ronaldo do Buzão e o Dr. Adilson)uma verba para uma festa a pedido do sr.Prefeito.
Em tempo: O Ronaldo ainda leu um documento/email que recebeu de um funcionário do hospital relatando falta de material como luvas, água sanitária…
Ao invés de gastar dinheiro com festa, vamos gastar na capina, contratando pessoal,colocar material nas policlinicas e hospitais, equipar vários locais …
Já disse , o senhor é médico, responsável e uma excelente pessoa. Faça a sua parte bem feita, que não é nada mais do que sua obrigação.
Que o Espírito Santo ILUMINE seu coração e suas atitudes. Pode ter certeza que tem muita gente torcendo pelo senhor
Sr Secretário, boa tarde!
Já denunciei à COPASA, Vigilância Sanitária da prefeitura, à Guarda Municipal, aos Bombeiros, ao ET, e todos esses órgãos fazem o famoso “jogo do empurra”, ningúem resolve nada, não se acha o pai da criança: no bairro Jardim Damasco, precisamente à Rua Nicolino Navarra, defronte à residência nr 10, um “inteligente” Senhor entupiu totalmente um bueiro com concreto, que segundo ele, sairia muitas baratas e outros insetos, esquecendo-se que em épocas de chuva poderemos ser prejudicados. Uma das várias causas de acidente em época de chuva é justamente essa: não tem vazão de água suficiente para atender a demanda… Será que algum órgão vai resolver a situação? Nota-se que naquele bairro (Jardim Damasco), há vários bueiros entupidos com lixo, areia, concreto, e até restos de construção. Quando avistei a viatura da guarda municipal, mostrei àqueles guardas o tal bueiro e esses falaram-me que a prefeitura resolveria a situação, e até hoje, ningúem tomou quaisquer providências… Em tempo: já sugeriram-me agendar uma visita ao Barack Obama, e se algúem souber o nr telefone de contato da secretária da Casa Branca, por favor, queira comunicar comigo que agradeço muito.
*OBS: Já enviei esta denúncia ao CODEMA de nossa cidade, mas ningúem ainda mostrou-se preocupado em resolver esse impasse, e a preocupação de quem reside precisamente no bairro Jardim Damasco é essa: estamos em época de chuva, motivo pelo qual encarecidamente solicitamos providências imediatas, sem mais demora (esse bueiro da Rua Nicolino Navarra defronte ao nº 10, está “entupido” já à uns 04 anos, inclusive a EPTV fez uma matéria àquela época e até agora NADA de providências);
– Por gentileza, AJUDEM-NOS … SOCORRO! MUITO OBRIGADO!
Sr Secretário, boa tarde! Transcrevo abaixo uma denúncia, na esperança que sejam tomadas providênias cabíveis, e, por favor, o mais rápido possível. Muito obrigado!
Senhores Vereadores, bom dia! Já denunciei à COPASA, Vigilância Sanitária da prefeitura, à Guarda Municipal, aos Bombeiros, ao ET, e todos esses órgãos fazem o famoso “jogo do empurra”, ningúem resolve nada, não se acha o pai da criança: no bairro Jardim Damasco, precisamente à Rua Nicolino Navarra, defronte à residência nr 10, um “inteligente” Senhor entupiu totalmente um bueiro com concreto, que segundo ele, sairia muitas baratas e outros insetos, esquecendo-se que em épocas de chuva poderemos ser prejudicados. Uma das várias causas de acidente em época de chuva é justamente essa: não tem vazão de água suficiente para atender a demanda… Será que algum órgão vai resolver a situação? Nota-se que naquele bairro (Jardim Damasco), há vários bueiros entupidos com lixo, areia, concreto, e até restos de construção. Quando avistei a viatura da guarda municipal, mostrei àqueles guardas o tal bueiro e esses falaram-me que a prefeitura resolveria a situação, e até hoje, ningúem tomou quaisquer providências… Em tempo: já sugeriram-me agendar uma visita ao Barack Obama, e se algúem souber o nr telefone de contato da secretária da Casa Branca, por favor, queira comunicar comigo que agradeço muito.
– Já enviei esta denúncia ao CODEMA de nossa cidade, mas ningúem ainda mostrou-se preocupado em resolver esse impasse, e a preocupação de quem reside precisamente no bairro Jardim Damasco é essa: estamos em época de chuva, motivo pelo qual encarecidamente solicitamos providências imediatas, sem mais demora (esse bueiro da Rua Nicolino Navarra defronte ao nº 10, está “entupido” já à uns 04 anos, inclusive a EPTV fez uma matéria àquela época e até agora NADA de providências);
– Por gentileza, AJUDEM-NOS … SOCORRO! MUITO OBRIGADO!