• Início
Blog do Madeira
  • Início
No Result
View All Result
Blog do Madeira
  • Início
No Result
View All Result
Blog do Madeira
No Result
View All Result
Home Economia

Concurso público, sonho ou pesadelo?

Marcus Madeira by Marcus Madeira
14 de janeiro de 2010
in Economia
14

Estabilidade de emprego, bom salário, benefícios, plano de carreira e qüinqüênios. São muitos atrativos para quem quer escolher para profissão a carreira de servidor público. Nas esferas municipal, estadual ou federal há concursos públicos para diversas áreas e cargos. As exigências de formação, os prazos de inscrição e os formatos de provas são diferentes. Mas o que se vê nos dias de avaliação são muitos sonhos em comum.

concurso

Clique no título para ler a reportagem da estagiária Thayane Viana.

Mais de 900 candidatos por vaga, foi o balanço de um dos concursos de nível médio realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e Estatística). E detalhe, as vagas eram de emprego temporário, por dois anos. A remuneração era inferior a dois salários mínimos. Apesar de exigir apenas o 2° grau, a prova foi feita por muitas pessoas com curso superior, pós-graduação e outras formações. Resultado do mercado de trabalho com poucas oportunidades? Pode-se dizer que sim. O último concurso para gari na cidade do Rio de Janeiro teve inscritos até com doutorado pleiteando uma vaga de salário mínimo.

Não que essa ou qualquer outra função não possa ser ocupada por gente que passou anos estudando, se especializando… mas a questão soa como um alarme. Se é tão difícil para quem tem tantos cursos conseguir boa ou justa colocação no mercado, como sobrevive então quem não teve a oportunidade de estudar? A força de trabalho humano foi substituída em poucas décadas por máquinas, cada vez mais compactas e eficientes. Se aprofundarmos na questão isso pode se tornar um grave problema de segurança pública e de déficits sociais. 

Educação Financeira 

Fomos educados para sermos boas pessoas, bons alunos, estudar muito e arranjar um bom emprego. Se dedicar bastante nesse trabalho para conseguir promoções e após quase 30 anos de amor à empresa (dos outros) se aposentar e curtir a família. Esse padrão de educação financeira é questionado no livro “Pai rico, pai pobre”, de Robert Kiyosaki e Sharon Lester. Os autores defendem que esse modelo é incompatível com o mundo globalizado. Precisamos aprender a ganhar dinheiro e fazer com que o dinheiro trabalhe para nós e não o contrário. É preciso ser empreendedor, aprender a ter uma fonte financeira fixa e investir em um negócio próprio e lucrativo, gerando empregos e melhoria na qualidade de vida.

Em busca dessa fonte de renda segura é que milhares de pessoas sonham com a aprovação em concurso público. Em janeiro de 2010, são mais de 60 mil vagas abertas, mas conseguir uma delas exige esforço, dedicação, persistência e competência. Os editais relatam o conteúdo a ser exigido nas provas, matérias específicas, legislações, normas de conduta, atualidades, informática, etc. Alguns exigem ainda avaliação física e psicológica. Para se capacitar, muitas pessoas mudam suas rotinas e focam os estudos. Os cursos preparatórios para concursos crescem cada vez mais em quantidade e recursos educativos. Há inclusive, diversas redes de abrangência nacional, com aulas por videoconferência, que ensinam por apostilas, filmes e exercícios.

O mercado movimentado pelos concursos fez aumentar também o número de livros específicos feito por editoras e vendidos em livrarias, bancas de revistas e até em semáforos. Novos métodos para tornar o candidato mais preparado surgem com freqüência. Técnicas de aprendizagem por memorização ou condicionamento. Cada candidato pode escolher aquela em que se sentir mais confiante para o dia da prova. Há quem prefira estudar sozinho ou em grupo de amigos e se preparar para as provas físicas na academia. 

Mudando a rotina 

Quem sonha se tornar um servidor público com cargo bem remunerado precisa fazer disso um projeto de vida. E que inclusive altera a própria rotina social, familiar e de trabalho. V.C., 34 anos, busca uma vaga, para isso, acorda todos os dias às 5 horas da manhã e malha (se preparando para a prova física) por duas horas. Ás 8 horas vai para seu atual emprego já na área pública. Com duas horas de almoço, dedica grande parte desse período para a organização da casa e da rotina dos filhos. Ao encerrar o expediente às 18 horas, tem uma pausa até às 19h que é utilizada para a leitura de notícias em jornais, revistas e sites (se preocupando com o que pode cair na prova de atualidades), isso enquanto faz um lanche rápido. Chega a hora então de ir para o cursinho assistir aulas e fazer exercícios até às 22h30. No fim da noite, é tempo de conferir a dispensa, organizar as atividades da casa e conferir o rendimento escolar dos filhos. Tempo para o marido… por enquanto fica os rápidos encontros no horário de almoço e a madrugada. “Penso que é um sacrifício temporário, tanto para mim quanto para a minha família, e que os benefícios serão muito maiores quanto eu estiver com bom salário e benefícios. Acho que eles entendem isso. Já deixei de ir a festas, eventos de família, viagens e muitos outros programas para não atrapalhar os estudos. Estou fazendo provas em diversas áreas, considero o salário e se é uma atividade que vou gostar de fazer”. Comenta.

A funcionária de um curso preparatório localizado em Varginha, que pede para não ser identificada, afirma que “Muitas pessoas ficam bitoladas com o concurso. Focam só nisso e se empenham mesmo. Têm uma rotina de estudos rígida, estudam até nos fins de semana. A maioria é gente que trabalha normalmente para poder investir em si, mas que se dedica muitas horas para conseguir a aprovação”. Explica.

William Douglas autor do livro “Como passar em provas e concursos” dá algumas dicas de alimentação e rotina nas vésperas da prova. De acordo com ele, “É preciso estar relaxado e confiante no dia da prova. Ter uma alimentação leve e nutritiva, sair da rotina de estudos, passear, relaxar e se sentir confiante. Saber que cumpriu o dever de se preparar bem e considerar a prova só mais um desafio. O candidato que se cobra demais pode ficar ansioso e ser seu maior rival no exame. Roupas leves e confortáveis e uma boa noite de sono são fundamentais”.   

A aprovação 

Após tanto empenho, alguns conseguem ser aprovados. Mas isso não significa necessariamente a realização do sonho. Ainda é preciso esperar alguns meses até a convocação para assumir o cargo. Isso, se o tempo de espera não prescrever a validade do concurso.

Há  ainda quem assume o cargo, mas não se sente realizado com ele. G.C.A., 38 anos, trabalha em um órgão estadual em Varginha há 7 anos, mas não se sente feliz com a carreira. “Tenho um bom salário, rotina de trabalho estabelecida, mas não me sinto feliz. Falta aquela vocação e paixão na profissão. Estou em uma área totalmente diferente daquela que escolhi para cursar na faculdade, me formei em odontologia, hoje trabalho com processos e muita burocracia. Tenho vontade de largar tudo, abrir um consultório e mudar de vida, mas tenho medo porque sei que minha área está saturada. Fico aqui por causa do salário, da estabilidade e porque minha família já está acostumada ao padrão de vida que dou a eles. Não sei como seria se eu tentasse outra carreira. Já tive que buscar ajuda psicológica e hoje tomo remédio para a ansiedade e para dormir. Não gosto do meu trabalho, mas me vejo obrigado a ficar. As pessoas, inclusive já fui assim, têm muita ilusão com o serviço público, acham que se trabalha pouco e tem uma vida mais fácil. Isso é mentira! Trabalhamos muito, temos poucos recursos, tudo o que precisa fazer demora muito, é muita gente para mandar e decidir”. Desabafou.

Quem se dispõe a buscar um emprego público precisa estar consciente de que é um caminho difícil, de grande concorrência e que exige muita disciplina e dedicação e ainda considerar se vale a pena abdicar, em alguns casos, da vocação profissional para se ter estabilidade. 

Previous Post

Contagem regressiva para o carnaval

Next Post

Começa hoje temporada do Circo do ator Marcos Frota

Next Post

Começa hoje temporada do Circo do ator Marcos Frota

Comments 14

  1. Allano Fabrício says:
    6 anos ago

    Esse é um assunto um pouco delicado. Percebo que a maioria das pessoas vêem o concurso público como uma “tábua de salvação”, como se este fosse o melhor (ou único) caminho para a realização profissional e a estabilidade financeira. De fato, um cargo público oferece muitas vantagens, mas, como tudo na vida, há também desvantagens, e estas não são poucas! Algumas já foram bem relatadas nesse artigo e em depoimentos de colegas que o comentaram. Tenho amigos servidores públicos que desempenham muito bem as suas funções, fazendo jus ao seu objetivo que é “servir ao público”. Quanto a outros, não possuir vocação para exercer as exigências do cargo é o menor dos problemas. Faltam-lhes preparo, tanto técnico quanto psicológico, para o desempenho de suas atividades funcionais, só servindo mesmo para estigmatizar ainda mais a figura do servidor público, geralmente visto como uma pessoa acomodada e preguiçosa. Durante anos à fio estudei para concursos públicos. Não logrei êxito não por falta de capacidade minha, mas devido à uma metodologia errada de estudo e a falta de alguém para me orientar, além de outros problemas pessoais que na época eu enfrentava os quais comprometeram consideravelmente a qualidade dos meus estudos. Devido à algumas contingências da vida, me juntei a duas colegas recém formadas e fomos exercer a Advocacia. Embora tenha sido muito difícil no começo, superamos todos os desafios e hoje considero-me muito bem sucedido, tanto profissionalmente quanto financeiramente. Nem penso mais em estudar para concursos, a não ser algum em minha área de formação que me permita exercer a Advocacia privada. Enfim, o que digo, até por experiência própria, é que não somente o concurso traz estabilidade e conforto, mas existem outros caminhos, talvez até melhores e mais fáceis, do que os concursos públicos. No entanto, cada um segue o seu caminho e busque aquilo que traga felicidade, seja no setor público ou na iniciativa privada.

  2. Luis says:
    10 anos ago

    Quanto asneira eu li aqui, gente que não sabe nem escrever e vem falar que quen não passa em um concurso não tem “intelegencia”, acham que funcionário público não tem chefe, fui estagiario no serviço publico federal por 5 anos, em diferents repartições e posso falr, funcionario publico é sim preguiçoso, é raro encontrar alguem esforçado, esse papinho de que o cara se esforçou para chegar la também é furado, vários assumiram para mim que entraram por mutreta, fiquem sonhando em passar em um conruso,

  3. lucas says:
    11 anos ago

    também concordo, com todos os comentarios aqui postados, porém discordo que hoje em dias as pessoas so querem saber de concurso publicos, isso so acontece em países emergentes como o Brasil, diferentemente de países de primeiro mundo que funcionarios publicos la, nao sao tao vangloriados como aqui, pois la um micro empreendedor ou empresario tem muito mias estabilidade financeira do que um funcionario publico, pois sao países serios que investem no capitalismo e nao cobram impostos desarssebados como aqui no Brasil, por isso aqui ainda e vantagem fazer concurso publico, porem penso que num futuro próximo isso vai mudar devido o indevidamento do governo e ser funcionario publico nao vai ser tao bom como ser um empreendor. pensem nisso!

  4. Estudiante says:
    12 anos ago

    Existem tambem aqueles boçais que sequer conhecem o dia-a-dia de um funcionário público e saem falando com a boca cheia que estes não trabalham…
    Infelizmente, é o velho problema da burrice crônica que assola este país…
    Pra quem tem interesse em trabalhar num emprego público, não se iluda: irão trabalhar…e muito!
    Agora, as vantagens, como estabilidades, independendia, sem ter chefes enchendo o saco ou fazendo terrorismo, isso só consegue quem tem competência, sabe estudar…quem não tem, fica aí falando essas bobagens…e dependendo de BOLSA ESMOLA…

  5. Estudiante says:
    12 anos ago

    Pra entrar num cargo público BOM, o sujeito deve ser capacitado, informado e competente. Infelizmente, existem os frustrados que sequer conseguiram passar em concursos pra ocuparem cargos medianos…aí, ficam chorando…

  6. Cont(ato) says:
    12 anos ago

    Existem muitos profissionais mais capacitados e competentes do que muitos concursados que sabem só teorias. Mas nos cargos públicos existem muitos que só querem emprego e não trabalho.

  7. Estudiante says:
    12 anos ago

    “Verdade seja dita // Jan 15, 2010 at 7:35 pm

    Desculpa, Marcos, mas não concordo com seu comentário, pelo contrário, só fica em empresa privada quem é realmente competente.

    Diferentemente das empresas, digamos, públicas, não há a espaço no setor privado para maus funcionários.”

    Os BONS cargos públicos, que exigem concurso, só são ocupados por gente COMPETENTE.

  8. IN OFF says:
    12 anos ago

    Este assunto é muito delicado…ou seja…tem gente e elemento em empresas…..Gente é aquela que termina o expediente e vai prá casa descansar…elemento é aquele…que leva o “S”
    do chefe para casa e sonha com êle!!!! Gente no outro dia trabalha,cansa…elemento…toma café o dia inteiro….e noite toma café para esquecer….na verdade…não dorme!!! Pasta!!!
    Sejam gente!!!! Humano!!!! Dorme,sonha,acorda,trabalha,seja honesto,seja fiel a Deus, e tudo…há de resolver!!!! Cansei!!!
    Bom fim de semana para todos!!!!!

  9. Verdade seja dita says:
    12 anos ago

    Desculpa, Marcos, mas não concordo com seu comentário, pelo contrário, só fica em empresa privada quem é realmente competente.

    Diferentemente das empresas, digamos, públicas, não há a espaço no setor privado para maus funcionários.

  10. marcos says:
    12 anos ago

    Só fica em empresa privada os puxa-saco dos chefes, esta é a relaidade. Eu trabalhei 10 anos em uma empresa, e me disseram que eu não participava de eventos (festinhas, putarias etc..) pois eu sou um homen de familia, e simplismente me demitiram. Empresa nunca mais, agora sou funcionario Publico.

  11. Antenor says:
    12 anos ago

    Sou um ex funcionário público. Refleti muito e cheguei a conclusão que ao contrário de um video-game, temos apenas uma vida, que deve ser aproveitada de maneira que nos façam felizes. Respeito muito e tenho a plena convicção que muitos merecem e gostam de trabalhar no serviço público, mas outros ficam doentes e tornam-se pessoas infelizes. Estabilidade infelizmente para muitos não é sinônimo de felicidade.

  12. IN OFF says:
    12 anos ago

    Concordo…com todas as opiniões/comentários
    aqui post….Mas convenhamos…numa empresa privada…vc simplesmente é demitido….não importa se tem formação…etc…se gosta ou não gosta….se tem benefícios ou não…Trabalhei em Estatal…na mudança…somente os “bonitinhos” …ficaram….Gente, vcs tem competência de se manter “vivos” gostem do que fazem…pois políticagem…é um “drama” interminável…….sejam “técnicos” no que fazem…..quando termina o expediente…vcs são exatamente o que são…gente decente!!!!Gostei! do aqui post!!!!!

  13. Chevantón says:
    12 anos ago

    Pra passar em concurso, não tem milagre, mas ninguém também precisa apenas viver apenas se dedicando a isso. Falo com toda certeza que, o principal pra se passar em qualquer concurso é, antes de tudo, ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO. Tenho amigos que dedicaram 2, 3 anos de suas vidas numa “bitolação” total, vivendo concursos 24 h, fazendo cursinhos preparatórios e não foram bem sucedidos. Em contrapartida, conheço gente que se preparou por 2, 3 ou 4 meses, e teve sucesso, estudando sozinho, e tiveram sucesso. Td isso pq se organizaram melhor, planejaram melhor o horário de estudo, souberam mesclar as obrigações de um “concurseiro” com a VIDA, com o lazer…
    Qnto ao relato do dentista, ele esta corretíssimo. As pessoas têm a ilusão de que entrarão no serviço público e não mais terão que trabalhar. Não sei ao certo como é o dia-a-dia nas repartições públicas municipais, mas pra quem tem interesse em prestar concurso ESTADUAL ou FEDERAL, isso é MENTIRA. As responsabilidades são, muitas vezes, bem maiores do que as de quem trabalha na iniciativa privada. Além disso, conforme ele colocou aí, muitas vezes faltam recursos pra que o serviço possa ser feito de uma forma mais eficaz e, mesmo assim, vc tem que “se virar”. Fora a burocracia que é pra se conseguir algo, desde uma simples impressora ou computador, até algo mais complexo….
    Enfim, estou no serviço público faz algum tempo, e não posso reclamar: estabilidade, salário em dia (um bom salário). Também me queixo de, infelizmente, estar trabalhando fora de minha área de formação. Mas acho que os benefícios que tenho são maiores, e vale a pena…
    aprendi a gostar do que faço hj…

  14. Professora says:
    12 anos ago

    Concordo plenamente com o texto.
    E, ainda, se não conseguir aposentar-se,sair antes, o que se ganha é apenas o tempo de serviço para averbar em outro setor.Não tem FGTS…férias e 13º proporcional…nada!
    Só o salário do mês trabalhado. Isto é muito desanimador…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos comentários

  • Novo Aqui em COVID – Varginha segue aplicando doses de reforço e segunda dose
  • Júlio em Bolsonaro é eleito Personalidade do Ano de 2021 pela revista ‘Time’
  • Porco Caipira em Lojistas reclamam da decoração de Natal de Varginha
  • Comex em Site Metrópolis diz que “vitória de Bolsonaro na revista Time é de mentirinha”
  • Comex em Site Metrópolis diz que “vitória de Bolsonaro na revista Time é de mentirinha”
  • Rodney em Site Metrópolis diz que “vitória de Bolsonaro na revista Time é de mentirinha”
  • Rodney em Bolsonaro é eleito Personalidade do Ano de 2021 pela revista ‘Time’
  • Rodney em Bolsonaro é eleito Personalidade do Ano de 2021 pela revista ‘Time’
  • Eliana em Vérdi confirma abono de fim de ano para professores de rede municipal
  • Indignada em Vérdi confirma abono de fim de ano para professores de rede municipal
  • 38 calmo em Lojistas reclamam da decoração de Natal de Varginha
  • DoutorT em Site Metrópolis diz que “vitória de Bolsonaro na revista Time é de mentirinha”
  • Eleitor em Site Metrópolis diz que “vitória de Bolsonaro na revista Time é de mentirinha”
  • CARLOS ROBERTO FUZATO em Site Metrópolis diz que “vitória de Bolsonaro na revista Time é de mentirinha”
  • Empresario comerciante em Lojistas reclamam da decoração de Natal de Varginha




Categorias

  • #vgaumafotopordia
  • Animais desaparecidos
  • Blog na Copa 2010
  • Blog na Copa 2014
  • Blog nas Eleições 2010
  • Blog nas eleições 2012
  • Blog nas eleições 2014
  • Blog nas Eleições 2016
  • Blog nas Eleições 2018
  • Blog nas Eleições 2020
  • Bloguinho
  • Boca no trombone
  • Café
  • Carnaval 2009
  • Carnaval 2010
  • Carnaval 2011
  • Carnaval 2012
  • Carnaval 2013
  • Carnaval 2014
  • Carnaval 2015
  • Carnaval 2016
  • Carnaval 2017
  • Carnaval 2019
  • Carnaval 2020
  • Carnaval 2021
  • Charges
  • Classificados
  • Colaboradores
  • Coluna Social Etiqueta
  • Concurso de fotografias
  • Consultório Médico
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Destaque
  • Dez motivos pra sair de casa em Varginha
  • Dia dos Pais 2013
  • Economia
  • Educação
  • Enquetes
  • Entretenimento
  • Entrevista ao vivo
  • Esporte
  • Falecimentos
  • Folha de Varginha
  • Garagem
  • Garota MMA
  • Gastronomia
  • Geral
  • Informe publicitário
  • Internacional
  • Lazer
  • Lazer e Cultura
  • Manifestação em Varginha 2013
  • Meio ambiente
  • Memórias de Varginha
  • Musa do Blog
  • Na faixa
  • Natal ACIV 2011
  • Natal ACIV 2012
  • Natal ACIV 2013
  • Natal do Leitor
  • Opinião
  • Oportunidade de emprego
  • Pausa para o cafezinho
  • Pausa para o cafezinho
  • Pesquisa: Eleições 2008
  • Pitaco FC
  • Política
  • Povo Fala
  • Pra Sair de Casa
  • Promoções
  • Rádio do blogdomadeira
  • Responsabilidade social
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Selfie Animal
  • Semana do Café 2016
  • Sul de Minas
  • Turismo
  • TV Princesa
  • Utilidade pública
  • Varginhenses pelo mundo
  • Vídeos
  • Você repórter
  • Início

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Início

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.