Segundo a enfermeira do Hemocentro Frota de Varginha, Simonia Guedes, avisa: o ritmo de doações ideal seria em torno de quarenta doadores ao dia. Mas a realidade é outra, normalmente cerca de 20 a 25 doadores procuram o Hemocentro que atende 15 cidades da região e mais os quatro hospitais de Varginha. Clique abaixo para ler mais.
Acontece que nos meses do inverno, as doações passam para 15 a 17 doadores ao dia. É por esse motivo que quando alguém necessita de doação para uma cirurgia, por exemplo, deve levar ao hemocentro pelo menos três parentes ou amigos. As cidades vizinhas, além de receberem as doações também organizam o pessoal que se habilita a doar por hábito saudável e solidário. As 15 cidades são: Boa Esperança, Cambuquira, Campanha, Carmo da Cachoeira, Elói Mendes, Ilicínea, Itamonte, Monsenhor Paulo, Nepomuceno, Paraguaçu, Pouso Alto, São Gonçalo, Três Corações (Hospital São Lucas) e Três Pontas.
Agora a lei permite a quem possui mais de 60 anos e já doou sangue alguma vez, a fazê-lo normalmente. Menores de 18 anos autorizados pelos pais e pelo médico também podem se tornar doadores. Apesar disso, não houve procura. A repórter da Folha de Varginha Lilia Carvalho doou sangue, que será encaminhado para Lambari para a senhora Luiza. Ela fará cirurgia para colocar prótese em um dos joelhos, no próximo mês. Seu filho Rosan Sidnei Paulani levou 3 amigos e também doou. Já a funcionária pública Neusa de Araújo, foi voluntária. E vem há dois anos doando com a frequência indicada para as mulheres, de três em três meses. Homens podem doar de dois em dois meses.
São poucas as restrições para ser um doador de sangue e leva menos de meia hora para doar meio litro ajudando quatro pessoas. As recomendações pré e pós a doação são tranquilas e garantem um dia de folga do trabalho. O meio litro de sangue doado é reposto pelo próprio corpo em cerca de um dia. E não existe um sangue melhor, todos os tipos são importantes. O Hemocentro recebe os doadores e faz os testes pré-transfusionais (exames para verificar se o doador possui algum tipo de doença que possa prejudicar o receptor). Está localizado na avenida Maria Resende Braga, 55, Vila Verde (abaixo da rodoviária). Informações ligue:(35) 3221-1794.
Parabéns Madeira você merece,pelo trabalho serio e copetente a festa tava otima e o show do Tunay foi otimo.