Carlos Cornwall e Antonio Marcio Lira de Almeida, especial para o Blog
Que o assunto desperta paixões não resta dúvida e hoje cresce o movimento entre amigos e apreciadores para a volta dos transportes de passageiros em nossas ferrovias também , a exemplo da abertura do circuito ferroviário vale verde na região de Lavras, Perdões, Itumirim, Carrancas e entorno ferroviário. Também em nossa cidade em breve será criada a Associação de Amigos do Trem, visando esse resgate. Hoje mostramos um pouco da pujança que era a Ferrovia Muzambinho ,que passa por nossa cidade(o trajeto era chamado de Cruzeiro/SP a Juréia/MG).
Clique na foto para ampliá-la e no título para ler o texto na íntegra.
Vários trabalhadores deixaram ali sua marca e contribuiram para o progresso de nossa cidade e região, seja no transporte de cargas(café,trigo,milho,gado,cimento,etc),seja no de passageiros(como era a apreciada visita a Estação de águas de São Lourenço e até mesmo Aparecida do Norte com baldeação). Nesse primeiro de maio-dia do trabalho- nada mais justo do que homenagear esses valentes senhores que fizeram soar o apito de Marias Fumaças,Litorinas e outras locomotivas, seja através dos troles, da conservação dos trilhos, da virada dos vagões no antigo girador próximo da Igreja São Sebastião, muita história deixaram ,como diria Milton Nascimento na música Ponta de Areia( Velho maquinista com seu boné
Lembra do povo alegre que vinha cortejar-Maria fumaça não canta mais-Para moças flores janelas e quintais).A Foto de 1968 nos foi enviada pelo Sr.Jacy Muniz de Almeida (baiano) agente de estação que hoje com mais de 80 anos e residente em Belo Horizonte,relembra com saudade os áureos tempos dos trilhos em nossa cidade.
A foto do pessoal da RFFSA foi tirada em 1968 pelo saudoso fotógrafo varginhense Agenor Zambotti e mostra a Estação de Varginha com locomotiva e vagões
. Segue abaixo, escrito em ordem, o nome de todos os funcionários da estação ferroviária daquela época sendo que apenas 4 ainda se encontram vivos dos quais 3 residentes em Varginha MG.
Da direita para esquerda: Canuto- garoto junto à parede – falecido- (filho do auxiliar de estação Antonio Emílio Frederico)
Antonio Emílio Frederico: auxiliar de estação – falecido., Wilmington Barbosa Venga: Agente de estação (residente em Varginha)
Clother Lopes: Agente de Estação residente em Varginha falecido ano passado. José Silva: Agente de estação falecido,
José Alves Quintanilha: Auxiliar de estação falecido, José Martins Coelho: Auxiliar de estação residente em Varginha, Watson Barbosa Venga: Auxiliar de estação falecido, Jacy Ferreira: agente de estação falecido, Jacy Muniz de Almeida (baiano) agente de estação residente em Belo Horizonte, Jorge Silva Venga: agente de estação falecido, Raul Bretanha dos Santos: Agente de estação falecido, Antonio Ely Barra: Agente de estação falecido, Marcos Carlos de Paiva: auxiliar de estação falecido em varginha ano passado, Euclydes Ferreira Filho: auxiliar de estação falecido, Edval Gomes: auxiliar de estação falecido, Joaquim Fideles: guarda falecido, Geraldo Pereira: guarda falecido em Varginha em 2008, Biato Costa: auxiliar de estação residente em Belo Horizonte.
Parte de baixo: da direita para esquerda
José Francisco Vieira: Guarda falecido, Francisco Alves: guarda falecido, Venâncio: guarda falecido, Otto Cambraia: Agente de estação, falecido em 30/9/2010, Josué Luiz do Prado: guarda falecido, Joaquim Gaspar da Cunha: guarda falecido, João Rosário: guarda falecido, Joaquim Isidoro Ferreira: guarda falecido, Arvelino Lopes: guarda falecido.
No alto da locomotiva: Júlio Eloy: auxiliar de maquinista falecido,
Na porta da locomotiva: Waldemar: maquinista falecido.
Junto à parede : José Veloso: funcionário da rede, não da estação, falecido.
O Sr José Martins Coelho: Auxiliar de estação meu vizinho na Av Ana Jacinta faleceu em 2017.
marcus
comentei acima, completando:
se não conseguir acessar os site, vai pelo terra e
procure a lei 11.772 ( não esqueça do ponto )
o mapa ferroviário tá no portal acima,se não conseguir acesso mando arquivo anexo pelo seu E-mail. ok
Nota do blog: ok, pode enviar sim, obrigado!
Excelente Matéria; ainda lembro de alguns deles,
o meu pai tinha uma venda nesta época muitos
deles eram cliente de cardeneta. O Sr.José Martins Coelho ( FOTO ) é avô de minha esposa.
Quanto a ferrovia de Varginha,embora a maioria população não sabe ( talvez até prefeito ) existe um projeto ou melhor uma Lei 11.772 que trata do assunto.
Projeto este que é Ligar esta ferrovia de Varginha á Poços de Caldas ( antiga mogiana ).
O bjetivo deste projeto não é apenas ligar as duas cidades; é muito mais do que isto,vai ligar Campinas com BH. O objetivo desta lei é ligar a malha bitola métrica dos estados do Sul do país com a bitola métrica do nordeste do pais .
a única ligação existente hoje é através do triangulo mineiro. Com a costrução desta ferrovia ligando Varginha e Poços um trem que sai do sul do país ( MERCOSUL ) em direção ao nordeste país ou
BH e Vitória diminuira seu percuso em mais de
1000Km. confira : tá internet
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11772htm
http://www.brasil.gov.br/sobre/geografia/mapas/mapa-ferroviario
Que fantástica reportagem! O meu pai foi agente da estação, Antonio Ely Barra, Muitas saudades…
Chorei muito quando revi o meu pai. Emocionante!!! Bons tempos aqueles!!
O CFVV irá propor este ano ainda se possível ao governo da cidade de Varginha a revitalização ferroviária do trecho Varginha a Lavras, com a criação do Trem do ET. Um trem para fins turísticos e de passageiros entre Lavras e Varginha, que pode ganhar apoio dos governos Federal e Estadual. O CFVV já está desenvolvendo um projeto entre Perdões e Carrancas e irá intervir com esta proposta de reativação da via para passageiros que só trará benefícios entre as cidades de Varginha, Tres Corações e Lavras.
Esperamos uma boa recepção do poder executivo e legislativo destas cidades para que isto seja possível.
Cesar mori
Presidente do CFVV
Tive o prazer de residir nesta encantadora cidade durante 4 anos,ainda tinha um trem que transitava até Tres Corações porém de cargas,seria ótimo se o trem voltasse a circular com aquelas locomotivas Maria Fumaça.
Parabens Pela Materia.
O FUNCIONÁRIO DA REDE FERROVIÁRIA SR. OTTO CAMBRAIA FALECEU NO DIA 30-09-10, FAVOR ALTERAR NO BLOG. MUITO OBRIGADO.
minha mãe sente saudades destes tempos
Olá muito boa a matéria sou neto de Josué Luiz do Prado já falescido
muito bom por lembrar desses profissionais que nunca deveriam deixar esquecer deles nunca com suas contribuições
Um Abraço á Todos
parabens pela materia eu tambem tive oportunidade de viajar varias vezes para tres corações quando ai para esa.
Me emocinei ao ver esta foto, com muito orgulho sou filho de ferroviário. Obrigado Sr. Carlos pela
e homenagem a estes q um dia tiveram o privilégio
de trabalhar e fazer suas familias felizes em períodos de férias c/ viagens q jamais esqueceremos…….
Concordo plenamente com as opiniões aqui postadas!!! Varginha já foi muito “bunita” e se nós quisermos será mais ainda…basta sabermos
escolher…se não vamos colher o que plantamos!!
Eu hein!!
È realmente uma pena acabar com a ferrovia de Varginha, poderia voltar pelo menos os passeios, nossos filhos nunca vão andar de trem? É terrivel ver as coisas boas de nossa cidade ir acabando….
Excelente matéria. Enquanto isso no terceiromundismo de nossos dirigentes fala-se em arrancar os trilhos e construir sabe-se lá o quê…
Parabéns pela emocionante reportagem.
Sou neta de Josué Luiz do Prado, já falecido, estou orgulhosa e honrada com a linda homenagem.
Ao blog do Madeira e seus colaboradores, um grande abraço e os agradecimentos de toda a nossa família.
oie boa tarde e com grande satisfaçao que deixo minha mensagem obrigado a todos que fizeram esse blog moro em osasco sao paulo e sou neto de Josué Luiz do Prado e com muito ogulho agradeço a voces a postagem da foto e a homenagem a todas as familias .
muito obrigado
Leonardo Grizotto
adorei, tenho 22 anos e adoro saber do passado, da história..sendo de varginah ou não
– EXCELENTE, MUITO BOM, ÓTIMA MATÉRIA. MEUS PARABENS , MADEIRA.
Além da morte dos ferroviários houve também o fim da ferrovia. Uma pena.
Parbéns ao Carlos Cornwall e ao Antonio Márcio, resgatar a história da cidade, num momento em que a ferrovia volta a ser discutida na região e trens como o de São Paulo a Santos e São José dos Campos, será reativado aos passageiros é muito bom.
Que legal ao Sr.Jay dar os nomes de seus companheiros de trabalho. Alguns politicos da nossa cidade precisavam ler essa matéria antes de falarem em retirada de trilhos. Respeitem a memória dessa gente trabalhadora e de suas familias, basta ler esses nomes e ver que muitos de seus familiares ainda moram por aqui.
São de matérias assim que o Blog do Madeira,continua tendo credibilidade. Nunca se deixe intimidar pelos falsos profetas. bola para frente.
Ah!bons tempos!!!!
Saudades!!!
Que bom seria se voltasse a funcionar esse meio de transporte aqui…Um ótimo passeio turístico até a estação de água de São Lorenço ou até Aparecida do Norte!
Conheci alguns aí da foto…
A assinatura do senhor Zambotti,que pessoa incrível!
Obrigada,Carlos e Antonio Marcio,pela preciosidade deste artigo.
E Varginha é ligada a Tres Corações por excelente ferrovia, passando por belos lugares e podendo ser um trecho que pode ser usado para transporte turistico e de passageiros. Em TC, poderiam ser retirados dezenas de onibus que levam os trabalhadores ao distrito industrial! Mas nada é feito e o que surge vez por outra é a sugestão de retirada dos trilhos, para substituir por carros e onibus…Quanta falta de inteligencia e de omissão da sociedade.
Tempos que os governantes de Varginha lutavam para que nossa cidade crescesse ainda mais, agora nem isso existe mais.
É uma pena, mais como disse nosso ex-prefeito, curu—, vc tem que ser o mais cara de pau da prefeitura se não vc sai rapidinho.
Acho que o prefeito é o ET da cidade, vive em outro mundo.