Representantes da Guarda Municipal de Varginha estão em Brasília (DF) para o 3º Seminário Nacional das Guardas Municipais e Segurança Pública. O evento começou hoje(24) e vai até quinta-feira (26) na Câmara dos Deputados. O principal objetivo do seminário é a discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 534/02 que trata da ampliação das competências das guardas municipais. Clique abaixo para ler mais.
De autoria do Senado, a PEC autoriza as guardas municipais atuar na proteção da população. Atualmente, a instituição pode atuar somente na proteção de bens, serviços e instalações municipais. Também são objetos de debate a prevenção da violência, a capacitação dos guardas municipais e a história da categoria.
Quatro guardas municipais de Varginha estarão presentes, entre eles o comandante da GM, Maurício Maciel. “É um momento importante para reivindicações e contato com pessoas que estão diretamente envolvidas com o trabalho das guardas municipais”, explicou. Maurício Maciel também vai ocupar a Plenária durante o seminário. (informações ASSCOM/PMV)
PARA OS LEIGOS ESTA MATÉRIA COLOCA A GM EM CONTRADIÇÃO POIS DIZ QUE A PEC534 QUE BUSCA AMPLIAR A ATUAÇÃO DA GM AINDA NÃO FOI APROVADA, MAS SABEMOS QUE O DIREITO NÃO TÊM COMO FONTE, SOMENTE A LEI FRIA. ESTA PEC APENAS VÊM PACIFICAR O QUE JÁ TÊM ENTENDIDO O JUDICIÁRIO BRASILEIRO, QUE ALÉM DA PROTEÇÃO DE BENS SERVIÇOS E INSTALAÇÕES,AS GMS NÃO SÓ PODEM COMO DEVEM ATUAR NA PROTEÇÃO DAS PESSOAS, FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO, PREVENÇÃO E REPRESSÃO DA CRIMINALIDADE COMO ÓRGÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL, POIS É NO MUNICÍPIO QUE TUDO ACONTECE E SÓ A GM É CAPAZ DE FAZER POLÍCIA COMUNITÁRIA, PELO MAIOR CONTATO COM A POPULAÇÃO. ESTA PEC VÊM PARA CORTAR PELA RAIZ QUESTIONAMENTOS E ACUSAÇÕES DE OUTRAS CORPORAÇÕES CONTRA AS GMS SOBRE SUAS COMPETÊNCIAS, DANDO TOTAL SEGURANÇA JURÍDICA PARA AS GMS DESENVOLVEREM SEU REAL PAPEL NO ATUAL CENÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA DO PAÍS, QUAL SEJA ZELAR PELA SEGURANÇA DO CADADÃO POIS ESTE É MAIS IMPORTANTE QUE QUALQUER PRÉDIO PÚBLICO OU PRAÇA.
Só esperam que eles aprendem sobre transito la , porque aqui eles não querem saber de transito acham que são policias até ocorrências de um homem armado eu vi eles atendendo com cassetete ….
essa ai eu ri.
só não entendo algumas coisas.
na foto eles estão em formação militar?
marchando?
eles usam farda ou uniforme?
eles não são civis?
não são funcionarios da prefeitura?
Essa matéria veio pra corroborar ainda mais o entendimento de que de fato a guarda municipal de Varginha age na ilegalidade. FIQUEM ATENTOS!
Porque ao invés de criticar vcs não apóiam!!!! Todo mundo reclama, o trânsito, os marginais, é isso e aquilo, mas na hora sempre chamam os “guardas” porque a polícia sempre é a ultima que chega. Gente vamos parar e pensar, quanto mais gente protegendo melhor pra nós.
Grande contradição. Tanto se vê falar que a GM está atuando dentro da Lei quando aborda pessos e fazem policiamento ostensivo preventivo e a agora essa publicação de que há uma Proposta de Emenda Constitucional para legalizar essa atuação. Realmente acabamos de ver uma notícia de que o que fazem é ilegal. O Sr Comandante da GM deveria se posicionar sobre o assunto, já que, se o que fazem fosse legal, não haveria necessidade de pleitear a legalização. É MUITO DIFÍCIL. Acho melhor a GM aguardar a aprovação da PEC e depois atuar conforme ela estabelecer, caso contrário, legalmente teriam de fazer proteção dos bens, serviços e instalações do município. DEVE SER DIFÍCIL PARA A GM LER UMA NOTÍCIA COMO ESSA POSTADA NO BLOG.
…Atualmente, a instituição pode atuar somente na proteção de bens, serviços e instalações municipais…
Conforme texto acima a GM de Vga esta fazendo coisas erradas, pois a PEC 534 que trata da amplianção de suas competencias ainda nao foi aprovada, ou seja, abordar pessoas, fiscalizar transito, registrar BO e conduzir pessoas presas ainda não podem.
Seria muito bom, mesmo eles se aperfeiçoarem, porque , não são todos mas tem uma guarda, que teria que estudar boas maneiras de abordar uma pessoa , ela se acha,,, só sabe gritar com todos, mas grita muito ao invez de dar o exemplo, abusa da farda.
Que beleza o pelotão da cidade recebendo formação! Bom saber que nossa Guarda estará mais preparada. O trânsito caótico da cidade precisa deste pessoal bem formado e disposto a colocar a mão na massa!
Aeeeeeeee!!!! boa oportunidade para os guardinhas conhecerem a capital federal!!!
Não esqueçam de tirar fotos para postarem em suas redes sociais!!!rsrsrs
Se aqui, debaixo dos nossos olhos, a coisa não funciona como deveria, imagina longe…só city tour q vai rolar…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk