Ministrei palestra sobre jornalismo político para alunos do curso de Comunicação Social do Unis. Propus um teste: ver se os políticos que eu sigo no twitter utilizam a ferramenta mesmo ou se é apenas fachada. Antes da aula, enviei uma mesma mensagem para os cinco: Eduardo Carvalho (prefeito de Varginha), Diego Andrade (deputado federal pelo PR/MG), Dilzon Melo (deputado estadual/PTB), Dimas Fabiano (deputado federal pelo PP/MG) e Eros Biondini (deputado federal pelo PTB/MG). Expliquei a proposta e pedi a cada um deles que informasse onde estava e se estava trabalhando. Detalhe: já passava das 21h.
”
No meio da palestra chega a primeira resposta. Diego Andrade: “Alô amigos do Unis neste instante no plenário da Câmara discutindo a PEC 29”.
Pouco depois, outro deputado federal, Dimas Fabiano (que respondeu pelo Facebook). ‘Gostaria de neste momento cumprimentar todos os estudantes de jornalismo que estão participando da palestra, ora ministrada pelo querido amigo e excelente profissional na área de comunicação Marcus Madeira. Neste exato momento estou participando de sessão no plenário da Câmara dos Deputados em Brasília, sobre a emenda 29 e de onde todos os dias presencio disputas acirradas no meio político bem como uma excelente cobertura jornalística dos veículos de comunicação da casa, bem como emissoras e demais mídias de todo o país. Diante de um tema tão importante, que é discussão sobre jornalismo político, faço minha as palavras do grande jornalista Franklin Martins: “O Jornalismo Político é uma das vertentes mais instigantes da prática profissional dos comunicadores. E um dos seus termômetros são as notícias de Brasília, onde o resultado do jogo de forças na Câmara Federal e no Senado descortinam os destinos da nação através do consenso negociado e dos embates de idéias. Aí de nós políticos e de toda nação se não fosse a democracia norteada pelo poder da liberdade de imprensa.’ Deixo aqui minha msg e um grande abraço a todos os alunos que participam da palestra”.
O terceiro a responder foi o deputado federal Eros Biondini: “Enquanto aguardo a discussão sobre a emenda 29, me reúno com o relator da comissão de drogas sobre recuperação de dependentes”.
O deputado estadual Dilzon Melo foi o último a responder: “No momento da sua palestra, discutíamos com as lideranças da Assembleia propostas para remuneração dos professores do Estado”.
O único que não respondeu foi o prefeito Eduardo Carvalho. No dia seguinte, durante cerimônia na Caixa Econômica Federal, explicou que utiliza o twitter mais em viagens, quando consegue responder as perguntas que lhe são dirigidas. “Gostaria de ‘twittar’ mais frequentemente, até porque é a ferramenta mais prática e rápida. Mas nem sempre é possível”. Corujinha disse que utiliza o Twitter para informar sobre novidades na administração, evitando questões de ordem pessoal.
Dos 11 vereadores de Varginha, apenas o presidente Vérdi Lúcio Melo (PSDB) e os colegas Leonardo Ciacci (PP), Ronaldo Lousada (PTB) e Rogério Bueno (PT) usam Facebook. Na Câmara de Varginha ninguém “tuíta”.
Tem muito vereador de Varginha que está ainda na era do telex, pombo correio, etc……………, até o fax para eles ainda é novidade!!!!!!!!!!!
E so twitta que o sr eduardo corujinha tem sabido fazer ultimamente. Isso e uma vergonha!
Tenho varios seguidores maior barato pra que num tem o que fazer. Kk
Tem gente que tuíta, tuíta, feicebúca, feicebúca, e nada de trabalhar…
Racibe também usa facebook e é muito mais util do que os citados ai em cima. Ela no facebook é a mesma pessoa. Outros só sabem criticar as coisas q a prefeitura faz atras de erros e outras coisas! vamo trabalhar camara de varginha!!!!
Sei não viu Madeira…Já estive em várias reuniões na câmara e os notebooks e celulares correm solto…Pode ser que Na Câmara de Varginha ninguém “Tuíta”. Mas que “interneta” o tempo todinho, “interneta” sim…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk