O Conselho Municipal de Turismo de Varginha em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo, lança a Campanha de Conscientização Turística, com o título: “Turismo em Varginha: A gente tem por aqui”.
A campanha se desenvolverá através de um trabalho de multiplicação dos almanaques junto a adolescentes da oitava e nona série do ensino fundamental tanto nas escolas públicas quanto nas escolas privadas do município, totalizando aproximadamente três mil e oitocentos estudantes.
Os almanaques em formato de quadrinhos animados, retrata uma história entre dois personagens, o etezinho e um jovem estudante varginhense chamado Carlos, ambos abordam temas como a importância do turismo para Varginha, como o cidadão pode colaborar para o desenvolvimento dessa atividade, assim como um passeio pelos nosso principais pontos turísticos como: o lago de Furnas, Fazenda Mata Nativa, Aeroclube de Varginha, dentre outros.
Para motivar os alunos, o COMTUR, promoverá um concurso de desenho, onde os ganhadores serão contemplados com passeios turísticos em Varginha, e terão direito a um passeio de lancha no Lago de Furnas, um vôo livre em Varginha, atividades de aventura e um almoço em um restaurante rural.
Este projeto está sobre a coordenação de Vinícius Amantéa Campos e Edgar Berchembrock, tendo início no mês de agosto junto ao retorno do segundo semestre letivo escolar, para os interessados o almanaque em breve estará disponível para download no site da Prefeitura Municipal de Varginha. (Assessoria de Imprensa)
Turismo em Varginha? é essa opição de turismo que Varginha pretende oferecer????
“A 2ª Parada Gay de Varginha será realizada no dia 5 de setembro. A data foi fechada na tarde desta quinta-feira (1º/7), durante reunião na Fundação Cultural de Varginha.(…) A Parada Gay é realizada pelo Grupo Gay de Varginha, com apoio da Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural de Varginha, Secretaria Municipal de Turismo e Comércio e Guarda Municipal.”
http://www.blogdomadeira.com.br/?p=12126&cpage=1#comment-101879
Primeiramente Gostaria de “julgar” o comentario infeliz do Sr. Vinícius Amantéa Campos, chefe de departamento de turismo de Varginha. Onde ele disse: “”Novamente convido a Matilde (seja ela/ele quem for) a fazer uma visita a secretaria.”” Primeiro uma pessoa que está em um cargo que represente o povo Varginhense, poderia muito bem escolher palavras mais honrosas dignas de seu cargo para se referir a um morador dessa cidade que está ligado diretamente no seu ganha pão! Segundo:
Varginha está se preocupando com coisa fútil, e não está vendo a bagunça em que se encontra praças , jardins, parques , vias expressas. Primeiro na minha opnião de pessoa leiga, varginha tinha que se preocupar com a acessibilidade para os proprios moradores, arrumar as praças, para os moradores brincarem com seus filhos, montar uma estrutura fisica para os moradores, para depois, volto a dizer, só depois procurar trazer pessoas pra varginha. O senhor Chefe de turismo, pode falar que isso pode não ser responsabilidade dele, mas devemos pensar assim primeiro antes de abrir turismo pra varginha. Daí fica a pergunta: Quem vai quer visitar uma Cidade que deixa suas praças com grandes matos, que não se tem o devido cuidado e preparo com areas de lazer para os moradores?
Vinícius Amantéa Campos // Jun 22, 2010 at 2:50 pm
voce está em serviço? na secretaria de turismo? e nóis pagando pro ocê na internet?
Matilde e Leitor Esporadico…
Falar sem fundamento é fácil…..
Novamente convido a Matilde (seja ela/ele quem for) a fazer uma visita a secretaria e conhecer de perto nossas ações, ai sim, levarei em considerações suas críticas.
Ate então, críticas, sem fudamento, sem comprovações e imparciais, serão desconsideradas por mim.
Porém, concordo com o que diz a respeito de nossa estrutura física.
Uuu hein, a matilde acabou com vocês agora hein Vinicius!!!
kkkkkkkkkkkkk
“Esses já são pontos turístico frequentados, é verdade sim, por uma classe ata, que injeta dinheiro em nossa cidade. comprando alimentação, hospedagem, gasolina…etc….”
Vinicius, como dito por vc no texto acima, o pobre que se dane né, pois ele não tem dinheiro para “injetar” na cidade
Desculpe, a itenção não é ofender e nem atingir niguém, mas é sensibilizar que a população (trabalhadores que movimentam a economia da cidade) que trabalham a semana inteira, não tem um local para poder descansar, ou levar os filhos. Seria bom começar a reformar o que já temos, como o Novo Horizonte e o Zoologico por exemplo.
Uma atração turístioca deve ser a secretaria de Turismo de Varginha.
É difpicil achar um lugar onde um óirgão de importância como este na vida econômica de uma cidade, funcione num cubículo, tendo embaixo os banheiros mais fedorentos do mundo, com um secretário que só está ali pelo salário e nada entende além de esporte e bicicleta, um pelotão de aspones ganhando dinheiro por algo que não fazem, com um orçamento que nem existe, e atribui à pasta coisas que nada dizem respeito a ela, usando a fama de instituições que nunca tiveram da Prefeitura nem uma visita do prefeito ou um grão de areia custeado pelo município.
Quando o mundo inteiro souber que a secretaria de Turismo funciona num cubículo em cima de banheiros fedorentos de uma rodoviária mal conservada e abandonada, com um um monte de gente trombando uns nos outros sem saber o que fazer, e sendo chamados de técnicos em turismo, aí sim, Varginha vai faturar com turismo porque a própria secretaria de turismo vai ser a maior atração turística.
Chamar alguém pra vir visitar este município com intuito turístico é o que eu realmente chamo de SACANAGEM hehehehehe…
Ainda mais com cidades como São Lourenço e Poços de Caldas por perto….
Graziela.
Citei pontos turístico, de qualidade que ja recebem visitantes de todo o estado. Todos esses pontos hoje, fazem parte de um roteiro estadual, ou seja, vieram técnicos de BH, da Secretaria Estadual de Turismo, para estudar nosso turismo, e todos esses pontos foram selecionados POR ELES, para compor o roteiro de viagem em MG. Bom…., mt outros que nao citei, nao foram selecionados, estes citados, sao sim de qualidade, a realidade dles de visitação comprova os fatos. Não sou apenas eu que tenho essa visão técnica, como vc mesmo pode comprovar através deste argumento. Esses já são pontos turístico frequentados, é verdade sim, por uma classe ata, que injeta dinheiro em nossa cidade. comprando alimentação, hospedagem, gasolina…etc….
Concordo com o que diz respeito sobre seus acessos, ainda sao mt precários, mas estamos caminhando para melhorar isso tbm…
O turismo, ao contrário do que todos pensam, não é so lazer, ir a fazenda experimental, é um turismo técnico de conhecimento, ou seja, grupos se deslocam a varginha, hospedam-se, se alimentam, movem nossa economia, para esturdar sobre o café.
E concluindo, a minha transparência neste blog naõ é para salvar o meu emprego..rs….mas sim pq acredito em algo maior, o desenvolvimento do turismo em Varginha, e a propósito, estou adorando essa oportunidade, de interagir aqui, pois as críticas e sugestões me enriquece mt como profissional da área.
sugiro a criação de um grupo de opiniões para o turismo em Varginha, apŕender é sempre bom…
Sr. Vinicius muito plausivel sua defesa pelo emprego, mas desde quando fazer OFICINAS é turismo, e ir em Fazenda experimental é legal. Fazer o que na estação central (mal reformada e sem atrativo) o Aeroclube, é para quem tem dinheiro e os assalariados vão levar os filhos aonde, não tem circular para a Mata Nativa, ou agora tem? Riviera e Pesque Pague é lugar TURISTICO então vc esqueceu de colocar o Kangurus, Mister Salum e Kidelicia. Me desculpe, mas Varginha não tem nenhum atrativo turistico, nada, mais nada mesmo. Vc não devia citar essas opções, depois vem pessoas iludidas para Varginha e quebram a cara.
Rosi: “E a respeito da saúde, o atendimento está sim excelente, nos ultimos anos policlinicas e hospitais públicos melhoraram e muito!”
Não sei de onde vc é, mas se Varginha está bem pra vc… então tá, né…
Não foi seu parente q morreu de pneumonia pq não havia leitos nos hospitais da cidade…
Não foi parente seu q precisou ir pra Três Pontas por falta de um CTI descente…
Sorte a sua!
Novamente posto mais um recado.
É visivel que Varginha tem sim, pontos interessantes, mas novamente bato na tecla: abandonados!!!
A cidade é grande, é forte, é polo, mas veja nós mesmos o caus de nosso transito em horarios de picos, ou ate mesmo as praças que temos. Precisamos sim, trazer pessoas para conhecer Varginha, valorizar nossa cidade.
Hoje nao temos opções para levar nossos filhos e saimos daqui para visitar cidades do Circuito das Águas como Lambari, São Lourenço, Caxambu, ou em Poços de Caldas onde a cidade foi planejada. O que temos que que fazer é incentivar o Turismo e melhorar as opções de diversão para nossa gente. E o Theatro Capitolio? Poderiamos receber inumeras atrações fantásticas… e o Cine Rio Branco? para receber grandes lançamentos e divertimos… Estes patrimonios estão ai, parados! Precisamos tomar uma iniciativa e ver o que fazer! Como disse anteriormente, o “Parque do ET” seria uma boa pedida, com diversão, lojas, policiamento, posto médico ou mini-hospital, parque de alimentação, museu do ET, cinema etc… enfim algo que nós Varginhenses poderiamos ir e divertir junto com a Familia e os turistas ver, comprar, divertir.
Hoje o que banca o turismo da Cidade e é fato e real, é so passar em frente para ver, é a Nave do ET e o ETzinho ali localizados. Alvo de fotos de varias pessoas, familias que passam por Varginha.
A nossa praça do Fonte, nem se quer a Fonte mesmo funciona? e quando Funciona dá um banho em quem passa ao lado, ou para para ver os antigos jogos de luzes e malabarismos dás águas.
Não quero criticar, muito menos menosprezar a cidade, jamais. Pelo contrario, quero que a cidade cresça e seja uma opção neste circuito de turismos, pois hoje, por nossa região, o turista de SP, RJ, BH, RS etc… certamente vai para São Thomé das Letras, Cambuquira, São Lourenço, Poços de Caldas pois sabem que lá tem opção.
Boa iniciativa, mas isso é a médio e longo prazo!
Vale tambem a concientização de todos nós. De mantermos a cidade limpa, cuidar das praças que ainda temos, de darmos vagas aos idosos sejam em filas, onibus etc….
Vale tambem a nossa parte! Não podemos só depender da Secretaria de Turismo, da Prefeitura etc…
Se unirmos, certamente consiguiremos algo, e se nao der certo, fizemos a nossa parte!
Gente, acho a ideia muito legal, apesar deu nao ser de varginha, estou morando aqui para estudos…não vou mentir que eu gosto de morar aqui, por uqe nao gosto…mas nada contra cidade… Turismo em Varginha sempre foi alvo dos paulista, conheço muitas pessoa que saem de capitais para vim na “cidade do ET”
Acho um projeto interessante e lucrativo para cidade!
E a respeito da saúde, o atendimento está sim excelente, nos ultimos anos policlinicas e hospitais públicos melhoraram e muito!
Quem é doido de vir fazer turismo em varginha? até em eloi mendes deve ser mais divertido que aqui,m essa cidade é pessima em questão de diversao…..
Uma pergunta ao que postou o comentario “parabéns pela iniciativa. Assim é o começo. Persistam. Varginha tem vocação turística natural.”.Quando se inicia um empreendimento a primeira pergunta que devemos responder e atender quem e com o que. Atender o turista ja se respondeu , mas o que temos pra oferecer? Qual a vocação turistica natural de Varginha. Eu moro em Varginha fazem 22 anos e desconheço algum atrativo turistico de “nossa” cidade.Ate que se ainda tivessemos o Rio Branco, Capitolio ainda ia lá. Lembro-me de quando criança que por varias vezes vim a Varginha com a famila de amigos para assistir os grandes lançamentos do cinema.E a fila era de se assustar. Havia excelentes restaurates (Gambi era um deles) e hoje o que temos? Acho que a vocação turistica natural de Varginha ainda esta por ser descoberta.
Bom dia, me chamo Vinícius Amantéa Campos, e sou chefe de departamento de turismo de Varginha.
Varginha possui produtos turísticos sim, como:
Fazenda Mata Nativa, turismo de aventura
Lago de Furnas, onde se pode fazer passeios de lancha, e aproveitar das áreas de lazer e alimentos e bebidas já existentes no local
Aeroclube de Varginha, onde se pode fazer vôo panorâmico através de monomotor ou aeroplano
Fazenda Experimental, onde pode-se fazer um turismo científico, explorando as diversas experiências a respeito do nosso principal produto, o café.
Oficinas de balista, nas cafeterias centrais de Varginha
Oficinas de artesanato no Pq.Novo Horizonte
Oficinas de artesanato
Museu
Estação central
Pesque e pague e restaurantes rurais
Bom, tem opção de produtos formatados e de qualidade sim. Porém, não culpo a quem agride o turismo de Varginha, pois quase ninguém sabe, sobre essas possibilidades, esse é o objetivo da campanha de conscientização, mostrar Varginha e seu potencial.
O grande desafio a início, e segurar o turista em Varginha que vem para negócio, de quinta e domingo.
Turismo, movimenta a economia e gera emprego, pensem nisso. A secretaria de turismo está aberta para críticas construtivas e possíveis visitar para conhecer melhor a realidade de nosso turismo.
Até….
parabéns pela iniciativa. Assim é o começo. Persistam. Varginha tem vocação turística natural.
Também acho que antes de tudo deveria ser pensado no bem estar da população que hoje está carente de lugares de lazer . Todos os locais de lazer do Varginhense não tem estrutura nenhuma .Alguns são bonitos , independente do local onde foram construídos , porém hoje são lugares abandonados ou mal cuidados . As famílias não tem lugar para levarem seus filhos para brincar ou fazer um passeio diferente , portanto primeiro vamos dar aos varginhenses qualidade de vida e consequentemente o turismo terá o sucesso esperado . Vamos tratar bem primeiramente o povo Varginhense ,depois pensamos nos visitantes .
Podemos ajudar a montanha montando o guia. Eu ajudo:
-Nave do ET
-Elevador panorâmico
-Parque São Francisco
-Obras do Padre Vitor – ex futuro parque aquático.
-Ruínas do Teatro Capitólio.
-Ruínas do ex-maior cinema da América Latina.
-Buraco com animais em jaulas.
-Melãozinho ou réplica das ruínas da Grécia Antiga.
-Nosso centro de lazer ás quintas-feiras: Estação (na falta de um lugar melhorzinho)
-Parques abandonados: Novo Horizonte e do Centenário
Depois da incrível visita, pegue o busão na rodoviária e desfrute do que resta de lá!
Muito boa a colocação do “Varginhense”, porém eu pergunto: Fazer o Parque do ET com o quê? Se um turista vier aqui e passar mal ou sofrer um acidente (não estou gorando) pra onde ele vai? Pro hospital de Elói Mendes? Alfenas? Deve ser, né… os Varginhenses mesmo não podem ficar doentes pois não há atendimento… imagina os turistas… vai ficar ruim pra cidade…
Pq será que Mauro Teixeira não foi para o Hospital Bom Pastor? Já que segundo o nosso prefeito Coruja, a saúde de Varginha está ótima!??
Parabens pela iniciativa de motivar e trazer turistas para nossa cidade, mas ai eu pergunto: O que temos há oferecer?
Varginha é uma cidade polo, uma cidade de otima localização, porem nao temos nada que possamos oferecer aos nossos turistas e visitantes á não ser a Nave do ET, que por coincidencia ou não, criada pelo nosso Ex-Prefeito Mauro Tadeu Teixeira, onde esta obra foi alvo de inumeras criticas por nós Varginhenses, mas hoje é o que tem os turistas para baterem fotos e levar algo de nossa cidade.
Temos parques, zoologico, etc… mas abandonados….
Precisamos sim de locais, pontos para que aqueles que passarem por aqui, tenham uma boa visão e é claro, poder visitar parques, museus etc….
A Criação de um “Parque do ET” seria uma boa pedida!
Fica aqui a minha sugestão.
Pena que tal iniciativa se torna inútil e ridícula, levando em consideração que a rede Hoteleira de Varginha não investe em treinamentos para seus colaboradores e tão pouco valoriza os profissionais ja capacitados. Franklin Bueno Bastos, Técnico em Hotelaria.