Levantamento do Tribunal de Justiça de Minas Gerais realizado no primeiro semestre deste ano mostra que os juízes da comarca de Varginha tiveram a melhor performance em todo o Estado. O estudo é relativo às comarcas do interior. Os 10 magistrados de Varginha julgaram, em média, 1.100 processos no período. Divinópolis conta com 16 juízes, mas a média de processos é a metade do que em Varginha: 479 casos por juiz no semestre. A ONU recomenda que cada juiz analise 300 casos por semestre. Clique abaixo em ‘Leia mais’ para ler a matéria completa.
Receita
Para obter esse resultado, os juízes de Varginha abrem mão do horário especial de trabalho (o fórum abre ao meio-dia). Nenhum juiz da comarca trabalha apenas meio período, como ocorre na maioria das cidades. É comum levar trabalho para casa. “Meu escritório, em casa, parece uma filial do fórum. Sempre levo processos e trabalho em casa pela manhã. Quando venho para o fórum, trabalho com a porta fechada, para não atrapalhar”, diz o juiz Antônio Carlos Parreira. A juíza Beatriz Takamatsu, da 3ª vara Cível, já saiu do fórum às 2 da madrugada, conta Parreira.
A notícia de que os juízes de Varginha obtiveram a melhor performance no Estado é uma boa notícia, mas também preocupa: a cidade possui, proporcionalmente, o maior número de processos em Minas Gerais. A maioria dos novos casos é da área cível. “Por um lado é satisfatório ver que, mesmo com menos pessoal e condições, trabalhamos mais. Mas o índice de litígios é enorme, isso preocupa”, diz Parreira.