A Petrobras inaugura nesta sexta (29) o gasoduto Paulínea (SP) – Jacutinga (MG, perto de Pouso Alegre), que permitirá que pela primeira vez o gás natural chegue, por meio de um gasoduto, aos municípios do Sul de Minas. O objetivo é atender indústrias da região, principalmente dos setores de alumínio, cerâmica e alimentos. A construção do gasoduto já se tornou folclore em Varginha. Há mais de dez anos é divulgado que o gasoduto passaria pela cidade. O anúncio da obra foi feito com antecedência e uma megaestrutura. As informações são da enviada especial do Blog, Thayane Viana. Ela foi a Belo Horizonte, acompanhar coletiva da Petrobras sobre a obra.
“A partir desta sexta-feira o gasoduto Paulínea (SP) a Jacutinga (MG) começa a operar e dá inicio a um novo tempo industrial para o Sul de Minas, que até então não trabalhava com gás natural em grande quantidade. O combustível pode ser utilizado nas indústrias, postos de combustíveis e termelétricas. As obras geraram mais de 5 mil empregos diretos e indiretos. O ponto de entrega do gás pela Petrobras no Sul de Minas é Jacutinga. De acordo com o gerente-geral de Implementação de Empreendimentos Petrobras, Marcelo Restum, as cidades que se interessarem em consumir contratam a Gasmig, que faz a distribuição através da construção de dutos ou por carretas. Poços de caldas, Caldas e Andradas já firmaram contrato para suas indústrias. Minas é hoje o sexto maior mercado de gás natural no Brasil.
O presidente Lula não veio por problemas de saúde. A Petrobras disse que a ministra Dilma estaria presente por se tratar de uma obra do pac, mas ela não veio e a explicação é que ela estará amanhã (sexta-feira) na inauguração em Jacutinga. Um jornalista de Jacutinga disse que o governo federal montou uma estrutura gigantesca na cidade para receber o presidente Lula e a ministra Dilma Roussef”.
jacutinga fica a 28 kms de itapira sp amparo sp tambem pouso alegre e perto e paulinia perto do circuito das aguas paulista gardenia onibus e alugado pela prefeitura de pedreira sp a linha visite pedreira a 77 kms de jacutinga obrigado
Pouso Alegre é uma cidade muito boa com super desenvolvimento, que não para de crescer que causa dor de cotovelo para muitos, só lamento. Abraços, boa tarde.
é Varginha leiam essa materia, o nosso Governado falando das cidades POLOS digo pôlos, que iram se beneficiar do gas. POUSO ALEGRE ESTÁ LÁ
http://hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/politica/governo-vai-construir-3-gasodutos-e-investir-r-6-bilh-es-em-rodovias-1.246060
hauahuahuah Poços de Caldas já tem gas!!!! eee vcs??? cade??? Sinceramente, se arrependimento falisse a EPTV tava falida, pq abrir sede em Varginha ao invés de Poços… Agora fica com sede ai mais fazendo tudo aqui!!!
Ocês acha que este gaz do dudo…é petolio..liquido ou incolor….
Quanto ao projeto do gás, particularmente não acredito no futuro do GNV no Brasil. É política que não dá pra entender. E depois dessa notícia abaixo, aí que reafirmo que isso não vai prestar.
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/02/03/brasil-seguira-comprando-gas-da-bolivia-mesmo-com-o-pre-sal-diz-lula.jhtm
Falando em publicação oficial do Município, alguém aí notou o pagamento feito para dois jornais de Varginha? Isso tudo é pra assinatura de jornal? Madeira, ninguém vai fazer nada???
Caro Leandro/Campinas.
Trata-se de arquivo pessoal cujo conteúdo foi publicado no Órgão Oficial do Município de 01/12/2005 (impresso). Não consta na internet. Foi mais uma precipitada e auspiciosa notícia que não se concretizou.
O cara pálida, quando eu disse refinaria me expressei mal. O que eu quiz dize é que deveria se ter um local onde tivesse o armazenamento do gás, que viria para a cidade de outra forma se não por dutos, ou seja, através desses armazenamentos se levaria o gás a estas cidades, como ocorre aqui em Paulínia. Mas isso não iria acontecer…
Cara pálida de cima , gás não se refina, o que ocorre é a sua separação e distribuição, dos pontos de produção (Bolívia e plataforma marítima do Brasil) para as bases de gás (como Paulínia) e dai para outros pontos (Jacutinga) e dai por diante (Poços e posteriormante P. Alegre). Neste ponto Varginha tá um pouco fora de mão.
Para que Varginha distribu-a o gás, deveria ser feito uma refinaria na cidade, pois é de extrema falta de inteligência trazer o duto até a cidade passando por Pouso A. ou Poços e depois voltar.
Nova Visão.
Põe o link dessa noticia pra eu dar uma olhada por favor.
Caro Juca, veja em ctgas.com.br artigo sobre nosso gasoduto.
Tomei conhecimento de um ante-projeto no qual o gás virá de Pouso Alegre para Varginha e não o que foi noticiado acima.
De Jacutinga para Poços de Caldas de Poços para Pouso Alegre e Pouso Alegre para Varginha via Fernão Dias , Monsenhor Paulo e estrada do Solúvel.
Vamos aguardar.
Fazer graça com grana dos outros é facil. Basta olharmos o mapa geografico do Sul de Minas que veremos claramente que Varginha está muito mais distante dos principais clientes consumidores de gás do que Poços de Caldas e Pouso Alegre. E vem coruja falar que Varginha será o Polo. Imagina o gas sai de Jacutinga , vem a Varginha e Retorna para Poços, Itajubá e Pouso ALegre. Esta eu pago pra ver. Trucooooooo.Outra coisa. Alguem ja passou por S. Sebastião do Paraiso, Passos , pra verem como que a cidade economicamente e fisicamente expadiu? DA-lhe Princesa do Sul.
*PAULÍNIA
“VARGINHA SERÁ PÓLO DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL”.
Depois de diversas visitas à Petrobrás e à Gasmig, o Prefeito conseguiu junto à empresa, no seu processo de expansão de mercado de gás natural em MG, que “Varginha” seja o pólo distribuidor de gás para região. Nos próximos dias, uma reunião com empresários definirá os procedimentos para começar a desenvolver esse projeto. A partir de “Varginha” , o gás será distribuido para Três Corações, Pouso Alegre, Itajubá e Poços de Caldas. Esta é mais uma conquista/ vocação de Varginha de ser Pólo Regional, além de gerar emprego e renda para o Município.
Obs. Transcrito (sic) Órgão Oficial do Município
n. 406 datado de 01 dezembro 2005.