A varginhense Janaína Petit Cunha, ex-aluna da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), participará da Paraolimpíadas de voleibol em Londres. Janaína jogava pelo Pinheiros, de São Paulo, quando foi atropelada e teve grave lesão na perna direita, quase amputada. Dezesseis anos depois, ela tornou-se atleta paraolímpica e hoje visita Varginha. Clique abaixo para ler mais.
A Paraolimpíada de Londres 2012 é a 14ª edição do evento e será realizada entre 29 de agosto e 9 de setembro. Deve reunir cerca de 5.000 atletas de 150 países nas seguintes modalidades: atletismo, basquetebol, bocha, ciclismo, hipismo, esgrima, futebol de cinco e de sete, levantamento de peso, judô, natação, rúgbi, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, vela e voleibol.
Hoje Janaína está em Varginha, fazendo uma visita à família. O embarque para a Inglaterra com a seleção brasileira está previsto para o dia 20 de agosto. A seleção deve ficar uma semana em Manchester e depois seguir para Londres.
Janaína começou a praticar voleibol aos 10 anos nas escolinhas de base que funcionavam no ginásio Marcos Duque, o Marcão, mantidas pela Prefeitura de Varginha. Mais tarde, ela passou a treinar com os técnicos Cadão e Virgílio, no ginásio do Varginha Tênis Clube (VTC). Com 14 anos, ela se mudou para Lavras, onde conquistou o Campeonato do Interior e o Estadual. No ano seguinte, foi para Barbacena, onde conquistou o Campeonato Mineiro e os Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi). Nessa mesma época foi convocada para a seleção mineira, quando faturou o título nacional. Em 1994, foi convocada para a seleção brasileira, quando conquistou o título sulamericano, sendo destaque de melhor ataque da América do Sul. Naquele ano, ficou em quarto lugar no mundial da Eslováquia.
Em 1996, já no Clube Pinheiros, de São Paulo, conquistou o campeonato paulista juvenil e o terceiro lugar no paulista adulto. Naquele ano Janaína decolava na carreira, mas teve sua ascensão interrompida por um atropelamento. O acidente causou uma séria lesão vascular na perna direita, o que fez com que a jovem passasse por várias cirurgias e um longo período de recuperação.
Janaína então decidiu dar uma pausa e voltar para Varginha, onde retomou os estudos. Um ano depois, voltou a jogar pelo São Caetano, passando para o Londrina, onde teve quatro participações na Superliga.
Em 2003, em sua cidade natal, disputou o Campeonato Mineiro, o Jimi e a Liga Nacional Série B pela equipe da Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel). Não suportando as dores causadas pelas lesões e as várias cirurgias no joelho, decidiu encerrar de vez a carreira no voleibol em pé.
De volta a Varginha, Janaína teve a oportunidade de retornar ao paraolímpico pelo Clube Sesi, de Suzano. Depois de muita insistência, em 2008 ela aceitou o convite. No ano seguinte já fazia parte da seleção paraolímpica. A equipe já foi quatro vezes campeã brasileira, quatro vezes campeã paulista, segundo no Mundial de Denver, no Colorado (EUA) e vice parapanamericana.
“Meu sonho era conquistar uma medalha olímpica, mas o destino não quis assim. Então, depois de tantos anos, de achar que meu tempo tinha acabado, posso trazer uma medalha de Londres e provar para mim mesma que eu ainda sou capaz”, afirma. Ela mora em Suzano, interior de São Paulo, onde joga pelo Sesi da cidade, clube que a revelou para a modalidade paraolímpica. (com informações Ascom PMV)
JANAINA, menina de ouro, teve grande força de superação e muita garra! parabens, vc merece isso e muito mais. deus te ilumine muito! te adoramos e admiramos de montão!!!!
Sim Janaína, independente da medalha vir, vc é capaz de alçar os voos que quiser, pq vc tem duas das características indispensáveis à quem qr vencer: FORÇA DE VONTADE E CORAGEM PRA LUTAR!
Parabéns! Q DEUS continue abençoando seus caminhos!