No mês de maio deste ano iníciou-se o 4º Curso de Libras realizado pelo CODEVA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência) em parceria com a Prefeitura de Varginha e a Pastoral dos Surdos. O número de interessados pelo curso vem aumentando a cada ano. Clique abaixo para ler mais.
O primeiro curso, em 2009, formou 28 pessoas; no ano seguinte foram 40 e o último formou 52 alunos. O curso é gratuito, com carga de 180 horas. As aulas são no auditório da Policlínica Central, das 19h às 22h. Os professores são Lindolfo Borges e Célia Ricardino Moreira. Para participar é preciso entrar em contato com o CODEVA (3221 9638) e entrar na fila de espera.
“As pessoas que resolvem ser intérpretes têm que estar conscientes de que é um trabalho muito sério. Você acaba sendo o ouvido dos surdos. É preciso haver mais valorização do profissional e consciência da sociedade”, ressalta Fernanda Gomes. Fernanda é jornalista, está cursando Pedagogia e há três anos estuda a língua dos sinais. A Pastoral dos Surdos acompanha 12 membros. Lindolfo Teodoro Borges Júnior é contador, coordenador da Pastoral dos Surdos há cinco anos em Varginha e Conselheiro do CODEVA. O dia 26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo e Lindolfo Borges representa a Diocese da Campanha no Encontro Nacional em Aparecida. Além de realizar novenas na casa dos surdos e também encaminhá-los ao mercado de trabalho. Lindolfo Borges informa que há interpretação na missa de domingo na igreja do Mártir no domingo às 19 horas.
“O aluno que aprende libras passa por um processo de aprendizagem de uma nova língua e para diminuir o preconceito em relação a qualquer tipo de deficiência é necessária a divulgação dessa e de outras informações relevantes para facilitar a inclusão destas pessoas em todos os meios sociais”, afirmou a coordenadora do curso, Célia Moreira.
Liguei lá agora e me disseram que não estão fazendo as inscrições e que não tem nada de fila de espera já que não tem nada disso pq não passarm as informações correta?????????? Que saco me fazendo de palhaça
Nossa to ligando lá dês de ontem mais não atende… O que será que esta acontecendo???????????
O telefone para contato do CODEVA é: 3222-8211…repetindo: 3222-8211. Este curso é para divulgação da “acessibilidade comunicacional” e melhorar a qualidade de vida das pessoas surdas.
Parabéns pela iniciativa! Isso é muito bom,saber que população acima de tudo busca tbm se integrar.. para que juntos agente consiga uma “Civilização do Amor”. e não da Indiferença.
gostaria muito de fazer este curso pois pretendo
estudar pedagogia só que o horário que não da pois estou estudando neste horário
PARABÉNS PELA INICIATIVA.
QUE TENHA MUITO SUCESSO
Bacana, esse curso é muito importante para fortalecer a inclusão social.
eu sou surdo e mudo e agora vou ter a chance de me comunicar melhor