Os alunos do 2º ano do ensino médio e técnico da Escola de Formação Gerencial – ETFG de Varginha saíram em visita ao Cemitério Municipal e ao Aterro controlado de Lixo, na última semana. A proposta de fazer fotos desses dois lugares, não comumente freqüentados, endossa o projeto de artes “O Feio e o Belo”, no qual os conceitos de beleza são tratados.
“Não existe na verdade a definição da beleza, a turma chegou ao consenso de que o belo está nos olhos de quem vê. Então uma forma de conceituar a beleza é enxergar a vida no objeto visto, o que não demonstra vida pode então ser classificado como ‘o feio’”, explica o professor de artes, Paulo Henrique Rosestolato.
Para os alunos as visitas técnicas trouxeram reflexões sociais, principalmente por ter sido o primeiro contato que alguns tiveram com o Aterro Controlado de Lixo. “Fiquei surpresa com o jeito que esse lugar é, chega talvez a ser mais triste do que o próprio cemitério. Há um determinado desprezo quando o assunto é lixo, e quando entramos aqui vemos que muito normal e que poderíamos ajudar mais se separássemos o nosso de maneira seletiva”, informa a aluna, Isabella Oliveira Martins.
As melhores fotografias por grupo serão expostas no salão da escola e contemplarão uma galeria fotográfica virtual criada pelos alunos no blog da escola como forma de finalizar o projeto, valorizando o trabalho dos estudantes.
[…] orientação do Paulo Henrique, carinhosamente chamado de PH por quem o conhece. Vá lá conhecer os outros trabalhos realizados na ETFG e tenho certeza de que ficará surpreso com os projetos.
kkkkkkkkkkkkkkkk…..O que tem a ver? Esse povo não sabe interpretar as coisas. Pelo que entendi o Mohhamed estava fazendo uma critica as condições de trabalho. Apelido Carinhoso, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Tem que dar muita risada mesmo… A ETFG está a pé agora. Quando estudei lá as pessoas eram mais Maduras e sabiam interpretar textos e dar uma opinião construtiva sobre o assunto… Ai professor de português, vamos ensinar interpretação de Texto porque o bicho tá brabo…. Um Abraço pra Paulicéia.
Não teria como eu me manifestar se não conhecer o trabalho. Conheço o Paulo Conde e o mesmo dava aula na ETFG, quando você estava na 6ª Série ainda. mais, e sei do Trabalho da ETFG. Mais pelo jeito como disse e ai, depreciou o trabalho do Paulo Conde. Não estou falando o que a ETFG faz ou deixa de fazer. Isso é problema da Aparecida e acha mesmo que quero ficar sabendo apelido carinhoso de professor? Vai puxar o saco assim. Agora, Deixa de ficar querendo dar sermão no povo é vai estudar. Disse, se você soubesse ler, que as condições que esses catadores que Varginha diz que se beneficiam do trabalho, estão em condições precárias na usina. Que o ambiente lá não é propício para esse tipo de trabalho, precisa de mais condições.
Olá, Mohhamed! Esse trabalho não é do Paulo Conde e sim de um professor da ETFG, que é muito admirado pelos alunos pela sua criatividade e profissonalismo. E olhe que este é apenas um dos vários projetos realizados nessa escola com a orientação do Paulo Henrique, carinhosamente chamado de PH por quem o conhece. Vá lá conhecer os outros trabalhos realizados na ETFG e tenho certeza de que ficará surpreso com os projetos.
Isso Aê foi ideia de Kem? Do Paulo Conde?
a Prefeitura Tem que remanejar essas pessoas de lá e só depois que colocar e implantar a coleta seletiva volta-los. afinal é um trabalho perigoso do jeito que está. em Condições Precárias.
Bela iniciativa de cidadania, parabéns!
Lembrando que as fotos mostram a Usina de Triagem, responsável pela renda de mais de 70 famílias!
Muito legal o trabalho da escola!!