A Gincana Cultural da Copa 2010 terá a última etapa eliminatória nesta quinta-feira (10). A competição é realizada nas manhãs de sexta-feira, mas foi antecipada esta semana devido à abertura da Copa do Mundo. A gincana começa às 9h, com transmissão ao vivo da TV Princesa e Rádio Melodia.
Três provas são disputadas na gincana cultural. Na prova solidária todos pontuam. O objetivo é incentivar os alunos a arrecadar donativos para entidades assistenciais. A prova criativa consiste na elaboração de um “grito de guerra”, temas e lemas sobre os países que vão disputar a Copa do Mundo. O júri avalia a melhor criação. Na prova de conhecimentos os alunos respondem às perguntas elaboradas pela produção da gincana.
Seis escolas foram inscritas: Dr. Jacy de Figueiredo (eliminada), João Urbano de Figueiredo, José Augusto de Paiva, Professora Maria Aparecida Abreu e São José. Cada uma escolheu um representante para responder as perguntas, feitas pela professora Rossana Ippolito, que também é coordenadora do Programa Tim ArtEducação e integrante do Copac, Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural.
A Gincana Cultural da Copa do Mundo é promovida pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) e Fundação Cultural. “A iniciativa está movimentando as escolas, os alunos estão aprendendo muitos detalhes geográficos, históricos, sociais e políticos dos países participantes”, diz a secretária municipal de Educação e Cultura, Heliana Vinhas Ferreira.
A diretora-superintendente da Fundação Cultural, Paula Andréa Direne Ribeiro, lembra que a gincana possui, além do caráter educativo e de entretenimento, o lado social: “O material arrecadado pelos alunos será doado a pessoas carentes”, informa. Nas duas primeiras etapas da gincana foram arrecadadas 875 peças de higiene pessoal. A coordenadora da gincana, Raquel Nogueira e Silva informa que as escolas campeãs escolhem qual entidade vai receber os donativos. A Escola São José, vencedora da primeira etapa, escolheu o Vida Viva. A Escola João Urbano decidiu doar os donativos para comunidades carentes da zona rural.
estudante, tb acho interessante sua ideia, mas existem uns probleminhas… Aki, como ñ é Europa, a professorada tem q trabalhar mto mais pra poder sobreviver, então, se as aulas começassem às 8, ia ter gente trabalhando até meia-noite!!! Quem sabe se um dia valorizarem a educação, poderemos pensar nesse assunto???
JOÃO URBANO DE FIGUEIREDO FILHO…..PRA SEMPRE MINHA ESCOLA DO CORAÇÃO. SUCESSOOOOOOO!!!!!!
Bjs da Tia Flávia
Deus ajuda quem cedo madruga.
Enfim uma iniciativa interessante na educação, tomara que esse tipo de inicitiva continue e não seja apenas atitudes isoladas como sempre acontece
Madeira, Porque estas escolas Particulares, estaduais, e municipais, nao mudam os horários das aula para começar as 8.00 da manhã e prorrogam ate 13.00. Ninquem merece acordar tão cedo. Deveriam copiar as iniciativas corretas da Europa. Porque voce nao lança a ideia