Um grupo de amigos se reuniu entre 11h30 e 15h do último sábado, em um bar que fica em frente à Escola Estadual Domingues Chaves. “Não vimos praticamente ninguém usar a calçada, que ficou vazia nesse tempo todo”, diz um deles. Ele concorda com a lei das calçadas. “Mas desde que a prefeitura dê estrutura para os comerciantes. Do jeito que está, atrapalha os donos de bares e lanchonetes, porque limita as vendas, o lucro e pode até diminuir o número de empregos”, afirmou. A calçada……em frente ao bar em que o grupo estava possui em torno de 1 metro. A lei exige o espaço mínimo de 1,20 para a passagem de pedestres e cadeirantes. “Outra coisa: em bairros, o movimento é bem menor do que no centro. Não seria o caso de estabelecer regras específicas para cada região da cidade?”.
O dono do estabelecimento que deveria arranjar um predio proprio para o espaço do boteco.
E OS CARROS IRÃO TRAFEGAR NO PASSEIO?
O QUE FALTA MESMO É HORARIO PRA ESTES BOTECOS FECHAREM. E ACABAR COM ESSA BEBEDEIRA QUE TEM CAUSADO TANTOS ACIDENTES.
É isso aí, vamos acabar com a farra dos botecos. Tem muito comerciante sem conciencia nao respeita os cadeirantes, pedestres, é farra a noite toda. Fazem o que querem. Esses vao levar na cachuleta!!Para os que respeitam,parabens!
É A COISA ESTA FICANDO APERTADA PARA OS BOTECOS, SE NAO ESTA CABENDO A FREGUEZIA OTIMO BOM SINAL. MUDA P UM LUGAR MAIOR, O QUE NAO PODE É DESRESPEITAR O PROXIMO. OU ENTAO O FREGUEZ MUDA DE BOTECO. kakakakaka
Querem lucrar porém não sabem investir!
Se a rua é para os carros, e as calçadas para os bares, por onde andaremos nós simples pedrestes? Se as árvores são para os passaros?. Se o comerciante nao estiver satisfeito, que mude para um lugar mais espaçoso, pois se o atendimento for bom pode mudar para qualquer lugar que os “bebuns” vão juntos.
Aaah não, tá loco.. até pra tomar uma tá ficando difícil.. O bar é o descanso do lar!! Dá pra todo mundo ser feliz os pedestres e os comerciantes.. é só ter boa vontade!! No fim tudo dá certo,se não deu certo é porque não tá no fim..
Comerciantes a calçada é lugar para os pedestres se o barzinho de vocês estão crescendo e expandindo pelas calçadas parabéns isso é sinal que vocês já podem ir pensando em alugar um ponto maior que não atrapalhe as pessoas de caminharem em segurança.
Não tem coisa melhor do que tomar uma cervejinha senatado no passeio vendo o movimento, principalmente pros turistas.
Eu to desanimando de ir em bar, nao pode fumar, nao pode sentar do lado de fora…daki uns dias não vai poder beber tbem no bar rsrsrs…se continuar assim prefiro beber na minha casa mesmo
A lei está certa em estabelecer pelo menos 1,20m para o pedestre, pois é o mínimo que uma pessoa precisa para transitar com segurança, principalmente se for portador de alguma necessidade especial… Quem é contra é porque não necessita andar de cadeira de rodas. Aposto que se estas pessoas ou seus filhos fossem cadeirantes, a opnião seria bem diferente. PENSEM NISSO…
“Vuvuzela // out 18, 2011 at 9:46 am
Essa mania do povo beber nas calçadas é cultural,”
Sim é cultural em todo o mundo, em todos os paises!!!
Numa Cidade que tenha um plano urbanistico decente: 1.º – bares, botecos, casas de jogos eletrônicos (lan house), e similares deve ter uma distância mínima da Escola; 2.º Assim como a rua é dos carros, a calçada é do pedestre. Porque a insistência em tirar um direito do cidadão de ir e vir nessas vias?
As calçadas de Varginha são ridículas mesmo, independente de ter ou não um bar por perto.
É! Tá bom do jeito que está!
A lei está perfeita: 1,20 m para os pedestres e após às 18:00. Não precisar mexer em nada.
Do jeito que eles estão querendo vai atrapalhar os pedestres SIM. A lei tem que ser boa para os 2 lados (pedestres e comerciantes) e do jeito atual está mais que PERFEITO!
Obs: tb sou comerciante e uso mesas na calçada.
pois é… calçada é para pedestre, o espaço tá pequeno? se vira , aluga um lugar maior, constroi em cima, FECHA O BAR! folgados vcs e ainda tem que passar na calçada porque os otários “em frente à Escola Estadual Domingues Chaves. “Não vimos praticamente ninguém usar a calçada, que ficou vazia nesse tempo todo”, diz um deles. PALHAÇO vai trabalhar e deixa porque quando alguém precisar usar a calçada , não deve te pedir permissão bonzão…
presta atenção nissoo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A lei exige o espaço mínimo de 1,20 para a passagem de pedestres e cadeirantes. “Outra coisa: em bairros, o movimento é bem menor do que no centro. Não seria o caso de estabelecer regras específicas para cada região da cidade?”.
hey, idiota ..LEI é igual para todos , senão seria injusto, babaca!
por causa de uns e outros otários que só pensam em si mesmos e nos seus BARES é que a cidade ta um lixo sem respeito .
Lendo esses comentários, ainda tenho alguma esperança. Parece que nesta cidade ainda existem pessoas com bom senso.
clientes dentro do bar.
a calçada é para pedestres , ou os pedestres tem que andar no meio da rua q foi feito para passagem de carros…
Essa mania do povo beber nas calçadas é cultural. Outro dia, discutindo com amigos a respeito dessa lei, duas pessoas disseram que “gostam de ficar nas mesas do lado de fora do bar para ver o movimento”, outra disse que ” do lado de fora é mais fresco”…
Não concordei porque acho uma exposição desnecessária beber na porta do bar. Quem precisa de isca, é peixe. Concorda comigo?
Há também aquelas pessoas típicas que ficam acenando para todos que passam e chamando para beber com elas,essa é a síndrome da falta de amigo, né?
Assim como o dono do bar precisa de espaço interno para atender seus clientes, precisa de um espaço com boa circulação do ar, os clientes precisam aprender a respeitar os pedestres.
Calçada não é a extensão do bar, da lanchonete, da loja, ou da casa…tem morador que coloca mesa e cadeira na calçada e passa as tardes de domingo…tem uns que arriscam até aquele sofá velho!
Quem tem qualquer tipo de comércio, precisa adequá-lo ao número de seus clientes… do lado de dentro! continua valendo aquela máxima: ” quem não tem competência, que não se estabeleça.”
Do lado de fora é calçada para pedestres.
Mesinha amarela e vermelha do lado de fora do bar é o fim né… vamos combinar.
Claro, claro.
Calçadas maiores e ruas menores. Muito lógico numa cidade como Varginha, onde o trânsito está, proporcionalmente, pior que o das capitais.
Calçadas maiores para ganhar mais dinheiro com o espaço público.
A matemática varginhense se alinha com a brasileira, vejamos.
Cerveja (ruim) bem gelada + futebol + bunda = povo que não se importa para onde vai o valor dos impostos que paga.
Enquanto no mundo vemos marchas enormes pela democracia, educação e moralidade, no Brasil nossas marchas da maconha, pelo futebol e pela morte de algum artista de cinema é que fazem sucesso.
Vou morar no Butão, pelo menos já sei o que sai de lá.
Inté !
Conversa fiada.
“Antes de dirigir ou pensar não beba.”
Corre o risco de você ter burrices bem criativas.
ah me poupe….os donos de bares que alugiume lugares maiores.O passeio não é area de lazer e sim para transito de pedestre!
A calçada é para pedestres não para mesas o dono do bar tem que ter o espaço do bar e não contar com o espaço da calçada, ele que procure um ponto maior onde caiba sua clientela.