O exame de colo do útero (papanicolau) é um método de prevenção ao câncer de colo de útero, segundo tipo mais comum da doença entre as mulheres. É recomendado a toda mulher que já teve relação sexual, inclusive as gestantes, ao menos uma vez por ano. Por determinação do Ministério da Saúde, foi ampliada para 65 anos a faixa etária que deve receber cobertura da rede pública para os exames preventivos. Em Varginha, as mulheres passam pelo procedimento em uma das seis Unidades Básicas de Saúde da cidade e também por meio das 18 equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Clique abaixo para ler mais.
Seguindo as diretrizes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) agora todas as mulheres podem fazer o exame, que antes era para pacientes entre 25 e 59 anos. A meta das autoridades de saúde é estender a todas as mulheres do país os benefícios do diagnóstico precoce no caso de detecção da doença.
O câncer de colo de útero é traiçoeiro, pois sua fase inicial é silenciosa, sem dores ou sangramentos. Os casos iniciais têm 100% de chances de ser curada, de acordo com o Inca. Segundo a entidade, 18.400 casos de câncer de colo de útero são diagnosticados por ano no Brasil, ocasionando até 5.000 óbitos.
No primeiro semestre deste ano, a rede pública de saúde de Varginha realizou 2.149 procedimentos preventivos. “As varginhenses precisam estar conscientes da importância do exame periódico e procurar uma unidade de saúde. Essa é a única forma de identificar a doença na fase inicial e curá-la”, alerta o secretário de Saúde, Fausto Geraldeli. Em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 80% das mulheres na faixa etária recomendada passou pelo exame no primeiro semestre de 2011. (com informações FSB Comunicações)