No último sábado (17), seis alunos de Ciência da Computação do Centro Universitário do Sul de Minas – Unis-MG, participaram da seletiva da etapa final da XVI Maratona Nacional de Programação, em Lavras. A competição promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, em parceria com a Fundação Carlos Chagas. Dezesseis equipes de seis Instituições de Ensino diferentes de Minas Gerais participaram, entre elas federais como a UFMG, UFOP, IFSM e UFLA entre outras particulares. Clique abaixo para ler mais.
As duas equipes do Grupo Unis foram: Unis-BCC-A formada André Filipe e Lucas Amaral, do 6º período, e Lucas Porto do 4º período e a Unis-BCC-B formada por Antônio Natanael, do 8º período, Jesse Leal, do 4º período e Matheus Flauzino, do 6º período. A equipe Unis-BCC-A ficou em terceiro lugar, conquistando vaga para a final brasileira do campeonato e a equipe Unis-BCC-B ficou na oitava colocação. As duas equipes primeiras colocadas são da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais.
Segundo o coordenador do curso de Ciência da Computação do Grupo Unis, Prof. Esp. Fabrício Peloso Piurcosky, “Nossa principal preocupação é formar estes profissionais os capacitando para superar os grandes desafios da área”. O Grupo Unis participa desta Maratona desde 2006 e este foi o primeiro ano que ele foi classificado para a final. O resultado oficial sai dia 23 de setembro, efetivando a colocação.
Para o aluno André Filipe Naves de Barros, de 22 anos, um dos classificados para a final, disse que “Não importa o quanto você pense que é bom, sempre vai surgir alguém melhor, por isso a importância de um aperfeiçoamento constante. Espero que com a participação neste evento, muitas portas possam ser abertas para o meu desenvolvimento profissional”.
A final brasileira da Maratona de Programação acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro em Goiânia a ser realizada pelo Instituto de Informática da UFG. Os melhores se classificam para a final mundial a ser realizada na Polônia. (com informações Grupo Unis)