A terceira edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil, promovida pela Unicamp, reuniu 60 mil inscritos. Entre eles, doze são alunos da Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende de Varginha. A competição que começou em agosto, selecionou os 2.000 melhores do Brasil. Três varginhenses esperam participar da fase final. Clique abaixo para ler mais.
O professor de história da escola, César dos Santos Pereira incentivou os alunos a participarem da competição, realizada com 5 fases de provas on line e a final, presencial (que ocorrerá em Campinas). “O objetivo não é a premiação, mas, sim, apresentar novas formas de conhecimento. Eles se inscreveram, buscaram os materiais e tiveram muito trabalho com as análises e respostas”, disse o professor César com satisfação.
Os 12 alunos foram divididos em quatro grupos: “A Elite da História”, formado por Devanil Pereira Junior, Francine Caetano e Izabella Laprovita; “Revolução 21”, integrado pelos estudantes Douglas Humberto, Phelipe Carvalho e Tomás Almeira; “Big Been”, com os alunos Filipe Mangiapelo, Gustavo Soares e Mikaela de Souza; e “Força Jovem II”, composto pelos estudantes Gabriel Vieira, Giovana Bernardes e Thamires Azevedo.
O grupo “A Elite da História”, todos de 13 anos e estudantes do 7º ano, vão representar Varginha na quinta etapa do concurso. A tarefa da vez será realizar uma análise jornalística da história brasileira. “Começamos a participar com a intenção de ampliar nosso conhecimento sobre o Brasil. Estamos nos divertindo muito e, a cada dia que passa, nos surpreendemos com nosso desempenho e aprendizado. Estamos ansiosos para saber se conseguiremos chegar na final em Campinas”, comentam os classificados.
O grupo “Força Jovem II” mesmo não tendo chances de chegar à final dizem que as expectativas foram superadas. “No primeiro momento, ficamos desapontados. Mas, no fundo, estamos felizes por ter chegado tão longe, porque fomos adquirindo confiança ao longa da Olimpíada”, avaliam os alunos. A equipe pretende ajudar os colegas classificados e torcer para que o grupo “Elite da História” consiga chegar até a fase de Campinas”.
Bem,infelizmente o último grupo não passou para a última fase em Campinas,mas todos estamos muito felizespor termos chegado longe assim.Espero que os alunos do próximo ano possam voltar com merecidas medalhas de ouro no pescoço.
Giovana Rafaela, como sempre : ESTÁ ACHANDO ! kkk