• Início
Blog do Madeira
  • Início
No Result
View All Result
Blog do Madeira
  • Início
No Result
View All Result
Blog do Madeira
No Result
View All Result
Home Utilidade pública

Mesas nas calçadas: justiça indeferiu pedido de promotora

Marcus Madeira by Marcus Madeira
11 de outubro de 2011
in Utilidade pública
34
Apesar do troca-troca dos partidos, o assunto da semana foi o pedido da promotora Deise Cristina Vieira para retirar mesas de bares das calçadas da cidade. Aqui no blog foram mais de 200 comentários: cerca de 100 não foram aprovados por serem ofensivos.
Sentença
Na quinta-feira passada foi publicada a sentença da justiça sobre pedido de liminar da promotora para a retirada das mesas. O pedido foi indeferido. A justificativa foi a de que já existe uma lei municipal que estabelece sanções caso seja descumprida. A legislação, por sinal, é fruto de um termo de ajustamento de conduta entre o Município e o Ministério Público. A lei obedece ainda as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

Ação continua
A ação civil pública da promotoria continua tramitando. O Município foi citado como réu e vai se defender nas próximas semanas.

Previous Post

Memórias de Varginha: Praça Dr. Pinto de Oliveira em dois tempos

Next Post

Você repórter: restaurante popular fechado sem aviso

Next Post

Você repórter: restaurante popular fechado sem aviso

Comments 34

  1. alfredo enéias says:
    10 anos ago

    Tomei conhecimento com bastante atraso da notícia e foi acidentalmente, manuseando o teclado do computador sem alguma referência específica. Cumprimento a dra. Daise pela iniciativa mostrando que a passagem dos anos na militância em defesa da sociedade fortaleceu ainda mais sua devoção ao direito e a luta por conquistas nesse campo, demonstradas no curso de graduação, aqui em Bauru. Como seu ex-professor, sinto-me orgulhoso.

  2. É OITO OU OITENTA says:
    11 anos ago

    VEM ANO E PASSA ANO E A POLEMICA DAS MESAS NA CALÇADAS CONTINUA E OS APARECIDOS PELO QUE SE NOTA NÃO ESTÃO RESOLVENDO NADA, PORQUE AS CALÇADAS E RUAS DA CIDADE CONTINUAM SENDO AS MESMA, ESTREITAS E RUINS E A CIDADE DE VARGINHA VAI CONTINUAR CRESCENDO DESORDENADAMENTE DA MESMA FORMA, SEM NENHUM PROJETO INTELIGENTE, BASTA VERIFICAR OS NOVOS LOTEAMENTOS, AS RUAS E AS COITADAS DAS CALÇADAS SEM NENHUM PADRÃO ADEQUADO E DEPOIS QUEREM QUE OS INOCENTES SE VIREM AS NORMAS DA LEI. BEM QUE DIZ O DITADO, “OS INOCENTES SEMPRE PAGA PELOS PECADORES”, ESTES PECADORES PARA NÃO SEREM RESPONSSABILIZADOS, JOGAM A POPULAÇAO CONTRA OS COITADOS QUE ADERIRAM ESTA IDEIA PARA BENEFICIAR O PROPRIO PEDESTRE QUE TAMBEM É CONSUMIDOR. AS LEIS TEM QUE SER DE ACORDO COM A ESTRUTURA DA CIDADE E NÃO ADIANTA INVENTAR MODA, POIS ESTAREMOS APENAS ASSOMBRANDO O SOMBRAÇÃO.

  3. corru PT os says:
    11 anos ago

    O mais importante é saber que tem gente que recebe o seu salário e faz por merecer.
    A promotora está lutando pelo interesse da população. Isso é bom. Se os cães partirem para cima dela, vamos lembrar de defende-la também.
    Coisa de gratidão, sabe como é…..

  4. Flavia says:
    11 anos ago

    Gostei da atitude da promotora, parabéns!!!
    Que Ela tome outras medidas quanto as coisas erradas que tem na Prefeitura tb…

  5. advogada says:
    11 anos ago

    Com certeza Sr. Bruzi, vamos unir forças para a melhoria de vida das pessoas que residem em Varginha. Vivemos em um mundo em constante mutação, assim as leis também podem tornarem-se inadequadas com as mudanças. Aí é que entra o papel dos cidadãos em cobrar dos legisladores.

  6. AMIGOS COMERCIANTE... says:
    11 anos ago

    Nesta inda e vinda, razão pela qual o pedestre reclama de seu espaço para transitar, imagine só daqui uns tres anos nossas ruas e avenidas, como sera o trafego de veiculo, vamos tambem esperar por mais um milagre, quem sabe retirar as casas para dar espaços aos carros sera mais uma lei.

  7. Bruzi says:
    11 anos ago

    Sra. Advogada: Seu comentário é pertinente. O CODEVA foi favorável ao aumento do limite de 0,80 para 1,20m, pelo menos por enquanto, justamente por entendermos que esse espaço é suficiente para que as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida possam circular tranquilamente pelas calçadas. Se percebermos que o problema não foi resolvido, pode ter certeza que faremos valer o “direito de ir e vir” que nos garante a Constituição Federal. O que queremos é uma cidade melhor e temos que começar a lutar pelos nossos direitos.

  8. advogada says:
    11 anos ago

    Sr. Bruzi, o art. 8,II do dec. dispõe que barreiras é qualquer entrave ou obstáculo que LIMITEou IMPEÇA o acesso, a liberdade de movimento, a circulação com segurança e a possibilidade de as pessoas se comunicarem ou terem acesso à informação. Entendo que o dispositivo deve ser interpretado em favor nos deficientes e idosos, portanto, no caso, não há nenhum prejuízo, limitação ou impedimento de passagem. Em outro artigo do mesmo dec. há menção que para concessão de alvará de funcionamento de qualquer atividade, devem ser observadas e certificadas as regras de acessibilidade previstas neste Decreto e nas normas da ABNT. Se as normas permitem que sejam colocadas barreiras nas calçadas desde que respeitem, no mínimo, 1,20cm livre, não vejo ilegalidade no caso. Valeu pelo comentário.

  9. A LÓGICA É... says:
    11 anos ago

    Diante de varios comentarios, não vejo nenhuma logica, afinal de contas já foi estabelecido um horario para colocar as mesas nas calçadas e mesmo assim os comerciantes são criticados, o que não vejo nenhuma lógica, se espaço é o que não falta, pois existe calçadas tambem do outro lado, no caso do galery, tambem uma imensa praça, agora o que me dizem das arvores e postes de iluminação e de transito e os passeios extreitos, que a todo tempo estão no mesmo lugar e nimguem faz nenhum comentario. É facil retirar mesas e cadeiras e um poste não.
    Bem na realidade os espaços é reservado para o fregues que faz parte desta população, e o comerciante é tratado como se fosse o vilão, mas na hora de sentar para tomar um chopinho para se refrescar, tenho certeza que vão escolher a calçada, mesmo os que criticam.
    Passar corretivo ao inves de consertar vai é mais borrar, acabar com o comerciante é apenas acabar com o insignificante e os obstaculos continuarão da mesma forma.
    Sabemos perfeitamnete que a cidade não oferece estrutura para tal, então não vejo lógica para tanto drama, sendo que por varias vezes voçe tem que transitar pela SARGETA, porque entre os postes e a parede não passa um, muito menos o cadeirante.
    Se for colocar os nomes das ruas e avenidas que esta nesta condição, não existiria espaço suficiente para menciona-las, são tannnnnnntas.
    A tamta mencionada lei não tampa se quer um buraco de prego.

  10. Bruzi says:
    11 anos ago

    Sra. Advogada: O Decreto Lei 5.296/2004 (conhecida como Lei da Acessibilidade) proibe qualquer tipo de entrave e/ou barreira nas calçadas. Essa lei que a Sra. se refere é municipal. Portanto uma lei municipal não pode sobrepor uma lei federal.

  11. MCaselato says:
    11 anos ago

    Eu disse a justiça não iria tomar medidas,para prejudicar os comerciantes.

  12. advogada says:
    11 anos ago

    Sra. Crys, não há nada que proiba a colocação de mesas e cadeiras nas calçadas, desde que respeite o 1.20cm. Muito pelo contrário, a lei municipal permite isso. Pelo que eu sei, o TAC foi cumprido sim, se vc percorrer os bares vai perceber que houve o recuo das mesas. Agora p quem não tem conhecimento da lei, pensa que é ilegal colocar mesas e cadeiras nas calçadas.

  13. WALLACE says:
    11 anos ago

    LAMENTÁVEL!
    NÃO TENHO SEQUER OUTRA OU QUALQUER PALAVRA PARA ME REFERIR A TAMANHO DESCASO E FALTA DE JUSTIÇA COM RELAÇÃO A ESTE ABUSO DO DIREITO DE IR E VIR DO CIDADÃO SEJA EM QUALQUER CIDADE DO PAÍS.
    MATÉRIAS REFERENTES A ESTE ACONTECIMENTO APARECEM NA TV DIARIAMENTE.
    MAS VARGINHA É ASSIM MESMO…A CIDADE DO VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?
    OS PROPRIETÁRIOS DO GALLERY SÃO AMIGOS DE QUEM?
    SÃO INFLUENTES OU NÃO?
    ACREDITO QUE EU NÃO PRECISE RESPONDER NÃO É MESMO?
    ESPERO QUE ALGUM DIA A CIDADE EM QUE VIVO, RESPEITE A TODOS SEM DISTINÇÃO DE SOBRENOMES OU COISA PARECIDA.
    A ERA DA IMPUNIDADE DEVERIA ESTAR MORANDO NUM PASSADO MUITO DISTANTE…
    SEGUIR A MODERNIDADE É NÃO FECHAR OS OLHOS PARA TANTA HIPOCRISIA!
    JUSTIÇA É FEITA PARA SE CUMPRIR!

  14. Crys says:
    11 anos ago

    Ué …excelentissima advogada…Se existe lei é pra ser cumprida se o tal do TAC não resolveu alguma coisa de útil ela resolveu fazer , vc não acha….Ta certinha ela, fazendo jus a profissão!!!!!

  15. Matheus says:
    11 anos ago

    Amém

  16. Bom, intervalo e ja ja a gente volta says:
    11 anos ago

    Eu apoio a decisão da magistrada, pois é um abuso vc ter que desviar do passeio para deixar os bonitões enchendo a lata nos bares, e quando tem jogo do Brasileirão é pior porque os torcedores ficam no lugar onde vc vai passar ai vc corre o risco de ser atropelado por um maluco bebum que desfila pela rua, tem que acabar mesmo, tô de acordo e fechado com a magistrada, a senhora tem meu apoio.

  17. motoboy says:
    11 anos ago

    Dever ser q o Doutor gosta de tomar um cafezinho na calçada lá na praça!!!

  18. Apollo says:
    11 anos ago

    Lamentável…
    Infelizmente, essa decisão comprova que a justiça só é cega quando os interesses do menos favorecidos estão em jogo.
    Tem juiz que não aposenta nunca!!! Nem vai embora!!!

  19. ET de Varginha says:
    11 anos ago

    Sr. Municipe: me desculpe mas o sr. está desinformado pois as regras já existem há muito tempo. Pela última, tem que se respeitar 1,20 metros para o pedestre e só pode colocar mesas nas calçadas depois das 18:00.

  20. carlos augusto says:
    11 anos ago

    realmente a foto ficou legal, a terezinha é uma figura importante nesta cidade sem comando.

  21. Municipe says:
    11 anos ago

    Mesas na calçada???????????????
    Vamos e temos que ter regras para coloca-las senão vira uma bagunça

    O Ministerio publico poderia avaliar tambem a Prefeitura ter dado ferias aos funcionários de sexta ate quarta dia 12,
    Poderiam ao menos terem feito revezamento em atendimento.
    Quantas pessoas inclusive idosos foram as policlinicas e fechadas
    É justo?????????????????????

  22. Sambarilove says:
    11 anos ago

    Dra. Deise Cristina Vieira,

    Parabéns!!! Tenho sabido de ações da senhora em prol do povo varginhense. Pena que temos muitas leis e pouco cumprimento das mesmas. Por favor, dê continuidade ao seu trabalho com a ética e profissionalismo que tem demonstrado.

  23. EU E VC says:
    11 anos ago

    ate q em fim o alguen viu q isto e uma loucura seria muita gente desenpregado e cabe perfeitamente duas pessoas lado a lado ate 3 cadeirante passa normalmente o q falta e rampas bem feitas vamos observar isto

  24. Valter says:
    11 anos ago

    Concordo plenamente. Se a gente usar o espaço interno de qualquer comércio pra idas e vindas sem consumir, como se fosse o passeio, os proprietários também não gostam.

  25. laura says:
    11 anos ago

    pois é… como pedestre vc é quase atropelada pelo desrespeito desse pessoa, é mesa na calçada e pedestre na rua, se matar, não tem problema (“vc deveria ter um carro afinal em varginha isso é sinal de que vc é “gente”) tem dinheiro rolando …e não é pouco daqui a pouco tem cadaver rolando e não será pouco.

  26. advogada says:
    11 anos ago

    Segundo informações, a Promotoria de Justiça já havia proposto um TAC ao Município para regularizar a lei de acordo com as normas da ABNT e Lei Federal de Acessibilidade no sentido que fosse respeitado o espaço de 1,20cm para passagem livre nos passeios. A lei foi alterada e os comércios estavam respeitando (excessão de alguns). Agora não venho nenhuma justificativa para essa Dra. Deise ajuizar ação p retirada total das mesas e cadeiras das calçadas. Se algum estabelecimento não está cumprindo a lei, ha punições para ele.

  27. ET de Varginha says:
    11 anos ago

    A Terezinha! A maior figura de Varginha!
    Justiça foi feita. Graças a Deus.
    As calçadas já estão com 1,20 metros pela sei nova que dá para qualquer cadeirante passar folgado.
    Parabéns Dr. Donizete!

  28. Bruzi says:
    11 anos ago

    Vou repetir o que já disse anteriormente: O Decreto Lei 5.296/2004, determina que não pode haver entraves e/ou barreiras nas calçadas. Esta lei municipal não pode passar por cima de uma lei federal. Portanto a promotora tem toda razão de requerer a retirada das messas das calçadas. Houve também a negociação de passar de 0,80m para 1,20m livres para a passagem dos pedestres.
    O que podemos perceber é que esse espaço não atende ainda às necessidades das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

  29. Comunista says:
    11 anos ago

    Morro de medo dessa velhinha centenaria.. Ela apertou a bunda da minha tia na rua.. Ops acho que e velhinho….

  30. Jobs says:
    11 anos ago

    Tá certinho, tem que tirar mesa da calçada mesmo. Calçada é um patrimônio público, não pertence a bares e botecos. O dono do bar que se vire para expandir seu comércio. Um absurdo o que aquele Gallery faz, aumentaram a calçada lateral para os pedestres e lá foram eles colocar mesas….

  31. Justiceiro says:
    11 anos ago

    Sinais de maturidade e bom censo na princesa. Já não era sem tempo.

  32. José Carlos says:
    11 anos ago

    Deveriam fiscalizar também as oficinas e outros estabelecimentos como as revendas de carros que ocupam as calçadas e não deixam espaço para os pedestres. Eu faço caminhada na princesa do sul e vejo isso todos os dias.

  33. Munícipe says:
    11 anos ago

    Parabéns ao Ministério Público! Parabéns ao CODEVA também, na pessoa do Bruzi, que tem lutado muito pelo direito dos deficientes físicos.

    Realmente as mesas na calçada atrapalham muito, não somente os deficientes, mas toda a população. Tente atravessar a rua na esquina entre a Rio Branco e a Rui Barbosa. É um absurdo o que acontece ali.

    Com todo respeito aos comerciantes, mas acredito que o direito de ir e vir de todos os munícipes tem q ser observado.

  34. Parabéns says:
    11 anos ago

    Radical ou não, a promotora agiu, movimentou e criou uma reflexão sobre o caso. A calçada é pública, portanto os pedestres temos direito de utilizá-la. E os donos de restaurantes e bares, não. Tá certo que tirar as mesas de uma hora para outra seria algo que radical, iria desestabilizar comerciantes. Portanto enquanto a aação civil pública tramita, nada melhor do que os comerciantes se prepararem, caso a medida da promotora seja acatada pela Justiça.
    Já falaram aqui no Blog, a Doutora Eliane está sendo o melhor agente público da nossa cidade. E, agora, chega a Doutora Deise para complementar sua ação.
    Parabéns! Que os desmandos em Varginha sejam eliminados pela Justiça. Já que os políticos não fazem nada, apenas olham para seus umbigos e agem corporativamente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos comentários

  • Novo Aqui em COVID – Varginha segue aplicando doses de reforço e segunda dose
  • Júlio em Bolsonaro é eleito Personalidade do Ano de 2021 pela revista ‘Time’
  • Porco Caipira em Lojistas reclamam da decoração de Natal de Varginha
  • Comex em Site Metrópolis diz que “vitória de Bolsonaro na revista Time é de mentirinha”
  • Comex em Site Metrópolis diz que “vitória de Bolsonaro na revista Time é de mentirinha”
  • Rodney em Site Metrópolis diz que “vitória de Bolsonaro na revista Time é de mentirinha”
  • Rodney em Bolsonaro é eleito Personalidade do Ano de 2021 pela revista ‘Time’
  • Rodney em Bolsonaro é eleito Personalidade do Ano de 2021 pela revista ‘Time’
  • Eliana em Vérdi confirma abono de fim de ano para professores de rede municipal
  • Indignada em Vérdi confirma abono de fim de ano para professores de rede municipal
  • 38 calmo em Lojistas reclamam da decoração de Natal de Varginha
  • DoutorT em Site Metrópolis diz que “vitória de Bolsonaro na revista Time é de mentirinha”
  • Eleitor em Site Metrópolis diz que “vitória de Bolsonaro na revista Time é de mentirinha”
  • CARLOS ROBERTO FUZATO em Site Metrópolis diz que “vitória de Bolsonaro na revista Time é de mentirinha”
  • Empresario comerciante em Lojistas reclamam da decoração de Natal de Varginha




Categorias

  • #vgaumafotopordia
  • Animais desaparecidos
  • Blog na Copa 2010
  • Blog na Copa 2014
  • Blog nas Eleições 2010
  • Blog nas eleições 2012
  • Blog nas eleições 2014
  • Blog nas Eleições 2016
  • Blog nas Eleições 2018
  • Blog nas Eleições 2020
  • Bloguinho
  • Boca no trombone
  • Café
  • Carnaval 2009
  • Carnaval 2010
  • Carnaval 2011
  • Carnaval 2012
  • Carnaval 2013
  • Carnaval 2014
  • Carnaval 2015
  • Carnaval 2016
  • Carnaval 2017
  • Carnaval 2019
  • Carnaval 2020
  • Carnaval 2021
  • Charges
  • Classificados
  • Colaboradores
  • Coluna Social Etiqueta
  • Concurso de fotografias
  • Consultório Médico
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Destaque
  • Dez motivos pra sair de casa em Varginha
  • Dia dos Pais 2013
  • Economia
  • Educação
  • Enquetes
  • Entretenimento
  • Entrevista ao vivo
  • Esporte
  • Falecimentos
  • Folha de Varginha
  • Garagem
  • Garota MMA
  • Gastronomia
  • Geral
  • Informe publicitário
  • Internacional
  • Lazer
  • Lazer e Cultura
  • Manifestação em Varginha 2013
  • Meio ambiente
  • Memórias de Varginha
  • Musa do Blog
  • Na faixa
  • Natal ACIV 2011
  • Natal ACIV 2012
  • Natal ACIV 2013
  • Natal do Leitor
  • Opinião
  • Oportunidade de emprego
  • Pausa para o cafezinho
  • Pausa para o cafezinho
  • Pesquisa: Eleições 2008
  • Pitaco FC
  • Política
  • Povo Fala
  • Pra Sair de Casa
  • Promoções
  • Rádio do blogdomadeira
  • Responsabilidade social
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Selfie Animal
  • Semana do Café 2016
  • Sul de Minas
  • Turismo
  • TV Princesa
  • Utilidade pública
  • Varginhenses pelo mundo
  • Vídeos
  • Você repórter
  • Início

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Início

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.