Hoje, sete de maio, é o dia de nascimento do saudoso ZANOTO. O poeta Aníbal Albuquerque, da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC) enviou mensagens com a lembrança a nossos amigos em comum. “Anualmente, quando ele não fugia para estar com a filha Isabel, falávamos ao telefone. Em anexo, foto de Zanoto,
com a Presidente da AVLAC, professora Vânia Vinhas, quando ele recebeu a Comenda do Mérito Legislativo, mais importante condecoração concedida pela Câmara Municipal de Varginha. Do vol. 1 do Catálogo da produção poética impressa nos anos 90 (Rio de Janeiro Blocos, 1995), um poemeto do ZANOTO:
O nevoeiro,
na aflição de cobrir a terra,
branqueou-lhe os seios
e revelou a sua existência.
Depois, foi morrer no horizonte.
Caro Marcus Madeira:
Agradeço em meu nome e no da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, AVLAC, a singela lembrança da data natalícia de nosso saudoso amigo e confrade José de Souza Pinto, Zanoto.
Pessoa de extrema sensibilidade, sabia traduzir em versos, prosa, ou mesmo, em uma conversa informal, os pequenos fatos do cotidiano. Em sua coluna “Diversos Caminhos”, com talento, dedicação e carinho, divulgava e valorizava a beleza da literatura, através da publicação de obras de escritores e poetas conhecidos ou ainda desconhecidos do grande público. Pai exemplar, avô querido, amigo, grande entusiasta das Letras e das Artes, assim era Zanoto… ou melhor, assim “é Zanoto”, pois sua grande obra está viva, eternizada nas páginas da Literatura e, também, nos corações de todos aqueles que tiveram o privilégio de contar com sua amizade e carinho.
Vânia Vinhas Cardoso
Presidente da AVLAC
Boa lembrança Madeira,afinal é uma data para ser comemorada,pois o bom Deus deu a nossa cidade o Zanoto, figura das mais simpáticas, que conheci. Uma das mais bem humoradas prosas que pude bater com suas tiradas e observações inteligentes. Dias desses,estava pesquisando sua obra e encontrei um blog/site, que vale a pena ser navegado por todos seus fãs ,amigos ,pois lá muitas de suas cronicas e escritos estão eternizados.
O endereço:
http://www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/colunistas/zanoto/zindex.htm
Madeira,colaboradores do Blog,amigos:
Estive para agradecer diversas vezes as mensagens e comentários no Blog,quando papai faleceu.Foi muito apoio,muita emoção que tivemos na ocasião.Impossível,hoje,agradecer todos os que se manifestaram.A cada um deles fiz uma oração de agradecimento.Nunca vamos esquecer de tantos amigos comuns e de meu pai.Êle está fazendo falta,mas podem ter certeza,o exemplo está sendo seguido.Como é bom ter amigos,fazer amigos e cultivar o que é de bom.Ainda hoje inúmeras manifestações de todo Brasil,têm chegado.Agradeço a lembrança do Aníbal,nessa data de hoje:seriam os seus 83 anos.Com muito orgulho também,quero participar que dia 31 de maio seriam os 60 anos de casados.Obrigado a todos,que Deus lhes recompense com saúde,alegrias e muitas bençãos.Abraços,
Luiz Henrique de Souza Pinto.