Carlos Otávio, da Rádio Vanguarda, especial para o blog
A Polícia Federal divulgou balanço parcial da Operação Pirâmide, realizada desde terça-feira em São Thomé das Letras. A operação tem o objetivo de combater a extração irregular de pedras quartzito e descobrir se explosivos poderiam estar sendo desviados das pedreiras para criminosos explodirem caixas eletrônicos. No total, 44 pedreiras exploram o quartzito em São Thomé. Até agora 12 pedreiras foram interditadas por estarem na clandestinidade, sem autorização ambiental. Das 40 pessoas que já foram interrogadas, oito foram presas, sendo que dois proprietários de pedreiras foram indiciados por crimes ambientais e exploração ilegal de minério. Trinta toneladas de quartzito foram apreendidas. A Operação Pirâmide ainda prossegue durante todo o dia de hoje, A Polícia Federal de Varginha conta com o apoio do Exército, Polícia Militar, Ibama, e DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral). Na delegacia da Polícia Federal de Varginha a informação é de que o balanço final da operação será divulgado amanha.
…”mas não!!! a polícia está prendendo trabalhadores que estão somente tentando alimentar suas famílias”, enquanto a maioria se fazem de coitados se sentem no direito de destruir e explorar a natureza por ganância, e o pior, vêem o erro mas não fazem nada para mudar, continuam no erro encobrindo e apoiando a safadeza.
Há milhões de maneiras de se ganhar dinheiro, principalmente em uma cidade como São Tomé das Letras, será que esse povo não enxerga que já chega de tanta exploração e destruição, a cidade está horrorosa parece o Iraque em meio a uma guerra, para quem conheceu Santuma a anos atrás se decepciona quanto retorna. E não venha me dizer que só as pessoas de fora que fazem extrações ilegais, olha bem para minha cara e vê se eu tenho cara de otário.
E outra, muitos dizem “Quem não mora em São Tomé não pode opinar” ai é que se engana, em se tratando de meio ambiente todo e qualquer cidadão pode e deve opinar, se fosse assim nossas matas estariam destruídas a muito tempo. Temos que opinar, meter a boca no trombone e mostrar que a Natureza é uma riqueza de todos e deve ser preservada a qualquer custo.
na verdade uma coisa puxa a outra. além dos crimes de irregularidades de papeis e meio ambiente, se preocupou muito a policia quanto a questao de explosivos, pois o crime de caixa eletronicos é o que está na moda.
É, a coisa apertou por lá.
Parabéns de verdade à polícia federal! Na maioria das vezes entro aqui para criticar negativamente, mas neste caso, o trabalho é ótimo! Que bom pensar que São Thomé ainda tem jeito! Abraços!
Ué pensei que a preocupaçào maior era com a deterioração do meio ambiente.Foi um baque saber que é por causa de caixas eletrônicos de bancos safados.Caramba